domingo, 30 de setembro de 2012

Brancos 3, Pretos 5 - VAGUEIRA- regresso. Muitos jogadores.João Campos e Pedro Albergaria os resis dos golos com 2 cada.

Brancos- Hércules(1), João Paulo, Gueve, Zé Alb, Rui Ribeiro, Emanuel(1), João Bastos, Gui Ram, João Sardão e João Quininha(1).

Pretos - João Campos(2), Artur Calado, Pedro França, Zé Carlos, Romeu (1), Pedro Albergaria (2), Nuno, P.Ramalheira e Fernando Bastos.

Eu Ricardo apenas forneço os registos que o João me trouxe. Desculpem ter faltado... e logo na Vagueira.
Fiquemos à espera que alguém (espero que o Nuno) complete a reportagem.
Ainda assim, constou-se-me que o João Campos fez uma grande exibição.
O resultado ao intervalo era de Brancos 1, Pretos 3.
E que o enorme guardião Zé Carlos se alambazou no Tapas com duas enormes bifanas. Imagino...

Pois hoje sou eu, o Nuno a fazer o relatório. Ricardo espero que não tenha havido granadas no encontro de "velhas" guardas do nosso exército e que tudo tenha terminado em paz.

Com uma semana a ameaçar as nossas tardes solarengas nada podia prever, a não ser a meteorologia, uma tarde magnifica como esta de sábado.

Começo esta reportagem por mencionar e agradecer a todos a vontade e a disponibilidade para comparecer todos os sábados, o que nos proporciona momentos fantásticos como cacetadas, caralhadas e até bons golos.

Como já bem sendo habitual por volta das 15h já tínhamos todos os jogadores reunidos faltando só o campo. Após os telefonemas para o seminário, em que não obtivemos resposta, e para Esgueira que só tinhamos campo às 17h, decidimos ir para a VAGUEIRA. Era esta a oportunidade por que todos esperávamos para voltar a cheirar aqueles ares que só são abalados pela presença do senhor Nélson.

Sr.Nélson deixo um recado para si : "Veja lá se trata melhor do milho e das coves. Estragar um campo de futebol para fazer isto!? mais vale estar quieto..."

O jogo:

O P.Ramalheira começou a fazer as equipas em Aveiro mas deixou a sua tarefa a meio...penso que foram concluídas pelo J.Paulo.

Os Pretos pareciam ter uma equipa mais equilibrada em todos os sectores, tendo este facto sido referido antes do inicio da partida. Mas todos se tinham esquecido do Pedro Albergaria, este jogador conseguiu equilibrar as equipas com a quantidade de golos que falhou.

Na defesa, P.Ramalheira esteve nas suas tardes fazendo inúmeros cortes de alta qualidade contando com a ajuda no Nuno e do Artur que no final da primeira parte saiu lesionado após uma exibição imaculada. Para o substituir veio o Zé Albergaria para o eixo da defesa (impecável) - "Estava a ver que não fazias um jogo em condições...finalmente"

Creio que a surpresa da tarde foi o Fernando, que para quem disse que estava lesionado do joelho jogou como se não houvesse amanhã. Parabéns Fernando está convidado para vir mais vezes.

No meio campo tivemos o patrão Pedro França e o Romeu...Mas que dupla esta, qual witsel e Javi? Peu e Romeu é que é...

Na frente João Campos que marcou dois golaços e podia ter marcado outros dois e o Pisa que marcou dois e podia ter marcado outros vinte.

Os Brancos bateram-se bem tentando sempre equilibrar a partida. A chave de bocas mais conhecido por Gueve espalhou magia nas canelas dos adversários. Que medo....

O Emanuel começou à baliza e esteve bem, não tendo culpa em nenhum dos golos, mas decidiu vir para a frente e prendeu-se um bocado à bola o que levou à loucura os seus colegas de equipa.

O Gui sempre que sou eu a fazer a reportagem decide chatear-me...vamos ser justos e marcar faltas quando são e não marcar quando não são!

A nota da semana vai para o Hércules....Mas que jogador este homem...Parou, olhou e meteu-a mesmo no ângulo. JASUS

O Quininha esforçou-se bastante, chegando mesmo a marcar um golo.

Foi um bom jogo, apesar da inúmeras discussões entre os intervenientes o que levava a bastantes paragens.


Depois de tudo isto voltámos ao Tapas para o rescaldo da partida. Reparámos que não estavam preparados para nos receberem. Rapidamente a senhora saiu para comprar pão...e a coisa compôs-se apesar da falta de sumo de qualidade.

Bem despeço-me deixando um breve adeus até sábado.

Nuno

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AS MINHAS LUVAS? Alguém as guardou?

Atenção pessoal:

No último sábado, em Esgueira), emprestei as minhas excelentes luvas ao Emanuel já que o "meu" guarda-redes era o Abel.

O Emanuel esqueceu~se delas no fundo da baliza e eu fiquei a arder.
Mas alguém pode ter visto e guardado.
Agradeço que me informem.
Se não aparecerem não poderei ir mais à baliza dar os meus frangos pois a bola magoa. Sou um guardião perdido. Por favor ajudem-me.

Nota: já fui à escola procurá-las mas ninguém viu tais luvas azuis e brancas, mesmo à minha medida.

Ora, se eu sou MAU na baliza, imaginem agora a jogar à frente...rapidamente sou excomungado. Mas sem luvas é com isso que podem contar.

Abraços a todos os jogadores, especialmente àquele que hipoteticamente guardou as luvas.

Aproveito para informar que dia 29 não vou comparecer por causa de um almoço com os meus velhos companheiros da guerra na Guiné Bissau (1974). Vai ser duro faltar a este jogo mas espero que o pessoal seja compreensivo. Desculpem.
O João Paulo já está informado e tratará de organizar as coisas do costume. Espero que o Artur e o Zé Carlos também apareçam.

Quanto ao que prometi de ir ver o campo do Luís Rebocho (na Gafanha), informo que já fui ver. É muito perto mas fiquei decepcionado na medida em que ainda vai ser preciso arrancar as árvores que lá se encontram plantadas. Mais tarde eu explico as condições. As nossas balizas ainda se encontram na Vagueira. Ainda ninguém as roubou. Pelo menos as grandes.
Quanto ao campo do Areão... não estava lá ninguém...
Isto está a ficar mau.
Sábado às 15 horas junto à Loja do Cidadão. Combinado!
Ricardo

sábado, 22 de setembro de 2012

Coletes 9, brancos 7 -JUSTO! João Campos o rei dos golos e não só. 17 jogadores. Esgueira. Discussões variadas.

Coletes - João Campos(4), João Nuno, Pedro Ram(1), João paulo, Romeu(1), Luís(2), Filipe e João Sardão.

Brancos - Dioguito(1), Nuno(1), Pedro França(1), Ricardo, Diogo Calado(3), Gui Ram, Abel, Artur Calado e Emanuel.

Encontro loja do cidadão.
Havia 19 jogadores mas desapareceram 2. Ficaram 17. Mais do que bom. Só que ímpar.
Gui Ramalheira fez as equipas mas não da maneira como jogámos porque o Emanuel era dos coletes e acabou por jogar pelos brancos. Isso deveu-se à benevolência do Artur, pois como tinha de ficar um jogador de fora durante 5 minutos, o Artur teve pena do Emanuel e disse-lhe para entrar. E o Emanuel entrou e acabou por ficar "branco". Coisas...
Mas isto acabou por influenciar o jogo dado que já no 2º tempo o Nuno chateou-se com o egoísmo do Emanuel, discutindo e introduzindo carga negativa dentro da equupa. Estas discussões internas são sempre prejudiciais, como sabemos.
De registar os "choques" violentos entre os manos Ramalheiras. Até fizeram lume, mas o Gui disse que não era suficiente para partir a perna...
Faltaram, mas avisaram antes do jogo: Joly e Lopes. Se eles tivessem vindo teríamos de ir para a Vagueira.

Jogo:
Os brancos começaram muito bem conseguindo um 3-0 concludente.
A reacção dosw coletes não se fez esperar e de que maneira. Não só conseguiram empatar mas também comandar a vantagem até ao final.
Para isso se deve a tremenda exibição do João Campos que, além dos 4 golos maravilhosos obtidos, foi mais uma vez o organizador e estabilizador dos coletes. Por isso aqui ficam os especiais parabéns para o J.Campos, o homem que consegue num espaço pequenino fazer passar o esférico para o cantinho da baliza de Abel.
Este Abel foi grande de novo. Companhia muito agradável dentro de qualquer equipa, grande jogador, mas também não sabe fazer milagres e até sabe elogiar os golos dos adversários. Sim senhor.

Os coletes conseguiram chegar à vantagem de 5-3.
Seguiu-se novo empate a 5. Mas dqui para afrente foram só golos dos coletes. E apenas no fim e inesperadamente os brancos conseguem reduzir para 7-9.

Por isso pode dizer-se que o jogo foi excelente, com emoção e momentos de bom futebol. Mas neste ponto os coletes foram superiores. Ainda por cima o Nuno teve de sair às 17,15 h e a coisa aí agravou-se.
Quinze minutos depois também o Abel teve de ir embora e então viemos embora todos. Mas também já havia grande nº de jogadores a deitar os bofes pela boca. Estava muito calor.

Realce para o retorno de Diogo Calado lá dos lados das chuvosas ilhas britânicas. Diogo acusou o calor a que já não estava habituado. Mesmo assim este Diogo ainda marcou 3 golos , o que é excelente. Pode dizer-se messmo MUITO bem.

O leitor já adivinhou que toa a fase final do jogo foi comandada pelos coletes. Mas sempre com vrilho e oposição dos brancos.

Nota especial pelo golão do Nuno, maravilhoso remete de longe. Mas, jogando a central (na minha opinião que melhor se ajusta) houve quem dissesse que o Nuno esteve abaixo do habitual. Penso que muito por culpa das discusssões do Emanuel e até do artista Dioguito que hoje levou longe demais a sua habilidade por excesso de drobles. Mas foi artista na mesma, claro.
Pedro França foi sempre forte, participativo na defesa e também no ataque on de acabu por marcar um golo. Bem.
Abel foi maravilhoso na baliza. Mas não esteve bem nos curtos momentos em que jogou à frente.
O Artur Calado até esteve muito bem a lateral direito, fez uma série de cortes mais do que oportunos e estragou tudo quando fez um auto-golo num passe mal calculado para o seu guardião Abel. Coisas...que só não acontecem a quem não anda lá dentro.
O Pedro Ramalheira fez um belo golo e deve estar contente com isso. Só que o mano lhe deu algumas festas extras.
O Filipe esteve muito bem apesar dos 4 jogos feitos durante a semana. Pessoalmente considero que lhe notei alguma falta de força. Mas o J.Campos considerou que ele esteve muito bem.
O mesmo para o Romeu e para o João Nuno, sempre integrados na equipa, não se poupando a esforços, merecerama vitória.
O João Paulo esteve quase sempre na baliza. E muito bem, Até me surpreendeu. Grandes defesas .Gaita...grande João Paulo, mesmo depois dessas altas caminhadas...parabéns!
O Luís, extremo esquerdo colete, misturou erros ingénuos com jogadas perfeitas. De tudo um pouco. Mas os 2 golos obtidos foram excelente prémio.
E o João Sardão anda agora com a mania de marcar golos. Bem tentou... mas tinha pela frente o guardiaão Ricardo, hoje pouco disposto a dar pitos.

Por hoje chega.

No próximo sábado o encontro será ainda no café da loja do cidadão.
Não sei se poderei estar presente. Mas mesmo que falte o pessoal saberá arranjar solução válida.
Mas atenção: vêm aí tempos difíceis. Vamos lá a ver se encontro o Luís Rebocho pra ver o tal campo da Gafanha.
Saudações desportivas.
Ricardo Campos

sábado, 15 de setembro de 2012

Coletes 12, Brancos 10 - Alguns desportistas de ressaca!?...Diogo foi o rei dos golos (4). O empate talvez fosse mais justo.

Coletes - Ricardo (baliza e com luvas), Rui Maio(2), Romeu(2), Diogo (4), Joli (1), Pedro França(1) e Gui Ramalheira(2).

Brancos - Abel (1), Pedro Ramalheira, Renato(2), João Campos(3), João Sardão(2), Lopes e João Nuno(2).

Um calor dos diabos. 27,5 graus. Mas lá fomos jogar no seminário.
Já lá andavam os treinos dos miúdos para nos recordar que os tempos vão mudar, vamos ter dificuldade em arranjar campo.

E agora uma questão filosófica, um silogismo:
-O Abel sofreu 12 golos
- O Ricardo sofreu 10
Conclusão: o Ricardo é melhor quee o Abel...

Desculpem a brincadeira. Apeteceu-me para festejar a vitória.

As equipas foram feitas a contar com a grandiosidade do Abel numa das balizas e a azelhice do Ricardo na outra. Creio que foi o Rui e o Pedro Ramalheira. Mas a escolha foi bem feita como mostra a marcha do resultado:

1-0, 1-1,2-1, 2-2, 3-2, 4-2, 4-3, 4-4, 4-5, 4-6, 4-7, 4-8, 5-8, 5-9, 6-9, 7-9, 7-10, 8-10, 9-10, 10-10, 10-11 e finalmente 10-12.

Houve portanto várias situações distintas:
Os Brancos começaram em grande e venceram a 1ª metade do jogo por 4-2.
Segui-se um pequeno intervalo para beber água.
Depois veio a onda dos coletes a recuperar para uma vantagem confort´vel de 9-5. Grande reviravolta.
Depois voltou a recuperação dos Brancos até um empate 10-10.
Aí eu sugeri parar o jogo, até porque o pessoal já se encontrava bastante estoirado e com calor.
Foi no entanto resolvido prosseguir por vontade da maioria.
E nessa fase final, digamos, os coletes foram mais felizes.

O que distingo eu neste jogo?
Vejamos:
A falta do Zé Carlos aborrecido com a última reportagem (estou a brincar, ele está à rasca da perna)
A falta do João Paulo pois teve de caminhar toda a semana e telefonou a dizer que não aguentava mais.
Não vou falar do facto de surgirem alguns jogadores ressacados da véspera. Que desportistas...
A falta do Artur que suponho se encontra no Algarve.

Mais virado para o jogo:
Claro que vou começar pelo Rui Maio e João Campos. De facto eles foram as pedras fundamentais para cada uma das equipas. Estiveram muitíssimo bem, marcaram, correram como leões e construíram o melhor futebol.
Mas logo a seguir sou forçado a referir a enorme compensação trazida pelo Diogo a substituir o ponto fraco do guardião Ricardo.
Este Diogo correu todo o campo, entregou-se à luta de forma exemplar, foi artista como defensor e ainda por cima marcou nada mais nada menos que quatro golos. E para além disso um desses golos foi monumental, drible seguido de remate indefensável.
Parabéns especiais para o Diogo.
Também o João Sardão merece um elogio pelos seus dois golos (arre gaita) e um grande passe para um colega marcar. Muito bem. E lá veio ele a 100Km/h.

Nos coletes o Joly e o Pedro França foram dois baluartes, se bem que o Joly tenha aguentado mais tempo a sua resistência física. Mas estiveram ambos com classe.

Grandes golos além desse do Diogo:
Um do Romeu, de longe, encheu o pé e rematou ao ângulo. Certo, certíssimo, ao cantinho.
Os dois golos do João Nuno, um deles a terminar um excelente passe do J.Campos e o outro de cabeça. Brutais. Parabéns para este artista, grande João Nuno.
O golo de cabeça do Rui. Magnífico.
O Gui e o Pedro estiveram dentro do habitual.
O Lopes esteve abaixo do que costuma. As férias fizeram-lhe mal. E engordou.
Parabéns ao Renato pelo seus dois golos.

Muita coisa havia a contar ainda. Mas será melhor parar aqui, já estou cansado de escrever. Afinal ainda fiz duas defesas...e isso cansou-me.
Divirtam-se.
Ricardo

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AINDA A LOJA DO CIDADÃO!

GENTE:

Penso que, pelo sim pelo não e na dúvida, o melhor é continuar ainda mais um Sábado com encontro na Loja do Cidadão.
Mas vamos sendo "apertados"... podem contar.

Ricardo

domingo, 9 de setembro de 2012

Coletes 7, Brancos 8 - Grande jogo, 8 contra 8. Espetáculo. Rui e João Esteves foram reis dos golos com 4. Abel lesionado mas recuperado. Zé Carlos abandonou.

Coletes-Zé Carlos(baliza), Ricardo, Nuno, Rui(4), Renato, Dioguito(2), Gui(1) e João Sardão.
Brancos-Abel(baliza), Artur Calado, João Campos(2), Tide(1), Romeu(1), Calisto e João Esteves(4) e amigo do Abel.

Encontro junto à Loja do Cidadão.
Apareceram 10.
Nota importante: João Paulo faltou porque não se podia lesionar já que tem no próximo fim de semana uma caminhada e não quer correr riscos. Algo complicado, não acham?
Mas depois com alguns telefonemas e acasos a coisa recuperou e chagámos mesmo a um nº surpreendente: 16 jogadores. Muito bom.
E o jogo no Seminário até foi igualmente bom.
De salientar que lá veio o João Sardão a 200Km/h chegando com pouco atraso.

A equipa dos brancos apresentou algumas novidades: Calisto, Tide e  João Esteves e amigo do Sardão. Ora este Esteves que hoje jogou foi uma surpresa, autor de quatro golos a surpreender pela velocidade e eficácia na marcação. Parabéns para ele. Foi Grande.

Do outro lado quem lhe fez frente foi o Rui que transformou toda aquela força, velocidade e habilidade em quatro magníficos golos. Grande RUI. Muitíssimo bem.

O Diogo - a quem chamei Dioguito para distinguir do Diogo Calado que está em Inglaterra a concluir o mestrado - foi a estreia dos coletes. E também foi excelente. Muito rápido e autor de dois bons golos.

De resto tudo correu como previsto. João Campos a jogar como comandante , Nuno como baluarte na defesa foram novamente a merecer destaque.
De resto foi tudo normal.

Infelizmente há duas notas negativas a referir:

1ª- O Zé Carlos abandonou a partida já na 2ª parte. Disse que  tinha uma bolha, deu o lugar a um "estranho" que foi para a baliza dos coletes. Ora houve quem ficasse muito sentido com este abandono porque o Zé estragou o jogo. E nem sequer mostrou a bolha...não se percebeu muito bem esta saída. As melhoras para este excelente guardião que até fez duas magníficas defesas. Uma delas com o pé, esticando uma das pernas. Será que foi aí que ganhou a bolha?

2ª - Já perto do final houve um choque entre o Rui e o enorme guara-redes Abel. O Rui ia embalado para fazer o golo(e fez) , Abel valentemente atirou-se a seus pés e aconteceu o choque violento. A cabeça do Abel e a perna do Rui. Claro, quem ficou pior foi o Abel. Deitado no chão, quase inanimado, chegou a meter-nos um susto. Ficou deitado algum tempo, levou água fria e lá foi recuperando. Acabou a jogar até ao fim mas desconfio que ainda foi meio abalado. Espero que a esta hora tenha recuperado completamente.

E pronto. Desculpem-me aqueles de quem não falei , mas todos foram bons e já estou farto de escrever.

Vamos ver se conseguimos campo no próximo Sábado.
Divirtam-se.
Ricardo



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Por onde a anda a bola?

Ex.mos Senhores atletas:


Tudo leva a prever que nos encontremos no próximo Sábado às 15 horas na Loja do Cidadão.

Certamente será o mais razoável, o mais sensato.


Porém... porém... vêm aí as aulas e com elas todas as confusões próprias da louca corrida aos ESTÁDIOS.

Assim, parece-me conveniente que todos nós comecemos a pensar no rumo a dar "à nossa vida". Temos que começar a pensar no retorno à simpatia do vagueirense Nelson. Como é evidente a decisão tem de ser conjunta e consciente. Por isso vão preparados para alto debate.

Claro que temos de telefonar ao "chefe", pagar as dívidas, etc, etc...

Aqui fica o alerta. E vão treinando. É o que eu faço em pensamentos...

Ricardo Campos

domingo, 2 de setembro de 2012

Sábado 01 de Setembro de 2012 - Coletes 6 - Sem 9 /// 14 Jogadores

As previsões eram de céu limpo e temperaturas a rondar os 30ºC, o que não jogava a nosso favor.
Mas para surpresa nossa rapidamente se reuniram os 14 jogadores necessários para a realização de mais um grande jogo e às 15.30h já estávamos todos prontos para jogar.

A lista de jogadores era a seguinte:

Coletes:

- João Paulo
- Pisa
- Gui Ramalheira
-Nuno
- Gave
- Filipe
- Amigo do Abel

Sem Coletes:

- Zé Carlos
- Pedro Ramalheira
- João Sardão
- Joli
- Romeu
- Abel
- Amigo do Romeu (desculpem não me lembro do nome)

Estão todos a perguntar... "Então e aquele grande jogador rápido e letal para os seus adversários? "
                                       
Pois é esse grande jogador, o Ricardo Campos, encontrava-se numa cerimónia de casamento e não pode estar presente para tristeza de todos nós. Fizeram falta os seus passes, os seus cortes precisos, os seus frangos (talvez assim eu tivesse ganho), mas acima de tudo a organização e rigor que todos os sábados confere ao nosso futebol.

Então quem é que apontou os golos!? Pois é ninguém...o João Paulo e o Zé Carlos, os dois guardiões, queriam era sombra e penso que nem sequer se lembraram de tal coisa.
Com os dados que tenho que são nenhuns vou apenas confiar na minha memória:

Após um longo aquecimento o JP e o Abel fizeram rapidamente as equipas creio que sem pensarem bem porque os jogadores velozes e com pulmão estavam todos do mesmo lado, do lado dos sem colete.
Com o inicio do jogo veio o golo dos coletes que estavam organizados e "frescos", mas depressa se inverteu tudo. O Joli, o Romeu, o Pedro Ramalho e principalmente o amigo do Joli rapidamente rebentaram connosco que com o calor que se fazia sentir era quase impossível parar tal frente de ataque.

Os coletes quando tinham oportunidade de concretizar falhavam, quase sempre pelos pés do Pisa. O Guilherme estava muito lento demorando muito tempo a soltar a bola e até chegou a sair de campo depois de ter sido advertido para que soltasse a bola mais cedo. O Nuno (eu) também não esteve nos seus melhores dias e o Gave após uma longa ausência não conseguiu manter o ritmo frenético que os sem colete impunham ao jogo. O Filipe correu bastante e fez cortes importantes, só foi ultrapassado pelo amigo do Romeu que era muito rápido.
Surpresa foi o amigo do Abel que demonstrou ter bons pés e inteligência a jogar (podes vir mais vezes).
                                       
Além do Joli, os sem colete tinham o amigo do Romeu que além de ser um excelente driblador era muito rápido - "Joli e um muito rápido na mesma equipa!? Quem o trouxe podia ter avisado...."

O Abel, o João Sardão e o Pedro foram o trio defensivo dos sem colete e estiveram a bom nível, muito por culpa do Pisa que por causa do Sol não se mexia muito.

No final estavam todos com a língua de fora ao contrário dos sem colete que cá para mim ainda jogavam mais uma parte.

Mesmo assim foi um bom jogo, apesar do desequilíbrio conseguimos estar quase sempre equilibrados e manter a pouca diferença de golos.

SÁBADO SERÁ MAIS UM BELO JOGO DE FUTEBOL MAS PARA ISSO TENS QUE APARECER NO CAFÉ DA FORCA POR VOLTA DAS 15.00H....