sábado, 20 de setembro de 2014

Brancos 7, Pretos 6 – Belo jogo. Calor trovoada. 18 jogadores. João Campos foi rei com 5 golos
























Brancos – João Campos(5), João Nuno, Miami, Marco Pimentel(1), Marco vagos(1), João Sardão, Artur Calado,Nelo amigo do Sardão e Zé Carlos(baliza).
Pretos –Cláudio, Pedro Jesus(1), João Bastos(1), Barbosa(2), Cardoso(1), Jony amigo do Bastos, Luís brasileiro(1) e Ricardo(baliza).

Encontro no café habitual. Mas hoje não houve dificuldade em arranjar jogadores. Coisas da bola. Até houve quem telefonasse a marcar vez. Vejam bem. E o Grave recusou jogar por estar pior da coxa. Fez bem. Mas estava com um vício do caraças e apareceu no campo para ver 10 minutos de jogo. Que viceira…As melhoras par ele.

Pesou um pouco a facto de jogarmos com 18 jogadores. Mesmo assim, houve bom futebol e espaço para os artistas. Mesmo assim foi um grande jogo.

Foi o Cláudio a fazer as equipas. De forma perfeita, como se pode ver pelo resultado. Impecável.

Lesões – João Bastos. Levou uma arranhadela nas costas a toda  a largura. E a deitar sangue. Não se sabe quem foi o autor. Mas seja como for, isto diz bem da garra usada durante o jogo.
Quando o criminoso for descoberto vamos pensar no castigo. E ficamos à espera que o criminoso se confesse aqui fazendo um comentário-confissão. Eu bem berro “não se magoem”. Mas não me obedecem.

1ª parte
Os pretos marcaram logo por Cardoso, sempre muito oportuno e a espreitar a baliza. 1-0.
2-0-Pedro Jesus faz mais um golo que exprimiu a superioridade preta na primeira metade da 1ª parte.
Na verdade os pretos mostraram um pouco mais de força a capacidade de resolver a meio campo. Pedro Jesus, João Bastos, Barbosa estiveram muito fortes e tinham a companhia do artista brasileiro Luís. Porém, digo já, este Luís esteve muito escondido. Não lhe deram oportunidade de brilhar da forma habitual. Atrás tinham o Cláudio a central, garantia de segurança e a seu lado estava a estreia Jony, que se revelou muito bom, atento, rápido e virado para a frente apesar de jogar a lateral. Do lado esquerdo estava o Diogo, autor de uma exibição de encher o olho, com muitos cortes, dando poucos espaços. Muito bem. Pena foi o guardião Ricardo não estar ao nível.
Este 0-2 até se justificava.
Mas os brancos não tinham adormecido.
João Campos começou a “trabalhar” e tudo se alterou. Ele próprio marcou um golo. E depois outro. 2-2. O primeiro foi de cabeça a passe tenso do Marco (belíssimo golo) e o segundo, um remate de longe e muito colocado.  
Depois surge o Marco a terminar uma boa jogada de conjunto. Bom golo também. 3-2.
Continuava a notar-se a superioridade branca, a sua vontade de chegar à baliza. O João foi muito rápido, muito movimentado, vinha ajudar atrás.
Mas nestas coisas da bola não há firmezas. Por isso o Barbosa faz o empate depois de uma jogada de insistência. NOTA: Reservo a possibilidade de ter sido o Pedro Jesus a marcar este golo. Desculpem a dúvida. Para já foi o Barbosa.
E pronto, chegámos ao intervalo com este resultado bonito. A dar muita pica.
O Jony tirou a chuteira e mostrou uma bolha rebentada no calcanhar. Apre. Mas continuou a jogar. Boa, gostei.

2ª parte
4-3-Marco Pimentel acerta no alvo com um remate de longe que eu nem vi. Mas foi muito bem colocado, rasteiro, ai isso foi.  Vi no fundo da baliza. O Marco prometera  marcar-me dois golos. Mas só marcou um.
A seguir vem o lance “especial”. O João Campos executa um centro de muito longe, a bola parece que vai sair pela cabeceira, enganou-me a mim e ao Diogo. Este aerodinamismo do esférico às vezes atrapalha-me. Resultado: um pito. Desculpável? Não sei.5-3.
Já era muita coisa.
Mas ao pretos não desistem da luta. Cláudio subiu correndo o risco de abrir uma brecha. Bem sei que o João Bastos recuou, fazendo falta lá na frente. E aqui já se notava algum desgaste do Jony e até do Pedro Jesus.
Súbito, o João Bastos rouba a bola a um adversário e consegue um bom golo. O renascer da esperança. Veio a luta.
Mas do lado branco, sobe o João Sardão do lado direito e o Artur, também este a procurar o golo que tanto merecia. Ambos estiveram muito bem e o Artur até teve um lance de grande rasgo ao driblar dois adversários . Gaita, que fôlego. Boa, Artur. Que forma do caraças.
E o Marco Pimentel continua a usar o rabo pesado. Gaita que este homem tem um rabo pesadíssimo, usa-o de tal modo que, uns dizem que é falta, para outros não é falta nehuma. Realmente é difícil. Ele mete a perna, ajuda com o corpo e ainda por cima leva o rabo. Que coisa enorme e pesada. Mas o Marco esteve muito bem, tirando estes pesos, claro. Mas deixa-nos sempre na dúvida.
Aproveito para referir o Miami. Também muito bem. Estes dois artistas, Marco e Miami foram os reis do meio campo, foram eles a ajudar o João Campos a construir esta vitória. Esporadicamente o Sardão também subia, assim como o ousado Artur Calado.
A coisa esteve difícil.
Mas Barbosa faz novo golo. Também um bonito e excelente remate de longe, rasteiro e junto ao poste. Empata novamente a partida.
Gaita!... Que luta incrível. Deve ter sido aqui que surgiu o arranhão do João Bastos. Na confusão, talvez.
O golo seguinte foi conseguido pelo João Campos que surge de rompante e remata para o sítio certo. Surpreendente. Valente e rápido. Grande.6-5. Emoção. Muita. Luta. Pica.
Entretanto o Cardoso pede para ir à baliza porque anda à rasca de um pé. Tem uma bolha. Assim Ricardo é forçado a ir para defesa. E é na sequência disto que o Cardoso se revela um excelente guardião, com três ou quatro intervenções de luxo. Sim senhor. Um espanto.
Quase chegava ao nível do grande Zé Carlos que fez hoje uma exibição a fazer lembrar velhos tempos. Na verdade não fez voos. Estou a falara sério. Não fez. Mas a sua atenção foi suficiente para justificar a nota elevada que lhe atribuímos. Decisivo bastantes vezes, ou por desviar a tempo, ou por desviara murro. Que classe. Salvou talvez uns cinco golos. Valeram duas bifanas.
E finalmente o Luís deu um ar da sua graça. C´um caramba, o Luís parece que nem andou em campo. Na 1ª parte falhou bolas que não é hábito perdoar. Depois desapareceu. E apareceu agora com um belo golo de cabeça num canto marcado por Barbosa. Ó Luís, que aconteceu?
Para terminar a partida , João Campos saca dos seus golpes mágicos, domina a bola dentro da área adversária e à meia volta dispara um belo golo.
Acabou a discussão.
João Campos merece distinção especial. Não só pelos 5 golos conseguidos, mas por tudo quanto fez. Esteva na base da vitória. Ele vê a baliza adversária mas também vê o jogo, o outro lado do campo. Parabéns. O melhor em campo.
Quanto à justiça do resultado: talvez tivesse sido melhor o empate. Porém, a haver um vencedor, parece-me que deviam ser os brancos. E foram.
Cláudio: apesar de toda a sua atenção, foram vários os lances em que errou nos passes e entregas. Tudo normal, se não fosse nos pés do mais sereno. E esqueceu-se que tinha atrás de si o grande piteiro.
Nos pretos, nota especial para João Bastos(o motor), Jony, Barbosa, Pedro Jesus.Nelo, o amigo do João Sardão, não esteve tão bem como da outra vez. Notei-lhe alguma falta de confiança. Mesmo assim teve nota positiva, claro.
Nos brancos: além do João Campos (claro), João Nuno foi monstro a defesa central. Que grande exibição. No sítio certo à hora certa. Muitos parabéns por esta magnífica exibição. E com muita determinação e força. Que lição.
.Nelo, o amigo do João Sardão, não esteve tão bem como da outra vez. Notei-lhe alguma falta de confiança. Mesmo assim teve nota positiva, claro.
Miami, Marco Pimentel estiveram excelentes.
Zé Carlos = mais não podia fazer. Boa.
João Sardão e Artur, a surpresa das subidas e vontade de marcar. Fica para a próxima.
Bom jogo.
Grande tardada.
Agora vamos lá a ver se durante a semana descobrimos quem fez aquele arranhão nas costas do João Bastos. O que vale é que o pai Fernando arranja medicamentos apropriados.
Quanto ao Grave, ao Jony e ao Cardoso, votos de rápidas melhoras.
Ricardo


6 comentários:

  1. Quero pedir humildemente desculpa ao Zé Carlos pela falta de qualidade das suas fotografias. Mas como ele é muiro rápido, não consegui fazer o verdadeiro instantâneo. Fica para a próxima.
    Abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Atenção gente!!!
    Já é 2ª feira e ainda não se confessou o autor do arranhão nas costas do João Bastos.
    Vamos lá ver se o "criminoso" é bonzinho...

    Será que vai ser preciso chamar a brigada?


    As melhoras para o João Bastos.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Parece que vou mesmo ter de chamar o Sherlock Holmes...


    Isto está difícil...

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Já enviei um e-mail ao Cherlck Holmes.


    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Sherlock Holmes já confirmou que vem à Vagueira tirar impressões digitais de cada um de nós.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Última hora:

    Afinal parece que há uma avaria no avião da TAP.
    Vamos aguardar.

    Ricardo

    ResponderExcluir