sábado, 12 de janeiro de 2013

Brancos 8, Pretos 9-Grande jogo. Dia desagradável. Pedro Alb foi REI com5.Pedr Ramalheira ganhou as duas partes. João Paulo partiu uma costeleta e não jogou.

Brancos-Zé Carlos(baliza), Ricardo, Joly(2), Gonçalo(2), João Nuno, João Sardão, Ricardo amigo do Fernando,(2), Abel(1) ..........................................................................Pedro Ramalheira(1).

Pretos- Artur Calado, Fernando, João Campos(3), Pedro Albergaria(5), Pedro Ramalheira, Romeu(1), João Bastos e Fred amigo do Fernando.


João Paulo apareceu no café, mas não para jogar. Entregou a caixa das massas e disse que não jogava pois tinha dores numa costeleta partida no último encontro naquele choque com o Nuno. Claro que não é mesmo conveniente jogar nestas circunstâncias. As rápidas melhoras para o João Paulo.

Voltem,  João Paulo e Nuno, não direi no próximo sábado, pois como já é do conhecimento geral, este aplicado jogador (que sou eu, Ricardo) vou atrever-me a lançar um pequeno livro que espero contribua para melhorar a vida dos jovens. Especialmente dos jovens, claro! Mas também dos menos jovens, de todos afinal. A sessão de lançamento será mesmo à hora do jogo e como muita gente (fico muito contente com isso, acreditem) vai participar no evento, acho que não haverá jogo. A todos peço desculpa. Desculpem-me. Mas pode valer a pena participar e até pode ser agradável. Mesmo para os jovens. Nem tudo é bola, caraças...
Para TODOS os desportistas do nosso grupo fica feito o convite na seguinte direcção:
Rua de S.Sebastião, nº42. É mesmo em frente à Escola Sec José Estêvão, perto das cinco-bicas. Participem, pessoal. 15 horas.

Antes do jogo, o tempo estava tão desagradável que o Ricardo fez as equipas dentro do carro. E mal. Faltou o João Paulo...

Depois, o tempo melhorou, a chuva foi pouca e fininha. Havia muito vento a favorecer os pretos. Não só por isso mas principalmente porque eram melhores, os pretos saltaram facilmente para um confortável 1-5, resultado com que chegámos ao intervalo.

Neste 1º período a equipa preta distinguiu-se pela enorme capacidade de transportar o esférico de modo capaz, encontrando um Pedro Albergaria em dia sim e transformador. Havia ainda um enorme João Campos a fazer enormes construções na relva. A bola tabelava, atravessava o campo, enganava os brancos. Claro que o João Bastos a jogar com o pai, um Pedro Ramalheira em excelente forma, foi brilhante. Nota-se um prazer enorme no João Bastos ao trazer a bola nos pés. E o Bastos faz isso de forma eficaz. Muito bem.
O Fernando também esteve muito bem, excepto em um ou dois lances em que tentou inadvertidamente fintar uns jovens, tarefe que se revela bastante difícil. Ainda por cima o grande Romeu foi aquele comparsa sempre seguro e companheiro, até a jogar a bola. Tudo isto misturado ajuda  compreender o resultado ao fim dos primeiros 45 minutos.

Do lado branco notava-se bastante dificuldade em chegar à baliza adversária. Também o vento forte impedia a progressão do esférico. mas não era só. Era também a falta de entendimento, era o facto do esperado Luís ter faltado à última hora, era o Gonçalo não render o esperado, era o piteiro Ricardo, era o Abel que apanhou uma charutada que o deixou inferiorizado, era dificuldade em explorar o miolo do terreno. João Nuno esteve muito bem, mas foi chamado à frente e atrás para tapar buracos e ninguém é infindável. De qualquer forma ele foi o maior branco, o gigante companheirão disponível para todos os esforços. O João Sardão hoje até aparecceu com velocidade e vontade, bem correu...mas as coisas também não foram felizes. E aquela ventania a empurrar a bola ao contrário....nem o Pedro Ramalheira nem o inesgotável "bombeiro" Joly tiveram possibilidades de fazer uma verdadeira frente ao poderio preto.
De referir também a estreia do Ricardo amigo do Fernando. Embora estranhando o ambiente com regras estranhas , integrou-se bem, jogou bem , com uma alegria de enaltecer.
Vejamos a ordem dos golos.
0-1-Pedr Alb
02-João Campos em bonito golo de cabeça espectacular. Maravilha.
0-3 -Novamente João Campos com outro golo de cabeça. Já começava a exagerar...
0-4- Romeu, golo muito bem marcado. Parabéns Romeu.
1-4-Ricardo (Fernando) marcou para os brancos para animar a partida. E já mereciam.
1-5- De novo Pedro Albergaria de forma excelente. Para culminar uma jogada excelente dos pretos.

Intervalo
Neste espaço de tempo resolvemos trocar o Ricardo velho(eu) pelo Pedro Ramalheira, para assim dar mais ânimo à partida. E resultou.

Agora a favor do vento e reforçados por um Pedro magnífico e cheio de força, os brancos começaram por sofrer novo golo. Mas reagiram de forma firme e quase conseguiram um brilharete.
1-6  Pedro Albergari com grande pontaria.
2-6  Gonçalo a dizer que também sabia do assunto.
2-7  Outra vez o João Campos de cabeça. Apre??!! Já não chegava?
3-7  Gonçalo de novo a mostrar a vontade dos brancos.
4-7  Joly, em grande forma, quase imparável e desta vez foi mesmo. Impressionante.
4-8  Pedro Albergaria a insistir para a bola de ouro.
5-8  Pedro Ramalheira a enfeitar a sua grande exibição, especialmente nesta parte final em que revelou todas as suas capacidades. Muito grande este Pedro. Parabéns. Ganhou a primeira parte jogando pelos pretos e veio ganhar na 2ª parte jogando pelos brancos. Inqualificável. Parabéns Pedro.Essencial nesta quase-recuperação. Grande energia. E no fim do jogo foi fazer exercícios...
6-8  Ricardo (Fernando) a criar embaraços aos pretos. Muito bem.
7-8  Joly - Aproveitando a onda da recuperação. Cheio de oportunidade. Boa, Joly.
7-9  Estragou tudo, este golo do Pedro Albergaria. Estava tão emocionante que o jogo até se prolongou aproveitando o bom tempo (não chovia). E este golo estragou tudo...
8-9  Foi a vez do Abel mandar uma cueca ao guardião Ricardo. Isto não se faz...devia ser falta...

Terminou o tempo.
O Fred estava completamente rebentado. Fez uma excelente 1ª parte. Mas aquilo de jogar tanto tempo foi um exagero para ele. Mas acho que gostou. E esteve muito bem na 1ª parte, esta estreia.
E havia maiss gente rebentada. Muita! O jogo foi esgotante.
O Ricardo novo (Fernando) também espero que tenha gostado. Jogou muito e teve a alegria de marcar por duas vezes, o que não é fácil. Parabéns.
Mas a malta quis jogar mais um bocadinho porque o jogo estava maravilhoso. Depois, alguém atirou a bola para longe...e aproveitámos para vir embora.

Sábado não haverá jogo por causa da história do livro.
Vamos lá a ver se tudo corre bem para jogarmos na semana seguinte, dia 26.
Divirtam-se pessoal.
Ricardo Campos

7 comentários:

  1. O repórter Ricardo (eu) quer urgentemente pedir desculpa pelo erro GRAVÍSSIMO cometido nesta reportagem. O pedido de desculpa segue para todos, mas especialmente para o Romeu. Foi ele o autor daquele divinal golo omitido por esquecimento. A pressão do jogo ajuda a entender.
    Confesso.

    Hoje ao ver o jogo Benfica/Porto vi um golo do Benfica que, de imediato me fez pensar: eu já vi isto nalgum lado. E súbito lembrei-me. Foi o Romeu no último jogo. E o golo do Romeu ainda foi melhor do que este do Benfica.

    A bola veio lá de trás, comprida. O Romeu inclinou-se, procurou o equilíbrio automático e sem deixar a bola bater no chão, à meia-volta, desfere potentíssimo remate colocadíssimo. Claro que isto merecia reportagem especial. Pena é que tenha sido fora do tempo.
    Romeu: se for possível, desculpa-me. O teu golo foi superior e vai ser difícil esquecer. Parabéns.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Por acaso, foi mesmo um GOLAÇO do Romeu, naquele relvado e naquela ventania, é incrível, e os profissionais com todas as condições falham cada um!! Foi um bom jogo, bem disputado, com entrega de todos os atletas. Vou tentar comparecer na apresentação do livro, até lá abc.
    Joli

    ResponderExcluir
  3. Ok, Joli.
    Força.
    Isto também é para jovens, como vais ver.

    Abraço do Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Repórter Ricardo, está perdoado! Já andava a semanas a mandar roscas na bola desta vez entrou. Bom jogo!
    Até Sábado, Abraço
    Romeu

    ResponderExcluir
  5. Romeu, apesar do golo de antologia, perdeste a aposta do clássico!

    Um abraço, João

    ResponderExcluir
  6. Depois de ver ontem o Beira Mar x Estoril, cada vez mais acredito que se joga melhor futebol ali na Vagueira! Acho que o nosso grupo de amadores fazia melhor figura do que aqueles ditos profissionais (que nem á bola correm, caminham no jogo) do nosso Beira Mar, enfim foi só um desabafo! abc

    ResponderExcluir