sábado, 26 de outubro de 2019

Brancos 0, Pretos 0 – O Sol brilhava no máximo. Mas não houve jogo por falta de gente. As regras são mesmo difíceis de entender. Acho que o Solo até ficou mais zangado que o João Sardão. Este senhor quase que chorou e tem de alterar a vida toda…


Cenas tristes como estas, não serão muitas, mesmo ao longo da extensa carreira desportiva-amadora que tive.
Não haver jogadores com um dia maravilhoso como o de hoje, é realmente entristecedor. E fiquei mesmo triste, apesar de não jogar.
Ainda por cima fiquei sentido com o facto de o Nuno não me atender a chamada que lhe fiz. Lembrei-me da sua ameaça feita no sábado último. Claro que pode não ter tido possibilidade de vir, mas se foi por causa da promessa feita, fico triste.
Acho que o apaixonado pela bola deve tentar esquecer os maus momentos, lembrar as alegrias e tentar jogar sempre. Sempre. Não guardar sentimentos contra o futebol.


Lista de presentes_
1-Slimani
2-João Campos
3-Ney
4-Mateus
5-Lucas
6-Bernardo
7- Parente
8-Pedro Jesus
9-João Sardão

Faltosos
1-Zé Carlos com uma constipação pesada.
2-Josiel com fortes dores no pé.
3-Luís a trabalhar
4-Hélio a trabalhar.
5-Pedro Ramalheira deduz-se que foi trabalhar
6-Jorge Rebocho deduz-se que foi trabalhar.


Diga-se ainda que falharam as tentativas de avisar o Lucas e o Bernardo que não havia jogo. Não atenderam o telefone.



Triste como a noite. Ricardo.







sábado, 19 de outubro de 2019

Brancos 12, Pretos 10- Jogo muito renhido e com surpresas. Tivemos sorte com a chuva (só caíram uns pingos). João Campos e Rui Maio foram os REIS dos golos com cinco(5); Furão marcou quatro(4); Slimani marcou 3; Luís, Ney, Pedro Pisa, Pedro Ramalheira e André Pinto marcaram um (1). Tivemos a visita do ex-jogador Walter que assistiu meia hora. Tivemos a companhia do Artur Calado para lanchar. Ricardo Campos, eu, fui “convidado” a ir à baliza!!!... porque estavam ímpares e só o Josiel a defender. Enfim, coisas… Zé Carlos faltou e o Lucas tinha o telefone fora de serviço, não sabe mos o que se passou; mas perdeu esta partida…


Brancos-Ricardo(baliza), André Pinto(1), João Campos(5), Ney(1), Luís(1), Furão(4), Igor (estreia brasileira amigo do Ramalheira) e João Sardão.

Pretos-Josiel (baliza), Nuno, Rui Maio(5), Jorge Rebocho, Pedro Pisa(1), Mateus, Pedro Ramalheira(1) e Slimani(3).


Foi o Nuno  a fazer  as equipas. Mas acabou por “passar” ao Rui Maio que, pelos vistos, as fez muito bem, porque o jogo foi muito bom e até meteu discussões.
Discussões!!!
Vejam bem, até meteu discussões.
V amos ver.

1ª parte
Eu fiquei na baliza e o caderno na outra baliza. Assim, os apontamentos são feitos pelo Josiel, que era o guardião do outro lado. Obrigado, Josiel.

0-3- O Rui Maio fez os 3 primeiros golos da partida, fazendo prever um desenlace fácil para os pretos.
Mas atenção: um destes golos foi um TIRO tremendo de longe, de tal modo poderoso que o André Pinto teve de fugir e eu nem a vi. Ou melhor quando vi, já estava lá dentro. Parabéns, Rui. Grande tiraço.
1-3- João Campos reduziu.
1-4-Pedro Ramalheira faz uma investida perfeita pela ala direita e acaba por desferir um remate muitíssimo bom e certeiro. Grande golo para o Pedro. Sim senhor. Parabéns.
1-5-Slimani estava lá, claro. Ele é rápido, muito rápido. E marca.
2-5- Furão consegue reduzir. Bom.
2-6- Slimani consegue aumentar a diferença.
3-6-Ney surpreende a assistência com esta progressão no terreno e remate fatal. Grande golo. Tudo em pé. Grande.
3-7-Rui Maio não para de somar.
3-8-Slimani usa a sua velocidade para empurrar para lá para dentro.
4-8-André Pinto consegui reduzir a diferença. Ainda bem, porque isto começava a ficar escandaloso.

Acontece que este resultado até era justo. Os brancos parece que inventavam maneiras de passar mal as bolas. Faziam maus passes, deixavam-se desarmar facilmente e outros disparates. Para não falar no guarda-redes, claro. O brilhante Furão insistia nas fintas de bola perdida, quando um passe para trás seria aconselhável. Mas não era só isso. As coisas corriam mesmo mal.
Os pretos, através do Rui Maio, Slimani, Pedro Ramlheira e Pisa, exibiam um fulgor do caraças e criavam perigos constantes. Mas a diferença de golos , se calhar até era um exagero.
Claro que a defesa também estava segura. Com um fortíssimo Nuno a impor as regras e um Josiel firme a defender. Todos sabemos que o Josiel é excelente guardião.
Por isto mesmo, no intervalo, estivemos para trocar o Ricardo com o Josiel. Para ver se conseguíamos equilibrar as coisas. Mas afinal tudo ficou na mesma.


2ª parte
Claramente as coisas alteraram-se muito.
Penso que por força do empenho aplicado pelos brancos, principalmente o refinado “construtor” de jogo, João Campos. Era vê-lo a perseguir os adversários com bola, a  tentar o remate forte que Josiel conseguia parar, etc. A estreia Igor também se empenhou mais, embora eu não seja capaz de dizer que jogou muito bem.
O André Pinto aventurou-se a subir frequentemente no terreno, fornecendo o João Campos e o Furão. Do lado direito esteve o Sardão a fazer trabalho igual. Tudo somado acabou por dar frutos.
O Ney também esteve muito bem colocado no terreno e fez múltiplos cortes fundamentais. Mas o André foi o rei dos cortes.
Porém, a diferença de golos ainda cresceu.

4-9- Pedro Pisa marca este golo de cabeça, na sequência de um canto marcado por Slimani. Tudo perfeito. Belo golo. Bom centro, boa cabeçada e o eu não fui capaz de cortar. Grande golo.
5-9- João Campos conseguia reduzir e animar o pessoal e a ele próprio, claro.
6-9-Furão arranca este tiro cá de fora da área, Grande e fundamental golo.
Mas o Furão até nem estava a jogar bem. E neste momento até desarmou o colega João Campos, quando este se esgueirava a correr para a balizqa. Coisas da bola…
7-9-João Campos. Este golo teve origem numa falta perto da baliza preta a castigar uma falta do Nuno. Acabou em golo.
8-9- João Campos de novo. Um belíssimo remate cruzado do canto da área, um grande golo. E que acaba por retratar a enormidade do esforço do João. Muito bem. Parabéns.
9-9- Furão, também com um certeiro remate de longe. Muito bom, sem dúvida. Parabéns Furão.
10-9- João Campos. Surpresa total de toda a gente. A reviravolta. Com o foi possível? Incrível. Neste golo, o João rouba a bola ao grande Josiel , desvia-se e acaba por fazer o golo. Lindo, eficaz.
Mas a recuperação era bem possível.
Mas não foi porque agora as coisas corriam mal aos pretos.
10-10- Agora o Mateus queixa-se de uma falta que parece  que só ele viu, na linha da área branca. Este lance dá discussão grande. Mas acaba por ser mesmo  falta. E o Rui Maio aponta certeiro para a baliza. Estava feito o empate.

Estávamos muito perto do fim e a sorte não quis nada com os pretos.

11-10-Num repente, o Furão marca um golaço tremendo de cabeça a concluir um centro muito comprido feito por alguém que não me lembro (talvez o André). Mas foi um golo surpresa de grande qualidade. Gaita…

12-10-E logo  a seguir o Luís também marca um golo que eu nem cheguei a ver como foi.

E acabou a partida por estar na hora. Mas temos de reconhecer que há aqui qualquer coisa de surpreendente. Este final foi rápido demais, uma surpresa.
E ainda deu discussão no final.
E ainda percebi que o Nuno foi embora incomodado com isto.
Mas eu confesso não apreciar nada estas discussões após os jogos, porque toda a gente gosta de ganhar, mas, se perder, também se suporta  bem.
Abola é redonda, vai para onde a empurrarem. Digo eu.
Até sábado, a TODOS!!!
Ricardo.









sábado, 12 de outubro de 2019

Brancos 8, Pretos 12- Belo jogo. Bem disputado. Rui Maio foi o rei dos golos com 6. Slimani ficou a seguir com 5. Furão 3. Luís Jesus e Parente com 2. João Campos e Bernardo com 1. João Campos jogou a defesa central- novidade! Josiel veio expressamente para jogar na baliza(lesão antiga). Ney marca falta contra o Ney!!!! Olá!


Brancos-Lucas (baliza), André Pinto, Nuno, Luís Jesus(2), Rui Maio(6), João Sardão, Ney e Xavi.

Pretos- Josiel (baliza), Pedro Ramalheira, Slimani(5), João Campos(1), Mateus, Bernardo(1), Parente(2) e Furão(3).


Equipas elaboradas pelo Pedro Ramalheira e colaboração do João.

1ª parte
Excelente.
Equilíbrio, luta, bom futebol. O Lucas até elogiou a sua equipa. E deu muitas orientações.
1-0-        Luís Jesus marcou logo aos 3 minutos de jogo. Boa.
João Campos jogou a central. Novidade combinada entre ele e o colega Pedro R. Josie jogou lmuito, com uma exibição de encher o olho. Parabéns Josiel.
Aliás, do outro lado o Lucas também fez excelentes defesas e salvou muitos golos. Excepção para um lance em que o Lucas se fartou de ralhar com o próprio Lucas.
1-1-        Furão empata marcando este grande golo. Rouba a bola fora da área e dispara de esquerda muito bem colocada. Grande.
            Seguem-se 2 defesas do Lucas.
         E mais outra do Josiel.
1-2-        Slimani marca numa recarga a defesa do Lucas. O Slimani estava lá perto.
O jogo prosseguia com qualidade.
Nuno e Xavi estavam seguros e a jogar muito bem., aajudados pelo Sardão.
Do outro lado João Campos e Pedro Ramalheira defendiam e forneciam o Slimani, Bernardo e Parente.
Josiel faz grande defesa a remate de Luís Jesus. Não é fácil.
2-2- Luís Jesus marca com belo remate à meia volta dentro da área. Mbom.
2-3- João Campos marca numa subida ocasional. É o prémio para o seu esforço. Quase não tinha ângulo.
Furão abusou da finta duas ou três vezes, perdeu a bola. João Campos perde a pachorra e diz: “Arranjem uma bola só para o Furão…”
Lucas atira-se ao chão para mais uma defesa.
Rui Maio manda um estoiro do caraças que ia partindo a barra. Mas não entrou…
2-4-Slimani recebe um passe do Mateus, finta o Lucas e golo…
3-4- Rui Maio marca com lindo remate cruzado.
3-5-Parente. Lindo golo. Remate de categoria a transformar um passe do Slimani. Mbom.
E segue-se o gesto mais bonito do jogo:
Ney!
Ney faz falta sobre o atacante Slimani. A jogada prossegue, mas o Ney acusa-se de ter feito falta sobre o adversário. Gesto super. Parabéns.
E saltamos para a 2ªparte com jogo animado e bem disputado.

 

 2ª parte
3-6-Slimani marca sobre a linha. Este Slimani está sempre na brecha…
E só aqui aconteceu algum desnível nos golos. E só nos golos. Coisas da bola.
 Esta 2ª parte pode ser dividida em duas.
A 1ª foi o crescer dos brancos até alcançarem uma vantagem confortável de 5 golos.
A 2ª foi a exibição do Rui Maio que deixou aqui a sua mestria bem demonstrada com jogadas, pormenores e golos admiráveis.
Vejamos:
3-7-Parente marca com remate de longe. Lucas atira-se para abola,,,mas esta passa-lhe por baixo. Não se sabe como. Foi realmente um pitito bem dado. Mas acontece aos melhores.
3-8- Furão aproveita um passe de calcanhar de Slimani e marca mais um. Bom.
Esta diferença de golos parece-me exagerada, pois a partida continuava bem animada e disputada.
Mas…
4-8- Rui Maiomarca este grande golo, um remate de esquerda forte e colocado da linha da área. Grande. Parabéns.
Josiel faz uma defesa monstra a engrandecer a sua exibição.
5-8- Rui Maio ainda está em campo. E marca de novo. Com um estupendo remate ao cantinho da baliza a partir do centro da área. Grande.
Josiel volta a mergulhar em defesa muitíssimo boa. Gaita…
6-8- Rui Maio ainda.  Abriu o livro e está a fazer uma joga brutal. Muito boa. Desta vez marca de cabeça. E muito bem, claro.
Porém…

6-9- Bernardo Manda um centro de muito longe e a bola acaba por entrar. Coisas da bola.
7-9- Rui Maio mais uma vez. Corta um passe curto e mal feito por Josiel, corre com a bola e coloca-a no melhor sítio. Muito bem.
Logo a seguir o Rui Maio manda outra cabeçada para golo. Mas desta vez o Josiel consegue retribuir com grande defesa para canto. Lindo.
7-10-Furão faz este remate de esquerda da linha da área. E foi golo.
7-11- Slimani marca com remate dentro da área.
Assim volta a diferença de golos. Mas o jogo continua até ao fim com entusiasmo.
7-12- Slimani ainda marca este de cabeça para consolidar.
8-12- Rui Maio conclui com um chapéu perfeito sobre o Josiel. Perfeito!!
E chegámos ao fim.
E noto que o guardião Lucas está algo incomodado. Confessa que perdeu a vontade de jogar com estes garotos. Suponho que se referia aos colegas, talvez por bocas desanimadoras.
Parabéns especiais para Rui Maio e Josiel.
Ricardo

Nota: Na 2ª parte apareceu o Artur Calado para merendar comigo. Ainda bem, porque eu já estava sozinho há muito tempo. Obrigado Artur. E o pessoal vá pensando em alguém para me substituir. Que tal o Furão? Aceitas? Ou a Dª Dulce?



sábado, 5 de outubro de 2019

Pretos 13, Brancos 14 – Sol e 27 golos. Ricardo Campos, José Gamelas e Artur Calado optaram po ficar a assistir. Josiel só podia jogar na baliza por causa da lesão. Luís e Pedrito só chegaram a meio da 2ª parte. Slimani voltou a ser o REI dos golos com 6. Furão fez 5, João Campos, Rui Maio e Mateus marcarm 3. Pedro Jesus 2. Ney marcou 1. O André Pinto fez anos mas não marcou golos e chegou já com 10 minutos de jogo. Parabéns, mesmo assim. Sardão foi comprar umas chuteiras novas mas jogou com as velhas. Houve um penalti…………………..


Pretos- Lucas (baliza), Rui Maio(3), Pedro Jesus (2), Ney(1), André Pinto (aniversário hoje), João Sardão, Slimani (6) e Luís (Chegou a meio da 2ª parte).

Brancos- Josiel(baliza), João Campos (grande joga mas só 3 golos), Pedro Ramalheira, Jorge Rebocho, Mateus (3), Furão(5), Peter Rodrigues e Pedrito(4 – incrível).


Nota especial- assistência composta por Zé Carlos, Ricardo e Artur.
A lanchar…

Quando o jogo ia começar, o Sardão desapareceu. Foi comprar umas chuteiras. Estivemos à sua espera e também do aniversariante André Pinto que fez anos hoje. Mas afinal o Sardão jogou com as velhas amarradas com uma ligadura… coisas da bola…

Foi um belíssimo jogo, com o resultado sempre a rondar o empate, vantagem mínima. Mas os pretos a mostrar alguma vantagem ligeira.
Porém, a meio da 2ª parte, subitamente entra o Luís para os pretos e o Pedrito para os brancos.
E as coisas alteram-se um pouco. Ou até muito, porque o Pedrito veio combinar com João Campos. E desta liga ção nasceram 4 golos que tudo resolveram.
Note-se que o Mateus marcou 3 golos e o Ney marcou 1. Ambos de parabéns.

0-1-        Furão com um remate colocado ao canto.
0-2-        João Campos conclui um passe de Furão.
Só agora -10 minutos – é que estão os jogadores todos, porque o Sardão veio das compras e o André atrasou-se.
1-2-Slimani já perto da linha, conclui um  centro monumental de João Sardão. Perfeito. Lindo.
 2-2- Slimani de novo a passe de Sardão.
3-2- Slimani remata de 1ª a passe de Pedro Jesus. M BOM:
3-3- João Campos conclui um belo passe de Pedro Rodrigues.
Mas nota-se que sete jogadores exigem um esforço demasiado Aconteceu um lance especial: o João C amposs faz um centro da cabeceira para a área adversária. A bola vai para quem? Bem, vai para o João Campos que para ela correu porque não havia nenhum colega…
4-3- Rui Maio isolado, já perto da linha.
4-4- Mateus. Grande Golo. Mateus rouba a bola no seu meio campo, corre com ela e vai fazer um golo. Maravilhoso. Grande.
5-4-Rui Maio a passe de Slimani aapproveitando a ausência do Josiel da baliza, porque tinha ido marcar um canto a seu favor. Coisas da bola…
5-5- Furão marca isolado por passe excelente de Josiel.
6-5-Slimani remata dentro da área a passe de Rui Maio.
6-6- João Campos, quase do meio campo excelente remate colocadíssimo. Excelente.
E agora v em a surpresa. Os pretos atacam e já estão sobre a linha de golo adversária. Slimani vai marcar golo. Mas Mateus corta e defende com a mão. E diz que foi sem querer. Mas Slimani é que não acreditou e fez questão no penalti que Rui Maio transformou em golo. 7-6.
Não havia penaltis há dezenas de anos. Mas esta defesa era imperdoável…



2ª PARTE
8-6-Slimani já perto da baliza.
9-6- Pedro Jesus sozinho contra Josiel.
O Luís entra para os pretos e o Pedrito vai para os brancos.

9-7- Pedrito entrou agora. Mas já aproveita um belo passe de João Campos.
9-8- Furão sobre a linha de golo a passe de João Campos.
9-9-Furão conclui um passe fantástico de João Campos. Passe de 1ª qualidade e mestria,
9-10- Pedrito sobre a linha a passe de Mateus e jogada urdida por João Campos, o grande maestro dos brancos.
João Campos abrira o livro e o futebol era bonito.
10-10- Slimani remata da linhe da área. Bom.
10-11- Pedrito marca um golo surpresa, quase sem ângulo.
Lucas faz uma enorme defesa a remate do JoãoC.
10-12-Furão com remate dentro da área.
11-12- Pedro Jesus com remate dentro da área.
11-13- Mateus com remate surpresa dentro da área.
12-13- Ney  surpreende Josiel e é mesmo golo. Parabéns ao Ney.
12-14- Pedrito marca sobre a linha.
12-15- Mateus também marca um golaço surpresa porque não tinha ângulo…

Fica-me a ideia que a entrada do Perito veio alterar as forças, passando os brancos a construir mais facilmente.
Excelente partida.
Parabéns a todos. Mas em especial ao Slimani(rei), João campos(desenhador) e Mateus (goleador).
Ricardo