domingo, 31 de março de 2013

Brancos 7, Pretos 7 - Mais um grande jogo. Empate justo. João Campos foi REI com 4 golos. Começámos a pagar €2.


Brancos-Gueve(1), João Campos(4), Pedro Ramalheira, Rui Neves (2-estreia), João Sardão(Pb), Jorge Rebocho e Ricardo (baliza).

Pretos- Hércules, Emanuel(3), Joli(2), Pedro Pisa, Fernando, Miguel Bastos(1) e Artur Calado.

Equipas feitas pelo Pedro Ramalheira e João Campos durante a viagem. Conforme decisão tomada pela generalidade dos jigadores no sábado passado, o Emanuel e o Hércules foram colocados em equipas diferentes. Porém o Hércules não aceitou tal decisaõ. Dada a exigência do Hércules, jogaram do mesmo lado. Sem mais comentários...

A nota importante do início de tarde... foi o Sol. Depois de uma semana inteira de chuva teimosa, fez-se  uma tarde de sábado sem chuva e com algum Sol a espreitar pelo meio das  nuvens. Grande!!

Faltou muita gente:
O João Paulo (desertor) atendeu lá da serra...disse que já estava de pantufas...
O Zé Carlos nem sequer atendeu o telefone.
E outros nem conseguimos localizar, por exemplo o Nuno(tinha avisado), João Nuno, Romeu, Abel, etc.
Pena!


Hoje começámos a pagar dois euros por causa da falta de dinheiro. Coisas da crise.

E antes de ir ao jogo vou contar-vos que hoje tivemos uma visita surpresa: Carlos Grave! Este ex-jogador parou o carro ao lado do campo e veio para a baliza conversar com o guardião Ricardo. Tinha saudade, claro. Porém, como tem acompanhado filho Cristiano  nas suas jornadas desportivas (com grande sucesso), não tem hipóteses de aparecer. De repente decide ir a casa buscar um folar do Vale de Ílhavo. E foi. E trouxe dois folares. Dois. Embora sem ovos e pequenos, eram dois.
Perante este gesto bonito próprio da Páscoa, todos agradecemos em coro. Engraçado. E claro, quando fomos para o Tapas lá se foram os folares...Obrigado Carlos Grave.

E vamos ao jogo:
1ª parte

Cedo se descobriu que as equipas estavam realmente muito bem feitas, muito equilíbrio e o 1º golo tardou a surgir.. Mas veio:

1-0 João Campos abriu o marcador com um remate seco. M bem.
1-1 Emanuel empatou com outro remate seco. M bem.
1-2 João Sardão em lance infeliz marca na pr´pria baliza. Só não acontece a quem não anda lá dentro.
2-2 A estreia Rui Neves estreia-se com um golo. Boa.

E este foi o resultado ao intervalo. É preciso dizer que os brancos jogaram contra a areia. Mesmo assim, além dos dois golos, remataram 4 vezes ao ferro do Artur Calado, João Sardão meteu auto-golo e o João Campos surpreendeu com remates ao lado que não é habitual perdoar. Pode mesmo dizer-se que os brancos mereciam a vantagem que nunca conseguiram. Neste período, quem deu realmente nas vistas foi o Pedro Ramalheira a jogar a central. Que grande exibição. Estava sempre no sítio certo, muita bola cortou, parecia um bombeiro. Parabéns especiais pela grandeza desta 1ª parte. Como companheiro de defesa tinha o João Sardão que esteve novamente virado lá para os lados da frente, o Jorge Rebocho que hoje também esteve muito bem, jogando sereno, com passes muito bem feitos e nunca se metendo em alhadas. Muito bem, Jorge. Gostei.
Os brancos atacaram com o fortíssimo João Campos,com  Gueve que jogou muito bem,com  a estreia Rui Neves que esteve entre a lentidão que desapareceu por vezes para executar remates violentos e inesperados, com os arranques surpreendentes do Sardão e ocasionalmente com a ajuda do Pedro Ramalheira quando isso lhe parecia aconselhável.

Os pretos encontraram um Emanuel bastante activo (ativo), um Joli mais do que activo, um Fernando hoje muito mais seguro e confiante, um Hércules especialmente distinto, um MIguel Bastos eficaz embora receoso por causa da sua lesão no joelho, um Pedro Pisa corajoso embora pesado e um guardião à altura chamado Artur Calado.

2ª parte

É engraçado como as coisa se alteram.
Artur saiu da baliza e como ninguém queria ir para lá, ofereceu-se o Joli. Vejam bem, o Joli na baliza!! Significava colocar de fora toda aquela energia necessa´ria a quem quer vencer. Coisas da bola.

Porém...

Porém, aos dois minutos de jogo, o Pedro Pisa, subitamente e sozinho, sofreu um perigoso entorse num pé.
O jogo parou. Todos viram o Pedro sofrer. Tememos coisa grave. Mas alguns minutos depois o Pedro foi recuperando e acabou mesmo por aceitar ir para a baliza(a mancar). E foi aí que fez uma joga MONSTRA. Que grande guarda-redes. Além de largo (e baliza pequena), corajoso, revelou-se com bons reflexos e até ao chão se atirou para evitar golos. Obstáculo difícil de ultrapassar. Que o diga o João Campos que, por várias vezes esbarrou com as suas acções defensivas.
E outra surpresa.
Artur passou a central.
Hérules ajudava na defesa e participava na frente.
E até dá a impressão que todos subiram.
Aconteceu nesta altura que os pretos entraram numa de bem jogar. Mas foram mesmo bem. Joli, Emanuel e Miguel Bastos puxavam com força para a frente. mudavam subitamente de flanco para servir um Fernando em tarde magnífica a dar sequência aos lances de forma simplificada e eficaz.
Com isto surgiram os golos, se bem que os primeiros  marcar foram os brancos por intermédio do João Campos.

3-2 Golo de João Campos
3-3 empate de Emanuel. M bem.
3-4 Miguel Bastos com um remate cruzado faz um belíssimo golo. Mbem.
4-4 Gueve ainda empatou
4-5 Emanuel em grande forma consegue nova vantagem mais do que merecida.

Entretanto, diga-se de passagem que os brancos voltaram a acertar no ferro (João Sardão), João Campos chutou várias vezes ao lado ou esbarrava no Pisa .Gueve fundamental a avançar constantemente com o João. Gueve fez aberturas magníficas, esteve muito bem.  Mas quem mandava mesmo eram os pretos. Jogando um futebol fluido abrangendo todos os jogadores, construiam jogadas plenas de confiança e eficácia a toda a largura. Repito, Fernando e filho foram duas pedras fundamentais. Mas também o Hércules foi muito sóbrio e colaborador, Emanuel foi especialmente participativo no grupo, enfim todos estão de parabéns. sim senhor. E Joli, claro, já se sabe, é sempre o maior, só pára quando cai. Mas logo se levanta para continuar a sua luta. Artur Calado esteve distitíssimo jogando a central, entregas sempre correctas, atempadas e lógicas.

 E veio novo golo.
4-6 Grande golo do Joli. Este jogador, com a sua enorme velocidade, consegue aproveitar um passe errado do Pedro Ramalheira e consegue um remate muito poderoso. Grande golo. E esta foi das poucas falhas do Pedro Ramalheira...

A partida parecia ter dado a cambalhota, os brancos não iriam mais recuperar. Os pretos continuavam a dominar, a jogar bem, serenamente, confiantes. Assustaram os brancos.

Porém, quando entrávamos já num período em que muitos manifestavam grande desgaste físico (naturalmente), eis que o João Campos consegue reduzir para 5-6 após um enorme passe de Gueve.

As coisas animaram novamente. Uma mistura de" falta de forças" com um "querer ganhar". Aterrador.

E  foi aqui que surgiu o melhor golo de toda a partida:

6-6 Por  João Campos. Acontece que, embora de costas, o João varre a bola para o outro lado do campo. Gueve recebe com perfeição e entrega logo ao João que na volta faz um golo tremendo. Grande, parabéns.

Tudo empatado de novo. Estamos agora perto do fim.

7-6 com um  novo golo do Rui Neves a terminar uma jogada de insistência.

Todos ( ou quase) estavam rebentados, diminuiam os segundos para jogar. Até o João Campos veio para trás dando aa frente ao Pedro Ramalheira.

E foi nesta luta toda que o Joli fez a justiça final:

7-7 Joli põe ponto final no assunto.

Foi uma grande joga, uma tarde excelente, um empate prémio para todos.
Depois fomos para o Tapas onde comemos o dito folar.

Boa Páscoa para todos.
Ricardo 

















.
 

E

2 comentários:

  1. Grande jogo mesmo, todos estiveram muito bem, pena a lesão do Pisa..ou não, porque depois de lesionado faz aquele jogo fenomenal na baliza!! acho que o Nelo e o Hércules jogaram bem coletivamente, defenderam, passaram, fizeram jogar, e assim é tudo mais fácil, lamento os meus falhanços, mas houve alguém que me superou, o João apesar de 4golos estava em dia não!!! de realçar que foi mais um jogo sem casos nem discussões que colmina com o folar oferecido no final..grande Grave, deveria ser sempre assim!! um abc ate sabado

    ResponderExcluir
  2. Bem, mais uma super produção do Nuno.... lolololol (Chorei a rir)Longe mas ao mesmo tempo perto!!!!

    Acho que o pessoal já merecia uma bolinha nova com a qualidade de futebol que se tem vindo a praticar....

    Cumprimentos,

    ResponderExcluir