domingo, 27 de dezembro de 2020

Brancos 1, Pretos 7- A diferença de golos só reflete a 2ª parte. Primeira parte equilibrada. Pedrito foi o REI dos golos com3. Reapareceu o Nuno em grande forma, o autor do ”jarolabola”.

 

Brancos – Zé Carlos(baliza), Nuno, Gueve, Slimani(1), Lemos, João Alves, Hélio e Bernardo.

Pretos – Josiel (baliza), Machado, Peter(1), João Campos(2), Pedrito(3), Luís (1) , Sardão e Jorge Rebocho.

 

Quando estava a sair do carro ouvi fortes aplausos a uma defesa monstra do grande guardião José Carlos Gamelas. Mas algumas vozes gritavam penalti. Afinal não foi penalti, mas a verdade é que não foi golo.

Grande Zé.

Logo reparei na “estreia” do antigo central Nuno. Parabéns pelo regresso. Imagino as saudades.

A 1ª parte foi bem disputada, quase sem golos, muito animada.

Josiel faz uma bela defesa, uma saída corajosa no meio da confusão.

01-– Pedrito faz golo com bico rente ao poste. Bom, o Pedrito está em grande forma.

1-1-Slimani marca de cabeça saltando ao mesmo tempo que o Josiel. Sensatamente, o Josiel encolheu-se pois pensou que era melhor sofrer golo que magoar-se. E fez bem, muito bem. Só sofreu golo.

1-2-João Campos , com a maior das simplicidades faz um remate certeiro a concluir bom passe do Pedrito.

Peter choca com o Lemos. Acidente desagradável, mas ambos recuperam.

Nova bela defesa do Josiel ao enfrentar o Slimani isolado. Josiel consegue defender. Diga-se que o Slimani hoje não esteve em grande forma, andou nervoso, irritado e só marcou um golo.

Aconteceu agora um falhanço escândaloso e nada habitual do Luís. Mandou uma cabeçada ao lado quando era só apontar. Claro, acontece mesmo aos melhores, mas o Luís já se queixava com falta de forças…

E veio o intervalo.

 

 

2ª PARTE

 

As coisas começaram a piorar para os brancos.

1-3-Pedrito marca um grande golo, dribla um adversáriuo já dentro da área e dispara certeiro. Muito bom.

Luís falha outro golo de cabeça. Pena.

E os brancos esbanjam outras oportunidades.

E o joga vai perdendo qualidade, aumentam as discussões, os berros, os ralhetes internos. E os pretos iam marcando.

1-4-Luís marca de cabeça. Agora, sim. Nasceu de um canto marcado por João Campos.

1-5-Pedrito. Remate cruzado dentro da área. Outro bom golo.

Zé Carlos abandona o jogo poi não estava muito bem disposto. Luís vai à baliza e entra o seu amigo Samuel, que por acaso se revelou muito forte, ao lados já fatigados artistas. E a coisa piorou  para os brancos.

1-6- Peter marca com um estouro do caraças.

Seguiu-se um choque entre o Nuno e o Machado com alguma violência. Mas tudo ficou bem.

E agora aconteceu o melhor da tarde. Eu, repórter, passeava ao longo da linha lateral e o João Campos confundiu-me com um jogador e passou-me o esférico. Claro que passei  com um só toque. Foi giro e não acontece todos os dias.

Mas já o jogo tinha perdido o brilho . Brilhavam os pretos . Os brancos estavam desmoralizados. De tal modo que o Slimani, zangado com os colegas, resolveu abandonar o jogo. Faltava apenas 1 minuto para o fim e o Slimani acabou por aguentar até final.

1-7-João Campos. E nesse minuto o João Campos ainda marcou mais outro golo, após o que toda a gente veio embora.

Todos os jogadores estiveram muito bem, dentro da normalidade. Em minha opinião abaixo do normal estiveram; Slimani e Bernardo, ambos dos brancos. É apenas a minha opinião, claro.

João Sardão mantém a boa forma. Passa a bola seguro, não se mete em confusões e teve uma saída gira, quando cortou uma bola com o joelho porque não chegou lá o pé: Mais vale com o joelho que com o pé -diz ele. boa.

 

Ricardo

 

 

 

 

domingo, 20 de dezembro de 2020

Brancos 4, Pretos 5 – Sem chuva. Resultado surpresa no final. Furão esteve em grande e hoje foi o REI com 3 ou mais golos. João Campos jogou sempre na baliza. Luís deu o lugar a um amigo (Samuel). Houve uma estreia, o Paiva. E este fez uma bela exibição. João Sardão pediu-me para guardar o troco (€ 2,5) e eu não lhos devolvi. Zé Carlos só jogou a primeira parte. Regressou o Fredy e o Bernardo.

 

Brancos – Zé Carlos / Luís (baliza), Hélio, Paiva, Furão(3), Fredy, Bernardo, Pedrito e Slimani(1).

 

Pretos – João Campos(baliza), Machado(1), Gueve, Lemos(1), João Alves, João Sardão, Peter e Samuel.

Não é conhecida a autoria dos últimos golos pretos.

Hora de início: 11,20 horas

Os primeiros minutos de jogo foram completamente dos Brancos. Como João Campos ficou sempre na baliza preta por razões de entorse, os pretos tiveram fortes dificuldades de organização. E falta de ataque, claro. Machado passou a central, mas tinha forte tendência a fugir para ponta de lança. Claro que isso influenciava a organização da equipa.

Nos brancos, o Hélio foi monumental a defesa central. E muito bem ajudado pelo Paiva, a estreia do dia que esteve muitíssimo bem. Não fez uma única asneira, passava sempre a bola para o melhor local, nunca fintou, nunca falava, uma excelência. Parabéns para o Paiva.

 Hoje o Furão esteve muito melhor que o habitual, o Bernardo apresentou-se em grande forma. Tudo isto misturado justifica a vantagem branca no marcador.

Os pretos  conseguiram reagir com golos de Peter e Machado, mas eu supunha que a segunda parte iria ser igual à primeira. No entanto, o Luís, que estava a meu lado a assistir ao jogo, disse que não, os pretos iriam dar a volta. E realmente os Pretos viriam a surpreender, dando a volta ao marcador, acabando vencedores da partida.

Foi mais ou menos assim:

1-0           – Furão conclui um bom passe do Slimani que receber a bola do Bernardo. Boa jogada e parabéns para o Bernardo que surgiu em boa forma.

2-0           Furão de novo, com remate/passe de longe e a enganar João Campos.

3-0           Slimani, dentro da área, desvia a bola do guardião João Campos.

3-1-  Peter consegue reduzir com este grande golo, à meia volta a aproveitar um bom passe de João Sardão.

Note-se que este Sardão fez um joga muito boa, grande capacidade de  luta, passes sóbrios e oportunos. Muito bem. No domingo eu devolvo o troco que hoje roubei. E peço desculpa.

Zé Carlos faz uma grande defesa a forte remate de João Sardão. Hoje o Sardão até merecia.

4-1- Furão. Muito bom. Aproveita o facto de o João Campos estar fora da baliza.

Nota: isto de o J.C. jogar na baliza, exige enorme esforço. A grande vontade de participar na luta, empurra-o para a frente na tentativa de ajudar os colegas. Isto aconteceu várias vezes, mas o Hélio tentava sempre surpreender com chapéu.

O Hélio, além de jogar muito, falou muito deu muitas ordens e fez 3 faltas não habituais.

4-2- Machado conclui uma linda jogada com Pedrito e João Sardão.

 

2ª parte

Na baliza branca, sai Zé Carlos, entra o Luís.

Machado continua com tendências de ponta de lança.

João Campos faz uma grande defesa a um estoiro de esquerda do Furão.

Hélio faz a sua 3ª falta não habitual.

 

 

Estava na hora de eu ir embora.

Faltavam 14 minutos para o fim do jogo e pedi ao guardião J. Campos para tomar conta do tempo e golos.

Não vi portanto este último quarto de hora.

Mas soube mais tarde que os pretos acabaram por vencer a partida. O João não me soube dizer quem marcou os golos. Apenas sabia que o Lemos marcou o último golo.

 

 

 

domingo, 6 de dezembro de 2020

Brancos 8 , Pretos 10 - Grande jogatana, mas talvez demasiado viril. A tempestade prometida pela meteorologia distraiu-se e não choveu todo o Jogo. Sardão não apareceu pq está com problemas de coluna. Apareceu o Abel, que fez uma exibição monstruosa. A dupla Parente/ João Campos fez joga de luxo. João Campos foi o REI dos golos com seis. Parente e João marcaram 3. Foi o Slimani a fazer as equipas. Na assistência estiveram: o repórter, o Luís, o Josiel e o Artur Calado.

 

 

Brancos- Zé Carlos (baliza), Lemos, Slimani(1),Peter(2), Bicho, João(3), Pisa(1) e Alan (1).

 

Pretos- Abel(baliza), Hélio, João Campos(6), Machado, Parente(3), Miguel e Jorge Rebocho(1).

 

Bom jogo.

A diferença de golos foi quase sempre tangencial.

Ganharam os pretos. Mas se tivessem sido os brancos a ganhar não seria nenhum escândalo.

Basicamente, os pretos apoiaram-se no empenho e segurança do central Hélio e no guardião Abel. Ambos procuravam colocar a bola rapidamente para longe, para ser apanhada pelo Parente ou pelo João Campos. Este último duo entregou-se de alma e coração à luta. Foi impressionante. Não foi por acaso que João Campos acabou sendo o rei dos golos, foi o mais esforçado, procurando fazer os golos e logo recuar para participar na defensiva. Foi dia grande, sem dúvida e o melhor em campo.

Os brancos respondiam com uma equipa fortíssima. Um conjunto a rondar a perfeição, onde ninguém pode ser colocado em segundo plano. Slimani jogou de alma e coração, ajudou a orientar os colegas, além do golo conseguido. Mas a velocidade do Lemos aliada ao balanço pesado dos Peter, e Pisa também não podem ser esquecidas. O João voltou a mostrar a eficácia do seu remate e ralhou consigo pr´prio quando falhava qualquer coisa. Bicho foi muito seguro na defesa, mas não conseguiu tapar tudo. Alan também acompanhou sempre o esforço dos colegas e até marcou um golo. E o guardião Zé Carlos, embora não se atirasse ao chão, acabou por fazer várias defesas de qualidade. Dessas defesas sobressai aquela em que conseguiu impedir o isolado João Campos de marcar mais um.

Mas do lado preto, o Abel foi maravilhoso. Parecia um avião. Fez voos fantásticos. E para compensar essa exibição, cometeu dois ou três erros que lhe custaram golos vergonhosos.

Bom jogo.

Grande jogo.

Nunca tinha visto Hélio a falar tanto durante o jogo. E jogar, claro.

Eu, repórter, senti grande dificuldade em fazer a reportagem, pois cada vez aparece mais gente que eu não conheço e portanto não sei os nomes.

O espectador  Luís contou-me da sua estranha dor na planta do pé que o impede de jogar. Continua cheio de vício, gostava de jogar, mas…parece que tem agulhas na sola do pé.

Estranho.

Votos de melhoras para o João Sardão. Aparece logo.

O Josiel disse que pode jogar na baliza, mas só na baliza. Por causa do pé.

No final do jogo, o Zé Carlos e o Peter acusaram-me (Ricardo) de fazer batota no tempo porque queria que o meu filho ganhasse a partida.

Claro !

Mas vamos ao mais importante:

 

1-0-Pisa de cabeça a centro de Lemos.muito bom.

1-1- João Campos. Grande golaço. Recebe passe longo do Hélio, faz 3 dribles e nfia. Já está.

Abel faz uma grande defesa a remate do Peter. Boa.

1-2- Parente. Excelente golo a concluir excelente passe de João Campos.

2-2- João dos brancos. a concluir uma belíssima jogada de toda a equipa.

2-3- Jorge Rebocho.Vem um cruzamento rasteiro que se vai perder rente ao poste. Mas, vindo do nada, surge o Rebocho disparado e a colocar a bola lá dentro. Grande Jorge.

2-4- Parente com remate dentro da área a aproveitar um ressalto de bola.

Mas o jogo estava equilibrado. Bicho oferecia segurança na defesa branca.

3-4- Peter dentro da área insistiu na tentativa falhada de Peter .

4-4- João com um belo e firme remate dentro da área.

5-4- Alan. - naõ me lembro deste golo.

5-5- João Campos. Lindo golo. Slimani escorrega e não consegue travar o remate certeiro do J.C.

5-6- Parente.

Bicho apanhou uma forte canelada que se ouve do outro lado do estádio. Mas recupera. Gaita...

Zé Carlos- o grande momeento. Vem João Campos isolado, preparado para fazer mais um golo. Mas o corajoso sai-se e consegue evitar o golo. Não há mais palavras. Grande Zé. Parabéns.

Já estão a ver o jogo: Luís, Josiel e Artur Calado. Uns saudosos.

 

 

2ª parte 12,03 h

Jogada violenta. Pisa derruba Parente com o cu. Bem pesado. O árbitro nada disse. Vergonha.

6-6- Slimani marca com um belo remate, um bom remate.

O mais incrível. Lemos marca quase golo, mas a bola bate no poste e acaba por não entrar. Slimani festejou porque considerou que a bola entrara. Afinal...

6-7- João Campos. Recebe um excelente passe comprido, progride com 3 fintas preciosas e vai fazer golo de estoiro. Muito bom.

7-7- Peter. Também lindo golo desorientação na defensiva preta , aproveita e não perdoa.

7-8- João Campos de novo a passe de Parente. Excelente.

Abel comete uma gafe. Entrega a bola a um adversário mAS... a bola não entra. Incrível.

8-8- João de cabeça a aproveitar um centro comprido. Muito bom. Parabéns.

8-9- João Campos. Foi canto. Parente vai marcar e surge João Campos de cabeça a enfiar no local.

Mais uma defesa monstra do Abel. GRANDE:

8-10-João Campos. MUITO BOM este golo. Uma grande corrida que termina em remate certeiro. João vai à exaustão, claro.

Zé Carlos faz mais uma defesa muito segura, extraordinária.

E é ainda tempo do Jorge Rebocho desperdiçar mais uma boa oportunidade de marcar. A baliza estava aberta...

Ricardo

 



 

domingo, 29 de novembro de 2020

• Brancos 6, Pretos 13 – Nuvens sem chuva. Dezasseis jogadores.Repórter atrasado. Pedro Rodrigues Peter foi o REI dos golos com 4 na 2ª parte.

 

Brancos- André (novo) (baliza), Leonardo, Lemos e Miguel, Slimani (2), João estreia(3), Gueve e João Sardão.

 

Pretos – Zé Carlos (baliza), Hércules, Peter(4), Parente(1), João Campos(1), Furão(1), Machado e Jorge Rebocho.

Tudo atrasado. O pessoal anda a dormir muito.

Atenção que o repórter chegou a dois minutos do final da 1ª parte, estavam os pretos a vencer por 2-7.

3-7-Mas ainda vi O João estreia mandar um estoiro eficaz a reduzir a diferença.

 

2ª parte  11,55  horas

Pareceu-me que as equipas estavam equilibradas. Mas notava-se mais produtividade no lado preto. De um modo geral, mandavam a bola  lá para frente para a corrida do Peter fazer o resto.

Os brancos ralhavam muito uns com os outros.

4-7-Lemos manda um estoiro fora da área aos 3 minutos.

5-7- João (novo) manda outro estoiro de longe. Mas que belo remate tem este João. Muito forte. E joga be m.

Parece que os brancos vão recuperar. Mas não. Vejamos.

5-8- Peter marca sobre a linha de golo onde havia alguma confusão.

Nesta altura o Zé Carlos abandona o jogo porque tem a mulher à espera. Na sua vez entra o Hélio. O Zé Carlos diz que a tarefa do Hélio será apenas manter o seu bom trabalho e as boas defesas que fizera.

E assim foi.

O Hélio ofereceu a segurança esperada com várias intervenções de luxo. Que segurança.

 E dizia o Sardão: ainda por cima, agora com o Hélio, não conseguimos marcar ou será mais difícil marcar.

Chegam, o Luís e o Josiel, ambos lesionados e com vício de bola. Mas vêm apenas ver o jogo. E comentar. Fartam-se de rir. É triste ver estes dois grandes jogadores do lado de fora.

Agora no jogo, Slimani derruba o lesionado João Campos, justamente no pé ferido. Assim não vai ser fácil recuperar.

E segue-se o lance surpresa do jogo. Jorge Rebocho aproxima-swe da baliza dversária, recebe a bol e manda um remate muito forte com o pé esquerdo com o selo de golo. Mas, caprichosamente a bola bate no poste com estrondo enorme. Grande lance do Jorge a provara sua crescente forma. Pena não ter sido golo.

5-9- Pete3r aproveita uma confusão para rematar dentro da área numa jogada de insistência.

5-10- Furão de recarga a um remate de Peter que o coitado do André defendera com heroicidade e dores na coxa.

6-10- Não vvi este golo nem sei quem marcou. Desculpem.

6-11- João Campos taaambém subiu para marcar. Fez um belíssima jogada com o Peter e o João marcou. Bom golo.

6-12- Peter conclui uma linda jogada com Parente. Que classe.

Segue-se uma grande defesa do Hélio.

E outra grande defesa do sofredor guardião André. Parabéns pela exibição e capacidade de resistência. Grande André.

Ainda mais uma enorme defesa do Hélio a um remate do Slimani.

6-13-Peter marca a passe do Parente.

7-13- Slimani marca com remate frontal fora da área. M bom.

 

Sei que esta reportagem está bastante mal. Peço desculpa. Foi falta de atenção.