sábado, 19 de maio de 2018

Brancos 6, Pretos 10 – Calor. Seminário. Bom jogo. Pedro Ramalheira fez as equipas, muito bem. Ganharam os pretos mas podia ter sido ao contrário. Pedro Jesus foi o rei dos golos com 4. João Campos marcou 3 e Luís Jesus 2. Pedrito trouxe um amigo, uma estreia, Mateus.


Brancos – Lucas (baliza), Hélio, Artur, Joly(1), Luís Jesus(2), Juninho(1), Pedro Ramalheira(1) e Pedrito(1).
Pretos – Zé Carlos (baliza), Ricardo, Gueve(1), João Campos(3), Pedro Jesus(4), Luís, Eduardo(1) e Mateus (1-estreia).

João Sardão faltou porque ainda não está bom. Melhoras para ele. Rápidas.
Nuno também faltou por lesão mal curada. Melhoras rápidas, claro.
Só havia um central – Hélio – que jogou pelos brancos. Pelos pretos, o central foi –imagine-se – eu Ricardo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   Mas muito bem ajudado pelo Gueve e pela estreia Mateus e pelo grande Eduardo. Ajudas valiosas que valeram a vitória.
1ª parte
1-0-Juninho conclui uma bela jogada. Boa.
1-1-Pedro Jesus com um remate de longe bem colocado. Muito bem rematada.
Foi a vez de Zé Carlos executar excelente defesa a remate forte de Joly. Bom remate, boa defesa. Lindo.
2-1-Luís Jesus marca já perto da linha de golo. Rente ao poste.
2-2-Pedro Jesus transforma um passe de João Campos. Bom.
Nova grande defesa de Zé Carlos, mostrando o seu poder, desta vez a remate do Pedro Ramalheira. Granda Zé!
2-3-Eduardo marca com remate quase do sítio do canto. Nem percebo como foi possível. Gaita!!...
Agora foi o Lucas a fazer uma defesa monstra. Aliás este senhor fez um monte de boas defesas. Está mais uma vez de parabéns.
Aconteceu  então o lance do desgosto:
O Luís Jesus manda um estoiro que, antes de entrar na baliza, desvia na mão do Ricardo. De acordo com a nossa regra, o golo foi anulado e marcada a respetiva mão com barreira em cima da bola. Não houve discussão porque serve mesmo para as evitar. Mas até parece mal. Um golo do Luís Jesus, anulado de forma difícil. Coisas da bola.
3-3-Joly marca depois de roubar a bola ao Gueve de forma infantil.  Bom golo merecido do Joly.
4-3-Pedrito conclui uma jogada quase sobre a linha de golo. Boa.

INNTERVALO Brancos 4, Pretos 3
Muito calor – Juninho informa o pessoal que tem de ir embora daqui a 15 minutos.
Bolas…mas tem de ser!!!!

2ª parte
O pessoal começava a acusar o calor e jogou-se mais devagar.
4-4-Pedro Jesus consegue o empate com um remate dentro da área. Boa.
4-5-João Campos de cabeça. Para mim o melhor golo do desafio. Mateus leva a bola para frente, entrega ao Luís. Este faz um centro perfeito para cabeça do João que remata logo igualmente para o sítio certo. Grande golo de conjunto. Bonito de ver.
5-5-Pedro Ramalheira. Também um grande golo que nasce de um canto a favor dos brancos. Deixam a bola à disposição do Pedro Ramalheira, que se encontrava à entrada da ´´area. E este desfere potente remate colocado a que o guardião preto naõ conseguiu chegar. Muito bom.
5-6- João Campos. Remate pronto da linha da área. Forte. Simples. Mas lucas nem a vê. Bom golo.
Nesta altura Juninho abandonou-nos e foi trabalhar.
Zé Carlos então, para igualar o nº de jogadores, resolve ir beber um fino e manda o Ricardo para a baliza.
Era de esperar o pior. Mas afinal foi nesta fase que os pretos resolveram marcar.
5-7-João Campos. Também muito bonito porque o Luís simulou aceitar um passe rasteiro do Mateus, não tocou no esférico e o João aproveitou para marcar de primeira. Assim, sim. Lindo.
Mas…
6-7-Luís Jesus marca com um remate dentro da área. Certo. Nada a fazer.
6-8- Gueve desfere um potente remate de fora da área. Belo golo, sim senhor. Grande e simples.
Diga-se de passagem que a partir daqui os jogadores pretos já não correram. Andaram apenas.
O calor era ainda forte e o resultado não justificava grandes correrias. Então passaram a passar a bola uns para os outros tentando não sofrer golos.
Como diz o Gueve, a bola é que correu…. Coisas da bola…
Nesta altura o Artur Calado esteve mesmo à beirinha de marcar. Resolveu acompanhar o seu ataque e a bola foi-lhe oferecida à entrada da área. O Artur remata forte mas…a rasar a barra.
 Pena, porque merecia e era bonito. Perdoou ao seu primo Ricardo. Obrigado, Artur.
6-9-Pedro Jesus marca de cabeça a concluir boa jogada de conjunto com Luís e Mateus. Boa.
O resto do jogo foi um tal arrastar contra o calor, pretos a passar abola, brancos atentar recuperar. Pouco bonito, mas enfim, é jogo.
Aina antes do fim o Pedro Ramalheira fez uma entrada “estranha” ao João Campos. E pareceu-me evitável. Isso é que é importante. Aqui nos nossos jogos o importante é não nos magoarmos.
Acreditem. Não tem sentido. Há que saber distinguir.
Por exemplo: quando eu joguei na defesa, fui contra o Luís Jesus. E fiz ricochete. Como se eu fosse uma bola de ping-pong. Não há falta nenhuma. Só que  o Luís é forte e pesado como o Luís Jesus, naõ há dúvida. Mas é  diferente.
Bom jogo.
V amos agora aos comentários individuais:
Brancos:
Lucas- muito bem. Boas defesas a que já nos habituou.
Artur- Certinho como é usual. Sem erros. Foi pena não ter aproveitado aquele lance do remate  que mandou por cima da barra. Era lindo.
Hélio- Sempre grande, organizador. Legal. Futebol a SÉRIO. MBom.
Joly-Muito bem. Muito lutador. Muito corredor. Mas esteve infeliz em alguns lances em que não marcou. Duas ou três bolas em que a sorte nada quis com ele. Mesmo assim, marcou.
Luís Jesus- Um motor autêntico. Impossível roubar-lhe a bola. Correu e lutou muito, está de parabéns.
Pedro Ramalheira- Teve no seu magnífico golo o prémio para a sua exibição excelente. Que lutador, que guerreio incrível. Muito bem. Ao seu nível.
Juninho- Hoje não esteve tão bem. Porquê? Talvez porque estava preocupado com o trabalho.
Não rendeu tanto como no último jogo.

Pretos:
Eu: não fintei. Na baliza só sofri um golo. Excedi-me… coisas da bola!!O Artur até me deu os parabéns...
Gueve: jogou à Gueve, certeiro, bom passador, atento aos ataques adversários, cumpridor, poucas falhas, portanto pode voltar. Lol. Foi um dos meus grandes colaboradores.
Zé Carlos: quatro defesas que me ultrapassaram. A coragem deste senhor continua a surpreender-me. Boa, Zé.
Pedro Jesus- Embora tenha sido o REI dos golos (por isso está de parabéns) pareceu-me demasiado agarrado à bola. Nesta coisa do jogo, meio segundo é o suficiente para perder a oportunidade. É apenas a minha opinião. E o Pedro Jesus hoje perdeu algumas bolas por não entregar a um colega. Mas os 4 golos marcados dão-lhe o direito ao perdão. Está justificado.
Luís- O artista da bola hoje veio cheio de preguiça. Desconfio que o almoço foi pesado. Mesmo assim, dos seus pés saiu  magia da bola. O artista tem direito a um dia menos belo. Um abraço para ele. Não marcou golos? Não faz mal, o seu hábito é dar a marcar.
Eduardo- Muito bem. Sempre colocado atrás, transportou a bola para frente, procurando jogar com confiança para o João, ou Luís, ou Pedro Jesus. Foi, sem dúvida um dos meus grandes ajudantes. Obrigado, Eduardo. E ainda marcou um golo…boa!!!!
Mateus- A estreia do dia. Amigo do Pedrito. Grande jogatana, carregado de modéstia, procurando jogar com os outros, tentando fazer sempre o melhor. Está de parabéns, sim senhor. E esteve indubitavelmente muito bem. Parabéns.
João Campos-Propositadamente deixei-o para o fim, porque ele NUNCA joga sozinho. É difícil isolá-lo. Joga sempre com o conjunto. E brilha. Dá solidez. E ainda por cima, marca golos(3). Hoje ele fez um grupo extraordinário com o Pedro Jesus, Luís, Mateus, Eduardo e até o Gueve. E as vezes que recuou a salvar bolas quase-golo na sua baliza…bem, merecem prémio. Grande joga.
Cristiano: quando te apetecer, aparece. É bom jogar.

Espero não ter esquecido ninguém.
Ricardo





2 comentários:

  1. Já vi que esqueci comentar o Pedrito. desculpa, Pedrito. Foi porque esstiveste bem. Está melhor a cada sábado. Tens a quem sair. Abraço. Ricardo

    ResponderExcluir