domingo, 5 de janeiro de 2014

Brancos 12, Pretos 6-Segunda parte desequilibrada. Pedro Pisa, João Campos e Emauel. empatados no trono dos goleadores. Cada um marcou quatro.



 Brancos-João Campos(4), Nuno(2), PPisa(4), Zé Carlos(baliza), João Sardão e Hércules(2).

Pretos-Cláudio, Gui, Mamadu(2-estreia), Carlos Grave, Ricardo(baliza), Lopes e Emanuel(4)


Depois de uma semana de chuvas bem duras, esta tarde abriu-se razoável, isto é, sem chuva.
Encontro na loja do cidadão. Telefonou o João Sardão a dizer que o campo estava bom. Mas havia pouca gente. E o campo afinal era um lamaçal escorregadio.
 Contando com a informação de que viria o Luís brasileiro, o Cláudio fez as equipas a contar com 14 jogadores, manifestamente pouco para campo tão grande. Seja como for aqui fica novamente o meu agradecimento ao Cláudio por ter desempenhado tão árdua tarefa.
Faltou o Artur e  Claro, o João Paulo. Nada de Romeu, Pedro Ram ou João Nuno. Não sei o que se passa. Estranho.
Jorge Rebocho e André telefonaram a dizer que vinham. Mas 5 minutos depois anularam a sua presença. E desta vez foi irrevogável.
Porém…
Porém, quando chegámos ao campo…nada de Luís! Nem John nem Luís. E a falta verificou-se mesmo, pelo que aqui fica para já esta falta enormíssima a merecer castigo pesado.
Bom, lá fomos para o campo.
Apareceu o capitão. E disse: “Vocês estão a fazer mal a vocês próprios, vão dar cabo da “relva” e depois não têm onde jogar. Falou repetidamente durante uns 15 minutos. Mas ningu´em lhe ligou. Simplesmente alguém arriscou dizer que se ele quisesse, nós íamos embora. Mas nada aconteceu.
O capitão deslocou-se então para mim e para o Grave. Como eu(Ricardo) me estava já a dirigir para o campo, ele ficou apenas com o Grave. Teve lugar uma conversa dos diabos, algo prolongada e pouco agradável. No final o Grave ofereceu-lhe um euro e disse para “ele” ir beber duas taças.
Entretanto o João Sardão andava com um balde a tirar água das poças…a sério!
O “capitão” aceitou logo e foi-se embora. Deixou atrás de si uma imagem de pesaada carraspana. 
E o Luís nada…
Assim, os brancos tiveram de jogar com menos um jogador. Ora bem. Claro que jogar seis contra sete, é dificílimo. Mas teve de ser. Decidimos então jogar apenas 40 minutos para cada lado.
1ªparte
Começou com um golo do Hércules, o que deu direito a ouvir a já famosa canção Herculeana. Toda a gente ficou em silêncio a escutar. Boa Hércules. Foi um belo golo de cabeça a concluir um belo centro do PPisa.
Depois o endiabrado Emanuel empatou. Diga-se desde já que este jogador fez uma magnífica exibição, esteve muito rápido, deu umas rabetas no João Sardão e veio mesmo a marcar quatro golos. Está de parabéns, sem dúvida.
O João Campos tratou de voltar a colocar os brancos em cima. Foi um remate de longe. Mas um bocado PITO do Ricardo. Aliás o Ricardo deixou entrar quantas lá foram. Foi uma tarde para esquecer, um verdadeiro desastre.
Nelo volta  a marcar. Um brilhante golo de calcanhar a terminar uma boa jogada. Boa Emanuel.
Mas já se notava que os brancos, embora com menos um jogador, estavam a jogar muitíssimo bem, organizavam jogadas surpreendentes e ameaçavam os pretos .
Os pretos, embora jogando com o Cláudio, Grave a central,  Mamadu(estreia) e Gui, valores altos da bola, não conseguiam resultados tão positivos.
Brilhavam mais os brancos. Sem dúvida. Fazendo jogadas muito boas, conseguiam amedrontar os pretos. Ainda por cima com Ricardo na baliza preta, as coisas complicavam-se. Ricardo estar ou não estar era a mesma coisa. O Nuno ajudou a frente bastantes vezes. Além dos golos ainda ajudou os colegas João Campos, Pisa, Hércules.
O Grave não podia fazer tudo, coitado. Muito firme a central, mas não faz  milagres.
E o Lopes anda muito pesado, também se viu à rasca para dar conta do recado.
A seguir a este empate a dois, vem 0 3-2 marcado de cabeça do PPisa a centro de J. Campos. Muito bom este golo. O Ricardo até deu os parabéns ao Pedro. Grande golo. Lindo.
Mas Emanuel teima em não deixar fugir e faz novo golo. Desta vez o Emanuel conseguiu fintar toda a gente que lhe apareceu pela frente e depois concluir. Grande. Se bem que eu goste mais dos golos de conjunto. Mas este foi excelente. 3-3.
E pouco depois Emanuel volta a marcar. Estava realmente em grande, endiabrado, nervoso, irrequieto e bem sucedido. 3-4.
Veio de seguida a excelente estreia, Mamadu, fazer  mais um golo. Este jovem revelou-se muito ágil, bom jogador, oxalá o encontremos nos próximos jogos. Nada quesilento, passa a bola, rápido, esforçado, etc. Aparece, Mamadu. Para a próxima vou tentar não dar tantos pitos. 3-5. Empate.
E eis que o Hércules surpreende Ricardo com um remate potentíssimo de longe. Ricardo não consegue como foi batido novamente. Mas tivemos de novo a “orquestra” do Hércules, muito afinada. Muito bem.4-5.
E o João Campos faz o resultado para intervalo, o 5-5. Merecido. Tão surpreendente como justo. Os brancos jogaram muito bem. E o Gui, Cláudio, Mamadu e eEmanuel  não conseguiram opor-se.  E o Ricardo…bem…é melhor nem falar.
Intervalo.
Brancos 5, Pretos 5.

2ª parte
O Nuno e o João Campos, naturalmente estafados, esqueceram que o jogo estava mais do que equilibrado e chamarm si um jogador preto. Quem mudou de equipa foi o Lopes. Até esteve quase a ser o Emanuel, mas isso teria sido maior desgraça. Foi o Lpopes.
E por acaso a 2ª parte até  começou surpreendentemente equilibrada. Os pretos, agora com menos um jogador, ficaram mais tranquilos, conseguiram segurar o resultado e até mesmo melhorar.
Entretanto, diga-se que o guardião Zé Carlos fizera uma excelente primeira parte, salvando golos incríveis. Que grande exibição deste senhor que, além defender bolas muito perigosas, ainda “orientou” os seus colegas, incitando-os a ataques mais bravios. Nomeadamente o PPisa foi empurrado pelas berros do Zé Carlos. Este senhor não gostava da falta de mobiliadde  do Pedro. Mas a  verdade é que enfiou  quatro. Coisas….
Bom, voltando ao jogo, O Nuno – que esteve mais uma vez em excelente forma, dominado toda a defesa, foi à frente e fez um magnífico chapéu ao Ricardo. Parecia um centro de longe. Mas o esférico, caprichosamente passa por cima de Ricardo (que não tem altura) e vai aninhar-se no cantinho oposto. Bel o golo. 6-5. Era quase natural.
Entretanto Zé Carlos continuava na sua senda de boas dfesas. Grande Zé, salvou muito golo.
Agora Emanuel e Joaõ Campo disputavam uma posse de bola e o João chutou no pé do Emanuel. Lá pediu desculpa, mas o Emanuel teve de sair e pôr água no pé. Ficou à rasca. Tememos mesmo que abandonasse. Mas não. Voltou.
Mamadu voltou a marcar reduzindo a diferença. 6-6.
E PPisa terminou uma bela jogada a meias com João Campos. Faz 7-6.
E depois ainda PPisa faz 8-6. Era muita coisa.
Depois vem novamente o João Campos com um estoiro do caraças que eu nem vi. Gaita. 9-6.
E logo a seguir vem outra vez o Nuno e faz outro centro que vai direito ao cantinho superior da baliza do Ricardo. Igualzinho ao outro. Grande golo. Era o caos. 10-6.
E o 11-6 é marcado por João Campos. Desta vez foi “só” empurrar lá para dentro..
Claro que a partida perdeu o interesse todo. Os pretos não conseguiam. Claramente.
Mas o PPisa ainda faz outro. Dribla o guarda redes e marca. 12-6, resultado final.
Já muito perto do final o Gui apanhou com um estoiro incrível na cara. Veio do Hércules, mas sem intenção de magoar, claro. O Gui ficou à rasca mas acabou por recuperar Ainda bem.
Foi um final algo triste. O Cláudio e o Gui mereciam melhor sorte. Esforçaram-se  o suficiente para não perder por tantos. Mas com um guara redes assim…não dá.

Quando saímos lá estava o “capitão” à espera de MAIS. Dei-lhe €25 e ele disse que faltava dinheiro. E o outro jogo? Perguntou. E o Zé Carlos deu-lhe mais 25. Coisas.
À entrada de Aveiro estava um sarilho do caraças por causa das corridas de atletismo (10 quilómetros). Foi o diabo.



2 comentários:

  1. Foi falta minha.
    Esqueci-me de dizer que a carrinha do João Sardão também não pegou por falta de bateria. Tal como com o saudoso Romeu, foi preciso andar a empurrar. Estão a ver? Empurrar aquele camião? Foi para a frente e não
    pegou. Foi para trás a subir aquela rampa??!!?? E depois de novo para a frente...lá acabou por pegar. Irra!! Se a moda pega...estamos feitos ao bife.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ola a todos! pena que tenhamos faltado tantos jogadores, valeu certamente o esforço dos presentes! para a semana também não poderei marcar presença, em principio só posso ir no sabado de 25janeiro, até lá abraço e bons jogos

    ResponderExcluir