domingo, 14 de agosto de 2011

Brancos 7, Pretos 10-Excelente jogo. Reis dos golos com 4: Joli, João Campos e Emauel.Sábdo passado João Paulo pagpu ao Nelson €30 pelo campo da piscina...



Brancos- João Nuno(1), João Paulo(1), Morgado, Pedro Ramalheira sem chuteiras, Afonso, Ricardo(baliza), Joli(4) e João Sardão(1).

Pretos-Nuno, Artur(baliza), João Campos(4), Gui Ramalheira(2), William, Juca, Emanuel(4) e Pedro Afonso.

Que me perdoem todos os jogadores. Mas a minha 1ª palavra de hoje vai para um amigo que, lá longe, vai observando pela net os nossos jogos de futebol. De nome Pinto Basto, ex-grande-jogador de futebol, actualmente a contas com uma pesada lesão muscular, não sei mesmo se hoje chegou a aparecer para nos observar. Embora o seu lugar seja lá longe - para os lados de Sintra, o seu coração tem por hábito visitar a Vagueira. E pode ter estado algures, escondido dentro das tramagueiras ou até dentro de algum carro. Entre a realidade e a ficção, há por vezes dificuldadde de distinguir. Mas seja como for, daqui da Vagueira vai um grande abraço para o saudoso jogador que tanta falta nos faz. G.J.F.Pinto Basto: faço questão que recebas de todos nós, uma saudação desportiva destes lados distantes. Com ares da Vagueira. Em nome de todos, um abraço do Ricardo e obrigado por nos leres regularmente.

E agora vamos ao jogo.
Tarde cinzenta, pouco boa para a a praia. 16 jogadores, bem bom.

Reparem bem na evolução do resultado:
1-0, 1-1, 2-1,2-2,3-2,4-2,4-3
e de pois do intervalo:
4-4,4-5,4-6,5-6,6-6,6-7,7-7,7-8,7-9,7-10

Isto prova o equilíbrio verificado, o entusiasmo do jogo.
Os Pretos acabarm por vencer justamente. Bem vistas as coisas, foram eles os mais fortes e organizados.

1ªparte
Bom futebol, com ambas as equipas a procurar o espectáulo e a teoria. Certamente que o "tal" nosso admirador, ficou bastante satisfeito.
Nos brancos, o João Nuno fez uma joga monstra, evitando muitos golos na baliza de Ricardo. Parabéns para ele.
Claro que o Morgado foi mais uma vez o Grande capitão, como se esperava.
E não posso deixar de salientar o Joli que, com os seus 4 golos deixa bem o retrato da partida; suor e muitos golos. Grande Joli.
Venceram os brancos 4-3, mas bem poderia ser ao contrário.

2ªparte
Ora bem, o João Campos comandou, organizou, marcou, encheu a tarde de bom futebol. Jogou para a equipa (como é aliás seu hábito) e ainda conseguiu marcar 4 golos. Muitíssimo bem. Claro.
Quem também beneficiou foi o Emanuel. Grande velocidade, algum egoísmo, mas também com 4 golos a mostrar a sua disponibilidade para correr, driblar e marcar. Houve porém duas ocasiões em que se revelou demasiado virado para a baliza, embora sem ângulo.

E o William. Sem marcar golos, este homem mostrou as qualidades que já lhe conhecemos. Grande futebolista. Parabéns. Foi pena porém que, já perto do fim, tenha dado uma "porradita" ao João Sardão, deixando-o desesperado. Piada teve a reacção do Sardão: "Se me voltas a fazer outra dessas, mando-te um tiro na cabeça, ou outra coisa qualquer...".
Vejam bem até onde vai por vezes o entusiasmo. Mas assim é que é bom. Quem me dera ter vinte cinco anos ou trinta. Ou quarenta, ou cinquenta? ou, porque não?- sessenta?
Bem, o William ainda deu outra "porradita" no Joli quando este devia ir fazer golo...pena! Mas não há penaltis...
O
João Paulo está igualmente de parabéns por ter conseguido fazer um golo. Um golo? É verdade! E ainda por cima contra o Ricardo na baliza...gaita! Está um verdadeiro artista.

Os manos Ramalheiras também estiveram hoje bem. O Gui ainda marcou dois golos, mas o Pedro nem precisou de os marcar para estar bem.

O Juca também fez tudo o que estava ao seu alcance. Bem

O Pedro Afonso já fez melhor em outros dias. Demasiado apagado, falta de empenho, surpreendeu pela passividade.

Artur na baliza foi autor de duas ou três intervenções de relevo. Gaita?!..

Para registar no livro das memórias fica o maravilhoso remate-pontapé de bicicleta do João Campos. Excelente execução e até bonito de ver. Felizmente para o adversário(Guardião Ricardo) , o esférico passou a raspar a barra. Mas até merecia ser golo. Golaço. Parabéns, claro.
Faltou o fotógrafo.

Outro lance para registar foi um grande remate-surpresa feito pelo João Campos que, acabou por ser cortado pelo Afonso. O João acabou por chutar contra a parte de baixo do pé do Afonso, ficando bastante combalido, pé pisadoe muitas dores. Teve mesmo de sair. Mas felizmente conseguiu fazer o esforço de reentrar, o que veio abrilhantar a partida.Felizmente não parece nada de grave.

Por falar em Grave. Ninguém sabe nada sobre este magnífico jogador que tanta falta tem feito. Assim como o Cristiano, o Miguel e outros. Que se passa? Vamos lá a não faltar aos jogos, meninos.
Ricardo Campos

2 comentários:

  1. Não estou escondido nas tramagueiras, nem a tamanha lesão muscular é assim tão tramada.
    Ex-grande e saudoso jogador só na irónica fantasia do talentoso relator das vossas aventuras futebolísticas... Esse sim, virtuoso jogador e grande Homem, tenaz, valente e generoso, meu amigo desde sempre...!
    Posto isto e apesar de não ser de todo verdade o que dizes, mando-te um grande abraço de obrigado, Ricardo!!!

    Para além da nostalgia que sinto desses ares da Ria e do aroma a maresia e lodo que a nortada faz o favor de derramar em todas as narinas locais, habituei-me de facto a ler com gosto os animados relatos dos vossos futebóis.
    Não só por serem escritos pela verve embaladora e inspirada do nosso Ricardo, mas também, pela curiosidade que se apoderou das minhas meninges desde que um outro artista iniciou a série de colagens nas capas da Bola...
    Não sei se compreendo o humor dessas plásticas, pois não conheço a maior parte dos intervenientes (entre pretos e brancos, brancos e pretos, novos e meio-novos ou mais velhos a confusão é muita na minha cachola...) mas aprecio.
    Talvez também porque é mais um testemunho do vosso esforço e dedicação à causa saudável do desporto descomprometido e ao companheirismo.
    Um grande abraço de Parabéns para todos, é o único comentário que posso fazer aqui das tramagueiras!!!
    guilherme

    ResponderExcluir
  2. Estás a ver este enorme elogio, Nuno?
    Vem lá de longe, de alguém que adora ver as tuas montagens. E eu estou de acordo. Continua, por favor. Um abraço, Ricardo.

    ResponderExcluir