sábado, 26 de junho de 2010

Brancos 4, Pretos 4 - Mais um empate...certo.



Brancos- João Paulo(baliza), Nuno, João Campos(1), Grave, Afonso, Pedro ram(1), João Sardão, Luís e Filipe.

Pretos- Cristiano, William(1), João Nuno, Romeu(1), Joli, Guilherme(1), Ricardo, Miguel, Diogo(1) e Jorge Reboocho.


Faltou o Zé Carlos, não se sabe porquê.
Faltou o Walter.
Faltou o Marco. Isto dos mais habituais...
O João Paulo estava também com pouca vontade e acabou por jogar sempre na baliza. Mas foi este senhor a fazer as equipas. E muito bem, já que aconteceu novo empate, tal como na semana passada. E a recolher o dinheiro, claro. Boa, João Paulo. Obrigado.
O dia esteve tristonho porque o Sol não chegou a aparecer. Esteve aquele chapéu de nevoeiro nosso conhecido...mas deu lugar a mais um belo jogo, como vamos ver. No entanto o pessoal de Vagos disse que lá havia um Sol brilhante. Coisas.
Antes do jogo começar o Grave foi junto do repórter (ricardo) dar conhecimento que não fôra registado um golo da sua autoria no Sábado passado. E falou também de outro esquecimento semelhante há uns tempos atrás.
O repórter lamenta a falta. Isto de ser guarda-redes e repórter ao mesmo tempo, não é fácil.. Fica a nota: os enganos não são intencionais e se alguém se sentir prejudicado deve dar conhecimento para que se proceda à correcção. Ok?

Jogo de hoje:
Espectáculo, emoção e equilíbrio.
Os pretos começçaram por fazer 2-0. Mas logo os brancos empataram e muito justamente.
E foi justamente nesta fase que aconteceu o golomais bonito de todo o encontro, o golo de cabeça do Filipe. Que maravilha!.
Este jogador esteve sempre a defesa esquerdo. Mas às tantas resolveu ir lá à frente. E justamente para apanhar no ar um magnífico centro do Pedro Ramalheira. O Filipe vai pelo ar e só com um toque decidido enfia o esférico contra as redes. Gaita....parabéns , Filipe.
E isto contra um guardião de grande classe. Estou a falar do Cristiano, hoje autor de uma exibiçao distinta, segura, quer entre os postes ,quer perante remates bem colocados.Sem dúvida foi um dos grandes, um dos responsáveis pela boa resposta dos pretos. Se o Ricardo estivesse na baliza teria sido uma desgraça...
Até defendeu (na 2ª parte) um estoiro incrível do Nuno. Que magnífico remate e que magnífica defesa. O Cristiano até fez lembrar o pai...boa!
Mas houve mais coisas bonitas durante o jogo. Muita luta, muita raiva, alguns lances com discussão, faltas inventadas, faltas verdadeiras, etc. Muito empenho.
A defesa branca esteve fortíssima com Nuno, Afonso e Filipe e Sardão. Isto quando não tinham o Grave...
Do melhor.
Como é que os pretos conseguiram empatar?
Com humildade. Com Miguel a  connduzir a equipa, com João  Nuno e Romeu a fazer uma ala direita de respeito. E Cristiano na baliza, cllaro. Com Joli sempre a batalhar como é seu hábito. Mesmo com o Afonso em cima dele...

De lamentar, há alguns lances menos bonitos, alguns lesões pequenas e provenientes de choques fortuitos e de pouca duração.
Porém o Romeu lesionou-se no joelho de forma mais grave. Pelo menos foi o que pareceu já que este jovem foi forçado a abandonar o jogo a dez minutos do final. Esperemos que recupere rápido e esteja pronto para o próximo jogo. Ele lesionou-se sózinho, não foi contra ninguém; suponho que teve um entorse no joelho por causa da relva crescida.
Hoje não há rei dos golos. Houve oito golos, marcados por oito excelentes artistas.
Uma nota especial para o meu colega Jorge Rebocho. Foi ele  que jogou a ajudar-me, jogou sempre à minha frente(joguei a defesa esquerdo). De outra forma não teria sido possível eu aguentar até ao fim. Obrigado, Jorge, um abraço.
Tarde encantadora. Obrigado a todos.
Já no café, tivemos hoje a grata surpresa de ser acompanhados pelo Artur Calado. Não se sabe ainda quando será  seu regresso; mas certamente será breve. Tivemos também a companhia do William, o que não é habitual. Esperamos que tenha gostado do fininho...

sábado, 19 de junho de 2010

Brancos 9, Pretos 9 - Regressou o Zé Alb/ João Paulo de fora. Gui o rei(4).



Brancos - Ricardo(baliza), João Campos(2), Paulo, Miguel, Grave(Pb), Walter(3), Pedro Ram(1), Marco(2), Jorge Rebocho e o Belho que ia a passar.

Pretos - Zé Carlos, Joli(1), Zé Alb, Nuno, Diogo(3), Luís, Gui Rei(4), João Sardão(Pb) e Filipe.


O mais estranho da tarde foi o João Paulo estar presente e não querer (poder) jogar. Parece que anda com um pouco de "óxido" no pé. De qualquer forma fez questão em se presentar ao serviço e por isso merece os parabéns. Foi o João Paulo a fazer as equipas, a cobrar o euro e meio e...a contar o tempo.

Mas aconteceu outra coisa importante. Apareceu o Sr. Dr. Albergaria com uma vontade enorme de jogar a bola. Ficou-se quase todo o tempo pela baliza pois achou que a falta de treino poderia revelar-se a jogar na frente. Mas portou-se muito bem, fazendo defesas dignas de mérito especial. Boa, Zé.

Apareceu de novo "aquele  jovem" do carro vermelho que se intromete sem falar com ninguém, que se esquece de pagar e até de jogar. Também voltou a abandonar o jogo antes do final.
Foi colocado ao acaso numa das equipas porque se considerou que estar dentro do campo ou fora dele seria a mesma coisa. Por acaso não concordo pois ele atrapalha se lhe passam o esférico...

Jogo:
Começo por refrir a excelência da defesa Branca. Reparem:
Ricardo na baliza.
Central, Jorge Rebocho.
Defesa esquerdo, Paulo.
Defesa direito, Belho.
Excelente.

Claro que a equipa branca se resumiu ao trio esforçado: João Campos, Grave e Miguel.
Eles foram os heróis. Mas contaram com a colaboração de alguns artistas que correm às vezes: Pedro, Walter e Marco.

E a verdade é que conseguiram empatar a partida e até poderiam ter ganho, pois os pretos empataram só mesmo no final.

O resultado ao intervalo era favorável aos pretos por 5-4 e a ninguém surpreendeu. Os pretos cedo se revelaram melhores, chegando naturalmente ao 2-0.
Nesta 1ª parte o Nuno esteve em grande na defesa dos brancos. Tanto nas bolas altas como nas bolas disputadas no chão, antecipando-se braviamente às quase infrutíferas investidas do João, do Walter e do Marco.
Na frente o Guilherme foi de novo o rei dos golos. Sentido de grande oportunidade explorou sabiamente as fraquezas brancas. Até de cabeça marcou...parabéns.


Na 2ª parte pensava-se que os brancos iriam apanhar uma abada por jogarem contra o vento, mas o futebol tem as suas supresas.
O Joli subiu um pouco no terreno usando toda a sua energia para "empurrar" o Diogo para a frente.
O facto de o Luís se encontrar algo debilitado do joelho, roubou valor ao ataque preto.
Zé Albergaria esteve bem na baliza e o Filipe foi suficientemente forte para aguentar os "devaneios" do Marco que até lhe subiu pelas costas acima...
Zé Carlos esteve muito bem. Exceptuam-se algumas situações em que a bola anda depressa demais e até o "puxam" para fora do terreno...

O golo mais bonito do jogo aconteceu na sequência de um canto marcado por   Pedro Ram. Ele envia a bola para a área e surge o João Campos e ...sem deixar bater, envia um estoiro para o sítio certo.

E outro em que o João C.faz um passe longo por cima de todo o campo e lá na frente o Marco a envia directamente para a baliza. Excelente.

Há ainda um lance magnífico ainda na 1ª parte em que o Joli progride sózinho terreno acima até à baliza do Ricardo e aí desfere o remate fatal e certeiro. Parabéns Joli.

Para terminar aqui ficam os votos de rápidas melhoras do João Paulo.
E já agora um recado para o Zé Albergaria: ó Zé, vê lá agora se andas uns tempos sem faltar...

Ainda na 1ª parte, num lance infeliz, o Paulo apanha com um estoiro directamente na cara e à queima roupa. Gaita!!! Até teve de sair um pouco. Mas recuperou.

domingo, 13 de junho de 2010

Brancos 6, Pretos 3 Mas ia sendo uma vergonha...Rui foi o rei dos golos(2)




Brancos- Rui(2), Grave, Nuno(1), Guilherme(1), Diogo(1), Renato,João Paulo(baliza), Nuno Paiva, Paulo, Luís e "Belhote"(não é velho como eu).
Pretos- João Campos, Joli, Miguel(Pb+1), Pedro Ram, Samuel(1), William(1), Ricardo(baliza), Afonso, Cesário, João Sardão e Marco.

Desculpem o atraso. Estive fora...
Ora bem:
O Zé Carlos faltou. Mas o grave é que telefonou a dizer que estava longe mas tentaria chegar a tempo. E era seguro que viria lanchar. Nem uma coisa nem outra...
O Jorge faltou. Não é conhecida a razão.
Um gajo de bastante idade e com uma grande barriga ia a passar junto ao campo, achou piada, pediu para jogar connosco. Deixámos e ele foi jogar à defesa. Sairia logo que o Zé Carlos chegasse. Foi um espanto. O Homem foi todo convencido da sua enorme exjbição.Mas abandonou a meio do segundo tempo. Simplesmente foi-se embora...

O João Paulo fez as equipas todo o mérito que todos lhe reconhecemos. No fim aparece o Pedro Ram que lhe sugere trocar a estreia Samuel dos brancos para os pretos, pois ele era de qualidade superior ao Rui e os dois juntos seria um inferno. O João Paulo lá acreditou ...e lá fez a troca. Pensa-se que o Pedro o que queria era jogar com o seu amigo.
Estragou o jogo.
Porque o Samuel não chegou nem aos calcanhares da influência do Rui. Não estou ainda a dizer que o Samuel não seja um grande jogador, ainda não vi o suficiente. Mas a verdade é que HOJE, não foi. E esteve longe de influenciar.

Assim, a 1º parte foi terminada com um concludente 4-0 a favor dos brancos.
Os pretos, muito embora com João Campos, Joli, Samuel, apesar da sua grande vontade de avançar, não conseguiram nunca ultrapassar a forte defensiva branca. Repare-se: Nuno, Grave, Renato(excelente), Guilherme, Nuno Paiva formavam uma barreira eficaz.
O Rui esteve excelente a marcar cantos. Ajeitou o vento(??) à trajectória do esférico, obtendo assim dois golos maravilhosos. E não foi só isso.Foi um batalhador incansável e com grande poder de remate.E com o Diogo e o Gui a empurrar...


2ª parte
Pensou-se que os pretos, agora jogando com a forte ventania, iria conseguir dar a volta ao resultado.
Engano.
Ou porque o Ricardo dava mais um pito, ou porque o Cesário enterrava todas  as jogadas, a verdade é que foi só nos últimos cinco minutos que os pretos conseguiram marcar.
Gaita...o Cesário esteve mesmo mal, péssimo.
Apesar do esforço do Joli e do Samuel, também o João Campos esteve hoje claramente abaixo do habitual.
E realmente não encontrou em Samuel a ajuda anunciada.
O Nuno fez um centro de longe (meio campo). Traiçoeira, a bola, guiada pelo vento foi entrar no cantinho da baliza dp Ricardo que nem esboçou a defesa.
Por vezes há jogos assim. Por mais que se insista, os golos não entram Foi o que aconteceu aos pretos. Apenas marcaram no final...
Não chega.
Mas o jogo foi bom, agradável.
Os parabéns para o Diogo. Não só pelo golo obtido, mas principalmente por se ter encolhido num lance para golo em que me poderia ter magoadocaso não fizesse aquilo que fez. Obrigado, Diogo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

sábado, 5 de junho de 2010

Brancos 3, Pretos 12 !...C´a grande tareia! E ganda jogo!! Gui, the king (5).


Brancos- Miguel, João Campos(2), Ricardo, Marco, Romeu(1), João Sardão, William, Walter e Paulo.
Pretos- Gui(5), Morgado(4), Jorge Rebocho, Grave, João Nuno, Nuno Paiva, Pedro Ram e Diogo Calado(2).

Grande tardada.Tempo óptimo para o futebol.
Faltou o Zé Carlos. E também o João Paulo. Assim, o Ricardo foi o único velho.O João Paulo telefonou a avisar que não podia vir. Mas o Zé Carlos nada disse. Por isso recebi muitas reprimendas do pessoal, a pedir para lhe chegar a roupa ao pelo...
 Ao que a gente chega...
Faltou também o Nuno. Por isso certamente não vamos ter a habitual crónica "filmada"...
Nota: Ó Nuno, tu não viste nada. Mas se não tiveres nenhuma sugestão, podes fazer uma foto com o Jorge Rebocho a cortar jogadas com a mão. É que ele cortou 3 jogadas importantes com golpes de mão. O "gajo" está difícil de passar...
O Gui apresentou-se de camisola às riscas verdes e brancas, diz que é a camisola do Jardel. Eu Ricardo, opus-me; mas ele esteve-se nas tintas e foi jogar com aquilo que não é preto nem é branco. E lançou alguma confusão. Por isso já lhe prometi, se ele se voltar a apresentar com camisolas às riscas, eu prometo não jogar, embora faça muita falta, eh, eh !!!...

Quem fez as equipas foi um novo trio: Gui, João Campos e Walter.
E as coisas ficaram equilibradas, apetitosas como vamos ver apesar do desnivelado resultado.
Vamos então ao jogo.

1ª parte
Maravilha.
Excelente 1ª parte. Futebol bonito e consciencioso...
Os brancos práticamente sempre em cima da baliza preta, com um futebol bonito e objectivo.
Pimba, pimba e mais pimba. Os brancos sempre em cima. Mas os golos a não surgirem. E os brancos a teimar, a desenhar um futebol saboroso e apontado à baliza.
Mas estava lá um "enorme" : Leonardo.
Este jovem foi buscar bolas ao cantinho, o malandro...
Além disso os pretos tinham lá o Autocarrro estacionado à frente da baliza:  Grave, João Nuno, Morgado, Pedro ramalheira, e Jorge que atéjoga com a mão...
Não era fácil.
Assim além das oportunidades perdidas, foram os pretos que ousaram marcar. Fizeram seis contra-ataques e marcaram 3 golos. Quem sabe, sabe! E o resto é conversa. O MOrgado abriu o activo com um excelente remate de longe. Depois o Gui e o Diogo aproveitaram bem duas jogadas à queima da baliza.
O Romeu, que a té esteve muito bem a acompanhar o sempre esforçado João Campos, lá reduziu para 3-1 favorável aos prtetos e estava feito o resultado para intervalo.Correcto.

Intervalo: houve quem pensasse ( eu pensei) que os brancos iam dar a volta ao texto. Porque estavam serenos, procuravam jogar bem, sem atropelos e não havia individuaalismos.

2ªparte
Não se verificou nada disso.
Nada se alterou.
Continuaram os brancos a atacar forte e feio, continuaram os pretos com o autocarro estacionado à frente da baliza e de vez em quando os pretos iam lá à frente e faziam mais um. Nada tinha que saber.
Houve um esforço brutal por parte dos brancos no sentido de tentar a recuperação, mas sempre acontecia qualquer coisa a comprometer, como um disparate do Paulo(hoje terrível) ou do Ricardo , ou de outro qualquer, mas principalmente estes dois "artistas".
O jogo continuou divertido e interessante apesar do desnível emgolos.
Luta até ao fim. Embora na fase final os brancos já estivessem algo desanimados.

Parabéns especiais ao Guilherme pelos seus cinco golos. O 2º golo foi muitobom, com um perfeito remate de meia distância impossível de defender para o Ricardo.. Estava indomável este Gui. parabéns pois pela jornada explosiva.
Claro que o Morgado esteve igualmente e simplesmente "maestro". Dois golos de longe, carregadinhos de intenção, acabarm por definir a diferença.
E o Diogo, claro, com os seus dois golos...

Do lado branco, o esforço foi um tanto inglório para o João Campos que não viu transformadas as ocasiões de que dispôs.  Apenas duas. Para tanto esforço.
O Romeu foi um bom companheiro, ajudado por William e  Walter em excelente primeira parte. Na segunda parte foi bem pior porque o cansaço já é grande.
O Marco e o João Sardão até estiveram bem.
O MIguel fez o que era possível, claro. Mas as coisas não correram bem. Não faz mal. Pode ser que corram melhor no próximo. Divirtam-se.