sábado, 16 de abril de 2011

Brancos 6, Pretos 2 Vitória justa mas com discussão pesada. Foi a tarde do Rei Renato C/ 3 golos muito bonitos.Grave abandonou.12 contra 12.



Brancos- Afonso(baliza sempre), João Paulo, Grave, Renato(3), Zé Albergaria, Walter, Paulo, Jimi(2), Ricardo Marques(1), Guilherme, Marco e Luís Panelas.

Pretos- João Campos(baliza), Zé Carlos, Ricardo, Joli, Morgado, William(1), João Nuno,João Sardão, Miguel(1), Pedro Ramalheira, Emanuel e Bruno(amigo do Joli).

Excelente tarde de Sol.
Zé Carlos fez as equipas. Mas não foi por isso que o resultado foi tão desiquilibrado. Vamos já a ver.

Pudemos contar com a presença do Sr. Dr. José Albergaria recentemente doutorado com um trabalho sobre citrinos do Algarve (em vez de morangos da Vagueira), especialidade Marketing...
Parabéns.
Acho que o Zé aprendeu a marketinzar aqui na Vagueira. Já vamos ver porquê.

Apareceram 24 jogadores, sendo que 2 deles eram novos: Luís Panelas e Bruno.

Depois de uma votação apressada ficou resolvido não os deixar de fora. Assim foi um 12 contra 12.

O Zé Carlos vendeu-nos uma bola nova. €15.

1ª parte
Com João Campos na baliza os pretos nunca conseguiram organizar-se verdadeiramente, depositando todas as esperanças no irreverente e incansável Joli e na maestria do Morgado. A sua segurança seria garantida pelo MIguel e pelo João Nuno.
Mas as coisas correram mal para eles já que o Joli fez talvez a sua pior exibição de sempre. Nada lhe calhava bem, nem passes nem nada. Embora com muita força e dedicação, a verdade é que até a dominar os passes esteve mal. Há dias. ..

O Ricardo velho pediu ao Emanuel que jogasse recuado e à sua frente para assim tentar parar o adversário Renato que estava a jogar na sua ala direita. O pior é que o Emanuel tem força a mais e não conseguiu ficar ali. Claro que o Renato não perdoou e começou por marcar um golo fora de série mesmo com o João C. na baliza. Quase sem ângulo faz um centro-remate que traiu o Guardião. Bonito golo. O 1º de uma série espectacular de 3 excelentes goloos. Foi sem dúvida a grande tarde do Renato. Parabéns, Renato.

Diga-se por ser verdade que os pretos dispuseram de 3 ou 4 oportunidades de golo quase feito. Mas essbanjaram escandalosamente e os resultados não se fazem com falhanços, fazem-se com golos, não é Reanto?

De referir também um outro remate do Renato da frente da área e que todos já gritavam golo, mas o João, com um voo absolutamente extraordinário conseguiu empurrar para canto. Linda fotografia que foi pena não ter tirado, pois foi o lance mais bonito de todo o desafio.

Assim chegámos ao intervalo com uma justa vitória dos brancos por 2-0

Durante o intervalo o enorme Zé Carlos teve de se ir embora pois recebeu uma chamada  dando-lhe conta que a sua esposa caira em casa e estava magoda com um entorse.
Pena.

2ª parte
Agora sem o rapidíssimo extremo direito, os pretos ressentiram-se um bocado. Mas con grande coragem lá foram conseguindo mostrar que o resultado ainda não estava feito. E marcaram.
Marcaram, mas os brancos também marcaram . O  potentíssimo Jimi fazia centros muito bem dirigidos para a velocidade do Renato e do Ramalheira e Ricardo Marques que assim iam explorando a idade do defesa Ricardo.
Mas também é  verdade  que os pretos fizeram o 3-1 e trilharam os brancos na sua área metendo-lhes medo e respeito.
João Campos saiu da baliza dando o lugar ao Ricardo, ficando assim aberta a defesa esquerda dos pretos. Mas abria-se a esperança do João conseguir dar a volta aos acontecimentos.
A luta acendeu-se. Muito.
E o fulgor foi tanto que, num lance muito rápido o Ricardo Marques foi atrás da bola que ia em direcção à vala, naõ conseguiu travar a tempo e enfiou-se na vala tomando uma banhoca inesperada. Coitado, lá continuou a pingar até mesmo à hora da merenda.  Fez lembrar o Walter. Lembram-se?E também o Afonso.

E foi justamente neste momento de alguma aflição que aconteceu o grande e mau momento do jogo. Há uma falta à entrada da área dos brancos. Quem vai marcar é o Joli. E faz golo.
Mas a bola não vai ao centro porque os brancos não autorizam.
Grande discussão. O Ricardo-velho pergunta porque é que a bola não vai ao centro. Os brancos respondem que a falta foi marcada indevidamente.
A dúvida era a seguinte:
Os brancos acusaram o Joli de marcar a falta num sítio diferente do local onde fôra a falta.
Mas o Joli, testemunhado por João Nuno garantem que o Paulo fizera barreira, simplesmente ficara com as pernas abertas e foi justamente por aí que a bola passou e foi golo.
Bom, as teimas foram tantas que o conjunto formado por Zé Albergari, Grave, João Paulo e Afonso ameça que se vai embora se o golo contar.
Os pretos riem-se. Alguns perguntam qual a idade daqueles jogadores...
E os tais vão-se mesmo embora. Saem do campo e vão para os respectivos automóveis.
Então os pretos, ante o desmoronamento de uma agradável tarde desportiva, acabam por aceitar o anulamento do golo e chamam os jogadores amuados.
E ELES VOLTAM !!!
Só o Grave é que não voltou e ficou até final dentro do seu carro.
 Foi uma cena lamentável que se pode resumir assim: os "desistentes"  acabarm por impor a sua vontade, o seu ponto de vista. Foi pena.

Pouco depois o Pedro Ramalheira leva uma porrada enorme na canela que o deixa todo esfarrapado. Andou a manquelitar um bocadito mas acabou por sair deixando os pretos apenas com 10 jogadores.
E pronto.
O jogo estava feito.
O resultado também. Foi um dar no velhinho.
E Renato foi o rei da tarde. Não só pelos seus golos mas também pela classe com que os fez. Parabéns Renato.
Quanto ao valor da vitória, acho que é indiscutível.
Os brancos mereceram. Falharam menos, aproveitaram muito bem.
Agora vamos aos comentários.
Ricardo

9 comentários:

  1. boas e de lamentar o que se passou.... não era caso para abandonarem o campo, mas prontos cada um tem as suas atitudes.

    Em relação ao jogo acho que deveria ser feito
    11 contra 11.Ate porque não existe futebol de 12. já aconteceu alguns ficarem de fora noutras ocasiões...etc etc etc

    EXEMPLO COM QUEM ACONTECEU:(ficar de fora)
    - Abel
    - Paulo
    - joli
    - Diogo
    (este pessoal e do habitual)

    Agora Sr. Ricardo e resto do pessoal comentem e digam as opiniões acerca deste assunto.


    ASS: Jimmy

    ResponderExcluir
  2. Resposta do Ricardo:
    A solução é sempre difícil porque se por um lado não gostamos de deixar ninguém de fora, pelo outro todos sabemos que 24 jogadores neste campo torna tudo mais difícil.
    Assim a situação foi democráticamente submetida a votação. E o maior nº de votos foi a favor de 12 contra 12...por isso temos de respeitar.
    Mas de facto mais uma vez se provou que é um excesso.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Outro comentário do Ricardo:
    Eu, por ser o mais velho e como se tratava de 2 jogadores não habituais, devia de facto terdito: Não Jogam! Tudo ficava resolvido.

    Mas custa-me tanto...!

    Desculpem.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. A atitude do Grave foi má, mas por vezes o ser humano com a cabeça quente tem atitudes que não são pensadas... Por isso, e acho que posso falar pela maior parte dos jogadores, o Grave é um dos grandes pilares da vagueira e por isso esperamos por ele no próximo sábado para comer umas amendoas todos juntos...

    Realmente está provado que 12 jogadores naquele campo dá origem a muita confusão entre jogadores... Ricardo futuramente tens que tentar evitar este tipo de situações mesmo que tenhas que dizer não, todos nós sabemos que é difícil, mas depois ando tudo dentro do campo a chatear-se e a chamar nomes uns aos outros que depois pode dar outro tipo de chatices.

    Bons treinos semanais...

    Emanuel (Nelo)

    ResponderExcluir
  5. Como é obvio só devem jogar no máximo 11 contra 11. Não existe futebol de 12.

    Ou então para a próxima põe-se uma baliza no mar e joga-se futebol de 15.

    Não dá, não é.

    ResponderExcluir
  6. Podiam assumir o que dizem e assinar as mensagens.


    Emanuel (Nelo)

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos. Antes de mais queria aqui reiterar a minha posição relativamente ao que se passou no sabado. O lance do golo anulado, resulta de uma infracão ocorrida claramente dentro de area(se bem que não existem linhas, estávamos bem próximos da baliza) pelo que saímos desde logo prejudicados, pois as marcações dos livres, é o que se sabe!! Admito, que possa ter marcado a falta 1m, 2m (no máximo) ao lado do local correto, mas nem pouco foi à frente, logo não tinha qualquer vantagem. Além disso, marquei o livre, porque o Paulo (a mando dos elementos da sua equipa) veio fazer barreira, só que se esqueceu de "fechar" as pernas, daí que rematei de pronto. Apesar de ter dito na altura que não voltaria atrás, depois de ver a reacção do João Paulo e do GRAVE (que foi grave de facto) concordei em repetir a marcação do mesmo, pelo que não entendo a atitude de HOMENS desta IDADE que agem como crianças!!Por favor, é apenas um jogo! Se assim fosse, toda a minha equipa teria que vir embora do campo, pois os BRANCOS passaram todo o jogo a interromper lances de perigo aproveitando o facto dos livres serem marcados desta forma (foram: puxões, agarrões, mãos em lances em que a bola vai para a baliza, entradas, etc etc etc..)enfim amigos, a minha suges~tão é que se altere a forma da marcação dos livres, mais vale uma barreira a 3m (nem que não seja respeitada sempre essa distância) do que esta forma em que nem sequer se consegue passar a bola para trás, quando deveríamos era poder rematar à baliza!! Queria tb aproveitar para aqui publicamente (apesar de o ter feito pessoalmente) pedir desculpa ao João Paulo, pois disse coisas que não devia,mas no calor do momento, enfim, desculpa João. Não poderei ir nos 2 próximos sabados, pelo que desejo boa sorte a todos e que tudo corra pelo menos melhor que o anterior. Um abraço Fábio Costa (JOLI)

    ResponderExcluir
  8. PS: relativamente aos 12 jogadores, na altura fui dos que votei a favor, tambem porque me senti "culpado" por ter levado mais um elemento. Contudo depois deste jogo ficou claramente provado que não é possivel jogar,muito menos divertirmo-nos jogando bem, neste campo com tantos jogadores. Se votarem neste sabado eu sou a favor que 10 é ideal, 11 é aceitavel, 12 é impraticável. Ricardo, lamento a minha exibição, mas há dias assim, voltarei na próxima melhor com certeza, prepara te se fores à baliza eheh, abraço

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma perna toda negra... pessoal próximo sabadooo levem uma armaduraaaA!! pode ser precisa! já n há contenção o crime compensa, e começa a tomar proporções ridículas. Devia-se ter mais atençao a isso, pois estamos mais perto de ir lanchar nas urgencias do hospital do que da tosta mista...
    O rato... é o maior e partiu a casa toda :P ganda renato!

    Pedro

    ResponderExcluir