sábado, 1 de dezembro de 2018

Pretos 11, Brancos 10 ou 11 (alguém sabe?) –Bom jogo sem chuva embora com nuvens. Jogo especialmente bom porque apareceram mais jogadores “ apaixonados” pela bola. Uma festa em que ninguém se magoou. Campos todos ocupados, alguma confusão geral e também no nosso jogo. Pedro Ramalheira fez as equipas de forma MAGISTRAL, impossível fazer melhor. João Campos foi o REI dos golos com seis (6) e foi o melhor em campo com grande exibição. Josiel marcou 5, Eduardo marcou 3 ou 4. Pedro Ramalheira e Luís Jesus marcaram 2. Nuno e Júnior marcaram um.


Pretos -  Lucas(baliza), Brilhante, Cláudio, Júnior(1), Rafa(1), Pedro Ramalheira(2), Nuno(1) e João Campos(6).

Brancos- Ricardo(baliza), Sardão, Hélio, Hércules, Eduardo(3 ou 4?), Josiel (5), Pedro Jesus e Luís Jesus(2).

Logo na primeira jogada o Lucas deu um trambolhão perigoso. Ao saltar para defender uma bola alta, ao lado do Luís Jesus, o Lucas cai estrondosamente no chão. Mas acaba por recuperar…e continuar a jogar. Sempre pensando na joga anterior…
Mas aos 2 minutos o Josiel resolve abrir o ativo:
0-1-Josiel  manda um remate dentro da área.  Lucas nada podia fazer.
1-1- Rafa manda um tiraço do meio campo. A bola arranca escondida de mim e surpreende-me com a curva que faz. Belo golo. Muito bom embora algo(?) pito.
Segue-se uma boa defesa do Lucas. Em grande.
1-2 – Josiel marca outra vez, agora sobre a linha de golo.
1-3-Luís Jesus , em posição de isolado, marca já muito perto da linha de golo.
2-3- João Campos. Belo golo em que o João foge pelo lado esquerdo do campo e desfere um potente e colocado remate de esquerda embora estivesse a ser marcado. Grande golaço.
Queda do Pedro Ramalheira. Não vi bem o que aconteceu. Mas, ao que suponho, o Pedro chutou no chão e magoou-se bastante. O jogo até parou. Mas pouco depois tudo estava recuperado. Ainda bem.
3-3- Nuno manda um BELO tiro da linha da área. Grande golo, sim senhor. Parabéns.
4-3- João Campos manda outro estoiro fantástico do meio campo. Nem me mexi…
4-4- Eduardo empata também com um remate ao mesmo nível. Brilhante.
4-5- Josiel aproveita uma defesa incompleta do Lucas. Recarga. E já está…
5-5- Pedro Ramalheira acerta um belíssimo remate dentro da área a terminar uma das mais bonitas jogadas de conjunto. Parabéns a todos os participantes, claro.
5-6- Josiel , já dentro da área aproveita um bom passe do artista Hércules.

E assim chegámos ao intervalo: Pretos 5, Brancos 6


2ª parte
Carregadinha de emoção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
5-7- Josiel, apenas com um toque subtil, desvia um passe comprido vindo lá de trás. Simples, o mais simples possível. Boa.
O Lucas sofre uma forte bolada na barriga, vinda dos pés do Josiel e à queima roupa. Mas sem querer, claro. Uns a querer marcar, outros a querer impedir…
6-7 – Este golo eu nem vi. Estava a apontar o estoiro sofrido pela Lucas….  Mas foi golo do João Campos. Suponho até que toda a gente combinou que este golo nem contaria para o resultado. Mas eu apontei porque não tem lógica nenhuma, invalidar um golo porque o adversário esteja distraído. Assim, sim. Eu não vi, mas deve ter sido um bom golo. Eu só senti a bola bater na rede e tive sorte não apanhar com ela na cara…
7-7- João Campos de novo. Pouco tempo depois do lance anterior o João arranca outro tiro brilhante. Magnífico golo. Desta vez eu, mas nada podia fazer, tal a colocação e força do remate.
A partir daqui os pretos puseram os motores a funcionar em pleno, o jogo ganhou novo empenho, nova luta e entusiasmo. Muito bom.
8-7- João Campos, enorme golo colocado no canto superior esquerdo da minha baliza. Grande.
8-8- Luís Jesus marca outra vez sobre a linha de golo a concluir um bom passe de Eduardo.
9-8- João Campos outra vez. Desta vez foi o Nuno que manda um centro comprido e o João “completa-o” com uma cabeçada perfeita. Quem sabe, sabe. Boa, já está.
Tudo isto a correr com o relógio vigiado pelo árbitro, a pressão do jogo, a urgência em fazer golos, a precipitação dos mais nervosos. Lindo.
9-9- Eduardo faz um estoiro da linha da área. Tão bom que até entrou…assim, sim .
10-9- Júnior aproveita nova jogada de conjunto para fazer este remate certeiro já dentro da área, mas sem hipóteses para mim… parabéns, Júnior.
11-9- Pedro Ramalheira, na 2ª vez que sobe no terreno resolva marcar o seu 2º golo, desta vez sobre a linha de golo. Muito bem. E merecido.
Tudo passa a ser jogado no meio de terrível confusão, tudo em acelerado, o Joaõ Sardão a censurar quem não passava a bola, quem queria fazer os golos sozinho, o relógio já a suar e…
…os brancos à procura do empate.
11-10- Eduardo consegue reduzir com mais este remate dentro da área.
Está na hora.
O árbitro afirma que se desenrola a última jogada.
Mas a “febre” era tanta não obedeceram ao árbitro.
E o Eduardo consegue mesmo marcar…este futebol é demais…
E agora fica a dúvida.
Uns diziam que tinha sido empate. Mas, naturalmente os pretos diziam ter ganho.
Na verdade, acho que o jogo devia ter acabado 30 segundos antes.
Por isso não sei qual foi o resultado.

O que sei é que foi um bom jogo, O João foi o Rei dos golos e foi o mais chamado ao jogo de conjunto. Foi dos seus pés que nasceram as mais perigosas investidas. Praticamente todos os seus coloegas “empurravam” as bola para o João construir. Grande joga. Parabéns.
O Lucas esteve bem. Ao seu nível. Longe da exibição do sábado passado.
O Nuno foi a base defensiva em conjunto com o Pedro Ramalheira. Nem um nem o outro subiram muito no terreno. Mas quando o fizeram, foram bem sucedidos. E marcaram golos. Muito bem.
Brilhante – Fez o que as pernas permitiram. Fez passes oportunos outros demasiado lentos. Na 2ª parte subiu no terreno, na tentativa de marcar um golo. Mas eu(?) estava lá para o impedir. Desculpa Brilhante, Estiveste quase com um golo, mas…roubei-o.
Cláudio- Reaparecido cheio de gás depois de longa paragem connosco, esteve certinho e cumpridor. Aproveitou muito bem a sua estatura para cortar muitos lances. Vê é se apareces mais vezes. Ok? Esteve muito bem.
Rafa – O Rafa nunca está mal. Sabe qual é a sua função e tenta cumprir. E cumpriu. E até marcou. Parabéns.
Nos brancos:
Eu, Ricardo, piteiro, dei os meus pitos do costume. Mas o mais grave foi a parte dos apontamentos no caderno. Uma catástrofe. Todos à espera de terminar a escrita. Mas o que hei-de fazer? Ficar de fora? Não escrever? E depois quem faz os comentários? E como me lembro? Mesmo com escrita há sempre dúvidas….
Hélio- o grande comandante. O MESTRE. O Organizador de jogo. O colocador lá na frente. Ou ao meios. Mas sempre seguro. E é nos seus pés que todos procuramos a segurança.
Mais…
Os seus passes longos para o distante Josiel que já está à espera deles…tudo completo, pensado, estudado e meditado. Impecável. Excelentes companhias. E o Josiel ainda por cima, hoje está de parabéns, pois conseguiu dar sequência a cinco desses lances. Prova de atençaõ e bom uso dos pés e da cabeça. Boa.
Sardão – não esteve em pleno uso de todas as suas capacidades porque foi esquecido vezes a mais. Gostaria de ter sido mais solicitado e disso se queixou.
O Hércules não alinhou nisso porque até veio atra´s muitas vezes, passou a bola e procurou jogar em grupo.
Por outro lado, o grupo verdadeiramente forte dos brancos, constituído pelo Luís Jesus, Pedro Jesus e Eduardo, que foram realmente os motores de maior potência futebolística, penso que poderiam não ter usado tanto a sua pujança, em benefício do jogo conjunto. Isto não passa da minha opinião e leitura, claro, mas também os golos obtidos devem-se ao fantástico esforço despendido.
Bom jogo.
Mas o que MAIS GOSTEI foi  do número de jogadores que participaram. E da qualidade.
Já tinha saudades de jogar com dezasseis jogadores bons.
E atenção: para a semana, o Josiel e o Hélio ainda vêm jogar. SE não chover… Porque depois o Hélio vai passar um mês ao Brasil e vai faltar.
NOTA: O Hélio não joga com chuva. Fica em casa a tomar o seu chá!
Ricardo






Nenhum comentário:

Postar um comentário