sábado, 5 de abril de 2014

OBrancos 5, Pretos 4-Jogo morno. O empate era mais bonito.Cláudio sofreu grave lesão muscular. João Campos e Luís Brás foram o REIS com3 .

Brancos - João Sardão, Ricardo, André Rebocho(1), João Campos(3), Gueve, Jorge Rebocho e Ribeiro(1).
Pretos - Zé Carlos, Artur Calado, Nuno, Joly(1), Luís Brás(3), Féliz(1) e Cláudio.

Antes do Jogo, o João Sardão apresentou "atestado médico" a comprovar a sua lesão muscular com ecografia mostrando as suas fibroses, consequências de roturas anteriores. Estivemos a ler o relatório e realmente confirm-se: o Sardão é um herói.

Quem escolheu as equipas foi o Gueve e o Joly.
O João Sardão acabou por aparecer apesar dos receios. Quis ir à baliza por precaução, por isso ficou com o Ricardo para eventual troca.
Do outro lado a baliza foi protegida pelo Zé Carlos Gamelas.

Tempo muito pesado. Mas só no final cairam uns pingos.

Jogo:
1ª parte:

Logo aos cinco minutos aconteceu um incidente que influencou toa a restante partida. O Cláudio deu algum mau jeito e ficou com dores laterais de um joelho. Não conseguia dobrar a perna e dificilmente a pousava.
Alterou tudo!.
Com algum sacrifício, claro, o Cláudio foi forçado a ir para a baliza, trocando assim com o valoroso José Carlos Gamelas. Este passou a jogar a defesa direito, onde surpreendeu tudo e todos, não pela velocidade, mas sim pela competência, experiência, idoneidade, instigação aos colegas e até particpou em alguns ataques. Uma surpresa. Grande Zé.
Porém, o facto de o Cláudio estar na baliza (e aí ainda fez boas defesas apesar da falta de mobilidade) tornou mais fácil o jogo dos brancos, se bem que o nível do futebol conseguido nunca chegasse a ser muito convincente.
Foi assim:
O André fez o 1º golo - um golaço de cabeça a culminar excelente passe do João Campos. Golo de belo efeito.
Depois foi a paga, o André centra para o João marcar outro belo golo de cabeça. Estavam quites.
Mas sentia-se que o Cláudio fazi falta.
Depois ainda veio novo golo do J.Campos após excelente jogada com o Gueve.
Este 3-0 ocasionou alguma tranquilidade. OCláuido na baliza é que provocava tristeza.
E assim veio o intervalo
Brancos 3, pretos 0.

2ª parte
Foi assim:
Os brancos valeram-se das "despesas" do João Campos que percorria todo o campo, fazia cortes defensivos e de seguida estava na frente para receber os passes longos do André ou do Gueve, eventualmente do Ribeiro.
André subia quando preciso para reforçar o ataque, já que Ricardo esteve muito mal, pouca força e discernimento. Não fpoi capaz de ajudar nada.
Digamos que o trio Ribeiro, Gueve, João Campos, beneficiava de eventuais ajudas do André. Atrás ficavam Ricardo e Jorge Rebocho.
Ribeiro faz o 4-0 o que cria a ilusão que tudo está resolvido.
Puro engano.

Na equipa preta, Nuno resolve subir, imponodo novo fôlego ao Joly, Luís Brás e Félix.
Os pretos tornaram-se muito perigosos. Agora era Zé Carlos e Artur a assegurar a defesa. Era um risco necessário. E Zé Carlos instigava o ataque, orientava, incitava os colegas.
E mesmo com Cláudio na baliza, Luís Brás faz um belíssimo golo de cabeça. João Sardão não chegou lá. Mas o Luís elevou-se de forma magnífica e rematou exemplarmente. Grande golo.
E o Zé Carlos anima-se, instiga o ataque, o Nuno sobe, o Félix situa-se regularmente à mama e...Luís Brás repete a façanha com mais um remate frontal muito bem colocado.
Agora Zé Carlos entra em êxtase, "empurra" os colegas para a frente, inventa bocas estranhas, inventa faltas que não existem, inventa bolas fora que não são fora, ele inventa o diabo...mas a verdade é que o Luís Brás volta  marcar outro golo com um remate desta vez à queima roupa.
Foi o diabo.
Os brancos assustaram-se mesmo.
Agora Artur Calado subia também até junto da baliza adversária.Parabéns ao Artur . Mais do que cumpriu a sua misssão.  Era um massacre, os pretos atacavam com aforça máxima, Félix surpreendia pela resistência física e colocação, capacidade de remate(uma vez chutou no chão).
Nesta fase o João Campos foi o maior, estava em todo o lado a salvar situações embaraçosas, atacava, dava a marcar, trocava com Ribeiro. Mas o Ribeyro estava com vergonha de as "enfiar", falhou aí uns trezentos de baliza quase aberta. Mas marcou um (o 1º da 2ª parte) mas depois não foi feliz apesar do esforço dedicado.
Joly volta a marcar aproveitando uma defesa incompleta do Ricardo que agora estava na baliza. João Sardão foi à frente dando uma nova alegria ao ataque branco. Apesar dos receios, o jogo correu bem ao Sardão. Até esteve bem, com um vício enorme. Está de parabéns.  Boa João.
O Joly, já se sabe, incansável, inesgitável, deu algumas quedas, deu muitas corridas, mas apenas marcou um. Pouco para quem correu tanto.

Avizinhava-se o fim da partida. Alguma aflição. Os pretos revelavam forte vontade de vencer.
Mas o João Campos faz o seu 3º golo, terminando da melhor forma uma assistência do João Sardão.

Mas antes de irmos embora o Irrequieto Féliz, que já ameaçara várias vezes, consegue ainda reduzir para um golo de diferença.

Penso que o empate teria sido bom prémio para os pretos, pelo seu esforço, pela dedicação, pela luta e pelo entusiasmo. E pelo Cláudio, coitado, que na baliza sofria sem poder jogar.
Terminado o jogo fomos lanchar, claro.
Começou a chuvinhar um pouco.
Ao que suponho Cláudio prometeu ir ao hospital.
Oxalá venha a recuperação pois este rapaz faz muita falta.
Rápidas melhoras e volta no sábado.
Parabéns especiais ao João Campos pela tremenda joga. Esforço brutal.
Parabéns especiais ao Luís Brás por aquela rajada de golos surpreendentes.
André Rebocho foi mais que chefe, foi mandão, seguro ao extremo. Obrigado.
Nuno foi o gigante do outro lado. Se Nuno resolve subir mais cedo, não sei o que seria. Parabéns, Nuno.
Para o Zé Carlos: ó Zé, desculpa lá estas minhas bocas. É a brincar. A sério que estou a brincar.
Boa Jorge, nem tudo correu perfeito mas houve coisas muito belas, cortes e passes. Muito bem.
Ricardo

2 comentários:

  1. O repórter cometeu algumas gafes na reportagem. Por isso recebeu algumas mensagens telefónicas de protesto.
    Agora suponho que tudo estará mais ou menos correcto, pelo menos assim espero.
    ricardo

    ResponderExcluir
  2. Foi um bom jogo, realmente o empate era mais justo, dado o esforço da minha equipa!! também não estive muito bem, fruto de estar 1 mês ausente, as pernas ressentiram-se! espero melhor jogo no sabado, com mais artistas da bola! abc

    ResponderExcluir