sábado, 3 de agosto de 2013

Brancos 2, Pretos 3- O empate teria sido mais apropriado. João Campos foi Rei dos golos com 3. Miguel Bastos lesionado.o



Brancos-Cristiano(baliza), Miguel Bastos, Gui Rama o regressado), Grave, Joly(2), Fredy e Fernando.

Pretos- Abel )baliza), João Campos(3), Pedro Ram, Nuno, Gonçalo, Ricardo, Romeu e Jorge Rebocho.

Repare-se que os pretos jogaram com um jogador a mais, sendo que esse era o Ricardo velho...

João Campos fez as equipas. E muito bem, colocando um guarda-redes a sério em cada baliza; Cristiano de um lado e Abel do outro.

Isso contribuiu para um jogo fora se série, de qualidade e despique extraordinário, semelhante aos profisionais. Ou até melhor...porque não?

Os dois guardiões foram determinantes. De tal forma que o primeiro golo surgiu apenas aos 44 minutos. Gaita...

O Cristiano voltou a ser enorme, defendia bolas altas e baixas, em todo o lado.
O Abel não lhe ficou atrás, autor de garantias especiais para que o resultado ficasse tanto tempo em branco.Por várias vezes compensou erros dos seus colegas da defesa.

Parabéns para ambos.

O primeiro golo foi da autoria do Joly, um belo golo. E merecido, a meu ver. De facto os brancos mostravam maior esclarecimento na sua organização e  especialmente no ataque.
Miguel Bastos em grande forma, foi um motor resistente e rápido. Ainda por cima tinha por companheiros o FredY (sempre desejoso de marcar um golo à meia volta) , um Joly poderosíssimo e um Fernando electrizado, sempre empenhado em construir. Atrás tinham um Grave igualmente em grande forma. E se eventualmente houvesse algun erro, lá estava o irrepreensível Cristiano para tapaar tudo.

E foi aí que os brancos esbarraram. Bem tentaram, sem dúvida. Mas encontarvam sempre aquela teimosa barreira impedindo o funcionamento do marcador.

Aos 44 minutos, finalmente, Joli abriu o activo, já muito perto do intervalo. E ficou este resultado ao intervalo. Justo. Prémio para todos os jogadores que, por acaso estiveram, todos muito bem. 

Vou abrir uma nota especial para dizer que os pretos jogaram de tronco nu (devido ao calor). Os brancos jogaram de camisola branca, claro. Porém isto originou alguma polémica porque o Pedro Ram (preto) , como tinha a pele muito branca, confundiu-se com os brancos , tendo por isso recebido vários passes ...dos adversários. E este atleta recusou vestir uma camisola. Mal. Em minha opinião deve ir para a praia durante a semana para tentar queimar um pouco. Isto é considerado batota.

2ª parte

Os pretos assediaram a baliza branca, mas sempre lá estava o Cristiano a   impedir o empate. O Nuno sentiu necesssidade de subir um pouco, na tentativa de ajudar o João e o Romeu que bem se esforçavam.
Gonaçalo - que fizera uma excelente 1ª parte. começou a arrear das pernas, abrindo assim algumas portas na defesa. E o defesa Pedro Ramalheira estava cheio de sono, não podia correr muito.

Assim, foram os brancos a marcar de novo. E de n0vo pelo endiabrado Joly que continuava a correr como um leão. Irra!...

Agora a perder por dois golos, seria de esperar que os pretos desanimassem. Mas NÃO! Continuaram a tentar, sempre a tentar, sempre a forçar o ataque. Nesta fase, as jogadas eram construídas pelo João C., Romeu, Nuno,  Gonçalo cansado e o Pedro Ram mais atrasado no terreno. E foi nesta fase que o Jorge Rebocho deu nas vistas, com intervenções magníficas, cortes oportunos e de excelência. Está de parabéns, este Jorge, grande.

E lá continuavam os dois guarda-redes a comandar as operações, exibições monstras.

Mas , na sequência da sua teimosia no ataque, os pretos acabam por fazer um excelente golo animador e da autoria do João Campos, grande remate certeiro que o Cristiano não conseguiu impedir. E os pretos já mereciam...
A coisa ficou mais disputada, claro.
Excelente desafio.

E a dada altura deu-se o início da alteração que viria a dar a volta ao resultado. Em lance menos feliz, o Nuno calca o pé do Miguel Bastos. O Miguel queixa-se bastante, saíu do campo, o jogo parou, o Gui foi buscar gelo. Mas lá foi recuperando lentamente. Não porém o suficiente para continuar no seu lugar. E foi para a baliza, trocou com o Cristiano, foram duas baixas  simultâneas.
Naturalmente o rendimento dos brancos foi abaixo.
 E claro, os pretos continuaram a jogar da mesma forma, isto é, insistino, insistindo, insistindo.

Todo o pessoal começava a ficar estoirado, o relógio não andava...


E os mais frescos foram os pretos.
João Campos marca de novo cheio de determinação.
O MIguel já fizera uma boa defesa. Mas não parou esta. Tudo ficou empatado, 2-2.

E nada se alterou, o jogo continuou disputado ao milímetro,  animado. O golo podia surgir para qualquer lado.

E os mais felizes foram os pretos, com novo golo do empenhado João Campos que acaba por fazer o seu terceiro golo, que é também o terceiro golo da sua equipa.

Joly marca todos os golos da sua equipa. E o João marca todos do outro lado. Certo. Parabéns para os dois.

Para terminar, na minha perspectiva, o empate teria sido mais justo. Premiaria a excelência da 1ª parte dos brancos e premiaria a excelente reacção preta durante todo o jogo, especialmente na fase final. Mas é preciso ter em atenção o sucedido ao Miguel Bastos.

O João Sardão não apareceu porque, além da feira, tem ainda dores numa perna e tem medo de jogar. Mas espera poder vir no próximo fim de semana. Oxalá.

Segue um abraço para o saudoso Zé Carlos. E o João Paulo? Porque não vem nem diz nada? E o Artur Calado? Que silêncio!... Coitado do Ricardo. ..

Ricardo Campos




4 comentários:

  1. Grande reportagem Ricardo! Realmente com dois guarda redes de topo o jogo é mais interessante e ninguém fica com a "azia" de ter sofrido "pitos ", desta vez não se ouviu o Nuno?! Destaco na minha equipa o prazer que é jogar com o Grave..que já à muito fazia falta, parece mais calmo e tudo, mas tem uma importância extrema. Até porque assim estando o Nuno e o Grave de cada lado, dois guarda redes e dois "pontas de lança" os jogos são sempre equilibrados! Não gostei de perder, acho que foi injusto, proximo sabado quero a desforra, oxalá que a mesma malta apareça!! abc

    ResponderExcluir
  2. PArabéns Joli!!
    Um abraço, João

    ResponderExcluir
  3. Mais uma extraordinária capa para a colecção. Parabe´ns Nuno, grande!!!


    Também oncordo inteiramente com o comentário do Joly. E também acho que o Grave apareceu muito bem. O resultado devia ter sido o empate.
    Boa, Joly

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Se tudo correr bem, claro, vou jogar. E quero ver se não vou à baliza!...

    Nem quero fazer as equipas.


    Ricardo

    ResponderExcluir