domingo, 24 de fevereiro de 2019

Brancos 13, Pretos 15 – Pouca gente (14 jogadores). Jogo muito exigente em termos de corrida. Muito calor (26graus). Furão foi o REI dos golos com 6 golos. Eduardo e Luís Jesus marcaram 5. João Campos, Josiel e Pedro Jesus marcaram 3. Sardão e Nuno também molharam o pé. O Hélio é que se enganou na baliza. Na ausência do Pedro Ramalheira, foi o Pedro Jesus o corajoso a fazer equipas. Boa. Abel abandonou ao intervalo porque parece ter sido chamado de urgência. O Luís voltou. O Lucas não disse mais nada.


Brancos – Zé Carlos (baliza), Jorge Rebocho, Hélio(Pb), Abel, Pedro Jesus(3), Luís Jesus(5), Eduardo(5).

Pretos – Luís (baliza –cheio de vício), Brilhante, Nuno(1), João Sardão(1), Furão(6)(O REI), Josiel(3) e João Campos(3).

Ruizinho telefonou a avisar que a sua recuperação ainda demorava mais 3 semanas de fisioterapia. Sei lá, são muitos lesionados e velhos. Lembro-me do Lucas do Rui, do Luís, da minha velhice, do Artur, da perna do Sardão.  Isto assim está a ficar complicado.
Jogo leve em termos de futebol-conjunto e nº de jogadores. Jogo pesado em termos de exigência física, pelo mesmo motivo.
Parabéns ao Pedro Jesus por ter conseguido fazer o jogo equilibrado. Não era fácil. Ainda por cima, com vários incidentes, lesões e trocas de jogadores, etc. E o inesperado abandono do Abel ao intervalo.
Estava um calor fora do comum. O Trump diz que não há alterações climáticas, mas isto nunca aconteceu.  Janeiro foi o mais quente de sempre. Fevereiro para lá caminha. Isto vai acabar mal pois a Natureza não costuma alterar a correr. Quem corre é o Homem. E para lixar o seu semelhante.
O Luís veio com vício até às orelhas. Mas foi para a baliza para não arriscar. No entanto, durante o aquecimento, teve logo uma dor forte no joelho. Coitado.  Mas foi à baliza.
E o Luís começou com uma boa defesa, sim senhor.
Brancos 0, Pretos 1 – Furão marca de recarga a remate de João Campos que Zé Carlos defende mas não segura.
1-1- Luís Jesus isolado pelo passe do Pedro Jesus. Golo em família.
Seguem-se mais 2 defesas do Luís. Muito bem.
2-1- Luís Jesus remata dentro da pequena área. Bom.
3-1- Luís Jesus. Magnífico estoiro da linha da área. Mbom.
Esta vantagem branca era justificada pela prática do melhor futebol, mais acutilante que o Preto. Mas…
3-2- Josiel. Um b elo golo, um remate com pouco ângulo dentro da área. Bgolo.
4-2- Eduardo marca com estoiro castigador dentro da área. Gaita…
4-3- João Campos. Belo remate frontal, muito forte, fora da área. Mbom.
5-3- Pedro Jesus marca, devagar, do meio campo. A bola entra porque o Luís Jesus finge ir à bola e engana o guardião preto.
Nota intermédia:
O Rei dos golos – Furão – marcou seis. Mas bem podia ter marcado dezasseis, não tivesse atirado tantos estoiros por cima da baliza. Incrível. O homem tem o pé com tendência a levantar a bola.
Aqui acontece algo estranho:  o Brilhante (maroto) consegue derrubar o Luís Jesus…espantoso!!! E ninguém se magoa. Boa.
5-4- Sardão. Faz uma bela jogada com o Furão e no fim, este passa a bola ao Sardão que não perdoa. Um bom golo. Parabéns.
6-4- Eduardo aproveita um mau atraso do Brilhante. Não perdoa.
Logo a seguir o Brilhante magoa-se no pé e vai à baliza. Claro que o Luís vai jogar à frente. Ele não pode. Mas vai todo contente. E vai colocar-se lá na frente. E até quase consegue marcar, mas a bola vai ao ferro. Seria a alegria máxima.
6-5- Furão manda um remate muito forte e certeiro. Boa.
6-6- João Campos manda um remate muito colocado e apontado, da linha da área. Bom.
Brilhante faz agora uma enrome defesa. Gaita…
6-7- Josiel remata dentro da pequena área a concluir um passe do Furão. Bom.
7-7- Eduardo marca com um remate forte fora da área. Mbom.



INTERVALO

Acontece o inesperado. Abel abandona-nos subitamente. Supomos que foi chamado de urgência. Pena. Os brancos ficam com um jogador a menos.


2ª Parte
17,25 horas, já o Zé Carlos estava mortinho por ir embora.
Mas chega o Artur Calado que vem apenas ver a partida. Não pode jogar pirque tem uns pontos de uma pequena cirurgia nas costas. Ora gaita.
Mas o Artur ainda filmou alguns trechos do jogo e que certamente aparecerão no blog. Digo eu…

7-8- Josiel conclui uma avançada feita a meias com o Furão. Muito bonito. Parabéns.
8-8- Luís Jesus dispara um estoiro sobre a linha. Foge…
Como se vê, a partida corre com igualdade nos golos apesar da falta do Abel. E foi assim até final.
Vejamos:
8-9- Nuno manda um tiraço do meio campo e rente ao poste. Golaço. Boa.
9-9- Eduardo remata do miolo da área. Bom.
9-10- João Campos surge muito rápido e oportuno a aproveitar uma pequena hesitação do Hélio. E faz golo. E bom. Assim se ganham os jogos.
E cá está o acidente. Luís acaba por sair, totalmente incapaz de jogar. Contrariando toda a lógica, lesiona-se por causa do vício. Claro que teve este pequeno prazer. Mas… e agora??? Que vai ser deste homem sem bola? Não imagino.
Faltavam 20 minutos para o final. Mas o Luís não jogaria mais. Aqui ficam os votos sinceros de recuperação rápida. Mas não vai ser como ele quer. Digo eu…
10-10- Pedro Jesus marca com grande remate fora da área. Um belo golo. Lindo.
11-10 - Luís Jesus dispara remate forte que ainda desvia batendo no Josiel. Golo.
       11-11- - Furão. Remate colocado de fora da área. Bom golo. 
       12-11 – Pedro Jesus quase sobre a linha de golo.
      12-12- Hélio marca na sua baliza. O Nuno faz um passe muito comprido e o Hélio tenta        mandar de cabeça para fora. Mas a bola acaba por entrar. Acontece aos melhores.
12-13- Furão de cabeça a concluir um belíssimo centro do Nuno. Bom.
12-14- Furão, de primeira, de esquerda, a concluir outro centro do Nuno. Boa.
12-15- Furão de novo, só com um toque a desviar para dentro novo passe do Nuno.
13-15- Eduardo. Mas eu não vi este golo. Desculpem.
E acabou o jogo. Esta segunda parte só durou 40 minutos por desejo do Zé Carlos.

Falta salientar as boas intervenções do Brilhante na baliza. Mostrou muta coragem.
Os irmãos Jesus são extraordinários. Inesgotáveis. Correm três horas seguidas. Incrível. Parabéns.
O Jorge Rebocho esteve pouco ousado e seguro. Falta aos treinos…

Os outros terão de estar dentro do normal, pois já não me apetece escrever mais.
Vamos lá a ver se o Artur manda o filme.

Ricardo

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Brancos 5, Pretos 12- Jogo com uma história lenta e triste apesar da tarde perfeita de sol e a cheirar a Primavera. Os golos dizem tudo ou quase. Luís Jesus foi o REI dos golos com 5 golos. Pedrito marcou 3. Eduardo(2). Hércules faltou porque teve uma súbita falta de força. Antes do jogo, algum pessoal até andou de tronco nu…


Brancos – Zé Carlos Gamelas (baliza), Pedro Pisa de barbas(1), Adriano(1), Furão, João Campos(1), Pedro Jesus(1), André Pinto(1) e Josiel.

Pretos – Brilhante(baliza), Hélio, João Sardão, Luís Jesus (REI com 5 golos), Pedrito(3), Eduardo(2), Nuno(1) e Pedro Ramalheira(1).



A  escrita de hoje vai ser mesmo curta porque tenho pouco tempo. Mas quem quiser escrever mais, pode fazê-lo nos comentários.
Foi o Pedro Ramalheira a fazer as equipas ainda à mesa do café. Não sei se o João Campos deu colaboração ou não. Ou o Nuno. Estavam à mesa.
Mas algo correu mal.
As equipas ficaram pouco equilibradas. Isso influenciou profundamente os 90 minutos de jogo e a  qualidade do seu futebol.
Novamente ambos os guardiões estiveram seguros e em grande forma, se bem que as exibições não tivessem a exigência do jogo anterior. Mas ambos revelaram serenidade e segurança. Mesmo o Zé Carlos –que sofreu 12 golos – mamou muitos golos de recarga, quer isto dizer que começou por defender e depois não teve ajuda dos defesas. Coisas da bola.
O Josiel chegou 7 minutos depois do início. Mas aí foi substituído por um amigo do Pedrito. Obrigado, amigo do Pedrito, pela colaboração.
Na sua generalidade o jogo foi mau porque o João Campos foi obrigado a jogar muito sozinho. E o João não gosta de jogar sozinho, porque o futebol é um jogo de conjunto, um jogo de grupo, um jogo de equipa.
E aconteceu que o apoio do João estaria centrado no Furão. Ora, como o Furão não esteve em dia sim, perderam-se demasiadas bolas por desentendimentos ocasionais. Foi mesmo frequente ouvir o João a pedir ao Furão para se desfazer rapidamente da bola e não mastigar o jogo.
Por outro lado os pretos sempre se mostraram mais robustos e até construtores de jogo. Uma equipa coesa, pujante e objetiva.
0-1   – Eduardo marca de recarga  a defesa incompleta do Zé.
Segue-se uma boa defesa do mesmo Zé Carlos.
Josiel chega agora com 7 minutos de jogo.
1-1-Pedro Jesus empata com este remate frontal da linha da área. Bom.
2-1- João Campos  marca um belo golo. Assim: Pedro Pisa faz um lançamento comprido que o João aproveita para rematar do canto da área para o cantinho da baliza. Bom mesmo.
Nunca mais os brancos estariam em vantagem.
2-2- Luís Jesus marca de cabeça, em recarga a defesa incompleta de Zé Carlos. Bom.
Furão falha escandalosamente uma oportunidade incrível a um metro da baliza. Acontece aos melhores, deixa lá.
Mas…
2-3- Luís Jesus com um golo estranho. Estranho porque resultou de uma falta duvidosa, marcada a correr no sítio da grande penalidade.
Segue-se outra grande defesa do Zé Carlos a remate de Pedrito.
2-4- Nuno. Grande golo. Um estoiro fortíssimo do meio campo e rente ao poste. Grande.
Acontece: Pisa vai ao chão em disputa com Luís Jesus. Gigantes. O Luís consegue evitar a queda. Mas as barbas do Pedro caem estrondosamente na relva. Mas ninguém se magoou.
2-5- Pedrito. Não vi este golo pois fui ao W.C. Desculpem.
Zé Carlos brilha para defender este tiro do Nuno. Irrrrraaa…!!!
3-5- Adriano desvia sobre a linha um passe do Pedro Jesus.


2ªPARTE

Na 2ª parte as coisas agravaram-se porque o barbas Pedro Pisa resolveu ir para ponta de lança e como a sua agilidade não é muita, não se pode dizer que foi um sucesso. Isto apesar do golo marcado.  E continuaram os desentendimentos dos brancos, abrindo portas à superioridade preta.
Começa com uma bela defesa do Brilhante a uma tentativa de João Campos.
Zé Carlos responde a  um estoiro do Luís Jesus.
Mas…
3-6- Pedro Ramalheira marca de recarga, mais uma vez de recarga…

3-7- Eduardo marca de recarga sobre a linha de golo. Coitado do Zé Carlos, sem hipóteses.
Logo a seguir Eduardo remata, mas o Zé faz grande defesa.
4-7-Pedro Pisa marca. Um remate do cantinho da pequena área a passe de Furão. Bom golo. Mas com sabor a pouco.
E os pretos cada vez mais em cima dos brancos, mais perigosos.
Brilhante desvia com a ponta do pé um estoiro do Furão. Azar para o Furão. Também nada corria bem.
4-8- Luís Jesus em corrida, sobre a linha de golo, a concluir um passe de Eduardo. Bom golo.
4-9- Luís Jesus de novo, Dá um toque (pareceu casual) na bola e desvia um passe comprido do Hélio.
5-9- André Pinto marca este golo surpresa. O remate-centro(?) é feito do meio campo e a bola voa sobre o brilhante.
5-10- Luís Jesus com remate rasteiro, muito forte da lateral da área. Bom.
5-11- Pedrito isso. Bonito golo. Isolado por boa jogada da equipa. Bonito golo.
5-12- Pedrito de novo.  Agora vinha em corrida e aproveita um passe de Luís Jesus.
Nota: o Pedrito dava a gora nas vistas, pois expunha toda a sua juventude na fase final do desafio.






sábado, 9 de fevereiro de 2019

Brancos 10, Pretos 12 – JOGO FANTÁSTICO em dia frio e cinzento. Grande jogo. Dezasseis artistas. Havia festa no BAR, pelo que não houve lanche. Só para o Hélio. Estreia de João Pires. João Campos e Eduardo empatados no trono com a proeza de marcar seis golos cada. Mas atenção, o J.Campos veio direto do Camboja para o campo. Hércules, André e Furão, empataram marcando dois golos. Zé Carlos e Brilhante, cada um na sua baliza, deslumbraram a assistência com exibições monumentais. Os dois campos estavam ocupados e até havia um grelhador atrás da baliza a perturbar os sentidos do Zé Carlos, por causa do cheirinho provocador. O Zé Carlos resistiu… Pedro Casal até rasgou as chuteiras… O Josiel chegou já com 20 minutos de jogo. Atenção: muita gente se esqueceu de pagar os €2.


Brancos – Zé Carlos, Artur Calado, Nuno, Pedro Casal(1), André(2) (amigo do Ramalheira), Pedro Ramalheira, Daniel(1) e João Campos(6).
Pretos- Brilhante, Hélio, Hércules(2), Joly(2), João Pires(estreia), Eduardo(6)Furão(2) e Josiel.

Que grande jogo. Bem dizia o Pedro Ramalheira. Equipas bem feitas, equilibradas, com bons jogadores e poucos velhos.
E foi. Fantástico. Emotivo.
No começo os pretos marcaram mais apesar do Josiel vir muito tarde.
0-1-Eduardo marca em recarga à queima a defesa do Zé Carlos (pena). Mas bom golo, claro.
Segue-se nova defesa brutal do grande Zé. Espetacular.
Brilhante, do outro lado corresponde com outra defesa fantástica. Gaita…
0-2-Hércules conclui da melhor forma um cruzamento perfeito do  Joly.
0-3- Eduardo remata da linha da área. Bom.
1-3- André marca sobre a linha de golo aproveitando um belíssimo passe rasgado de João Campos.
2-3- Pedro Casal marca de cabeça na sequência de um canto. Muito bom.
Nova grande defesa do Zé Carlos por instinto. Tem o lugar garantido.
3-3- João Campos. Belo arranque do Pedro Ramalheira que entrega ao João para marcar.
3-4- Eduardo com um remate de longe. Boa.
Chega a gora o Josiel. 16,52 horas.
3-5- Eduardo dentro da área. Recebe um passe de calcanhar do Hércules e …pronto. Mbom.
3-6- Eduardo remata dentro da área a passe de Furão. Bom, claro.
4-6- André manda um tiro do caraças de muito longe. Belo golaço.
5-6- João Campos marca o melhor golo de todos. Mal tive tempo de ver. Foi um golo surpresa pois ninguém esperava que ele rematasse de tão longe e em posição tão difícil. Mas foi mesmo golo. Muitos parabéns por ele. Foi um misto de meia-volta com bicicleta de fora da área.
E chegou o intervalo.

2ª parte
A 2ª parte foi tão boa como a 1ª. Carregada de emoção e luta.
Os brancos lutavam como leões, mas, como vamos ver a melhor conjunto negro acabou por se superiorizar.
6-6- João Campos marcou novo golo maravilhoso e de muito trabalho. Teve de driblar vários adversários e fazer o golo. Parabéns, pois fez tudo bem.
6-7-Hércules aproveita da melhor forma um belo cruzamento do Furão.  Boa.
7-7- João Campos. Não vi este golo. Estava a anotar o anterior…
8-7- João Campos. Excelente golo a passe de Nuno. Mais um.
Pela primeira vez os Brancos estavam em cima. E merecidamente, diga-se.
Mas…
8-8- Eduardo, de cabeça, marca o único pito do Zé Carlos que não se quis atirar ao chão.
9-8- Daniel manda um poderoso bico à entrada da área. Belo. E os brancos ficam de novo em cima.
9-9- Furão responde com um tiro brutal e volta a empatar. Grande golo.
9-10- Joly de cabeça. Invulgar, mas conta como os outros. E os pretos voltam à vantagem.
9-11- Joly de novo e com muita categiria a passe de Hércules.
10-11- João Campos com sentido oportunista. Diz o Luís que estava agora a ver o jogo cheio de vício para jogar…
Seguem-se duas defesas monstras de Zé Carlos e que valem a vitória. Grande Zé. Parabéns.
10-12- Furão de cabeça a centro do Eduardo. Mbom.
A 4 minutos do fim, o Luís substitui o guardião Zé Carlos. O luís estava com umvício do caraças e não resistiu.
E portou-se bem.  Não deixou entrar nenhum. Fez várias defesas e ainda foi perto da outra baliza ao cheiro do golo. Que forma, Luís. Quase ias marcando um golo.
Vai ser difícil o Luís não jogar no próximo jogo. Está com uma febre…
COMENTÁRIOS:

A estreia João Pires merece uma palavra. Este muito bem, sem ousar inventar mais do que o possível, passando aa bola no momento certo. Não é fácil. Parabéns.
Brancos:
Além do maravilhoso guardião já referido (Zé Carlos), o conjunto João Campos+Nuno+ Pedro Ramalheira, salientou-se pela valentia, entrega à luta e qualidade produzida. E note-se que o João Campos acabara de chegar do Camboja (para lá da China:::). E foi semi-rei dos golos…
O Artur esteve muito bem,sóbrio, atento, habitual, seguro. Parabéns, Artur.
O trio Pedro Casal+André + Daniel, procurou sempre cumprir e lutar. Mas talvez tenham mostrado algum desconhecimento dos hábitos dos colegas. É natural, pois só vêm raramente.
Pretos:
Bloco conjunto com mais capacidade e físico.
Hélio dando sempre garantias da segurança na defesa. Não falha. E manda passes longos para os avançados. Muito bem.
Eduardo é uma máquina difícil de travar. Motor poderoso, hoje autor de seis golos. Mbem.
Josiel a cumprir na ala esquerda com prontidão e às vezes até com velocidade. Mbem.
Brilhante- Já premiado pela grande exibição.
Furão- muito voluntarioso e empenhado- Mandou muitos estoiros por cima da barra. Fortes mas tortos.
Joly- é sempre aquela máquina  cheia de corrida e vontade. Cai muitas vezes e é difícil saber quando é falta ou quando sofre ou faz…
João Pires, a estreia, surpreendente pela sobriedade a categoria. Parabéns.
Hércules- os seus dois golos dizem tudo. Classe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando chegou a hora do fim do jogo, todos continuaram a jogar. Ninguém queria acabar apesar do terrível desgaste. Mas isto diz bem da vontade de jogar e disputar o resultado.
Parabéns a todos.
ATENÇÃO: Temos de arranjar quem substitua me substitua (Ricardo) pois, ficando de fora apanho um frio do caraças.~
E atenção aos pagamentos em atraso. A caixa parace a CGDepósitos…falida.
Ricardo

  



sábado, 2 de fevereiro de 2019

Brancos 0, Pretos 0- TERRÍVEL – 12 jogadores e … não houve jogo !! Um escândalo e uma vergonha. Coitados dos presentes.







No café apareceram:

1-      Zé Carlos (claro)
2-      Hércules
3-      Abel
4-      Nuno
5-      Furão
6-      Eu, Ricardo, apenas para organizar, porque sou velho  e não tenho físico.

Por telefone, apresentaram-se:
7-Luís Jesus
8-Jorge Rebocho
9- Joly
10- Brilhante
11- Hélio
12- Diogo amigo do Furão?
13- Rui convidado pelo Abel.

Ter em atenção que o nº6(Ricardo) não jogava…
Traidores:
1-      Ricardo por ser velho
2-      Artur foi aos anos da neta.
3-      João Campos em digressão pelo Camboja.
4-      Pedro Ramalheira a trabalhar.
5-      João Sardão com gripe.
6-      Josiel com fortes dores no joelho
7-      Luís ainda em recuperação
L    Lucas ainda a recuperar. 





Após a desistência ainda passei pelo estádio para avisar.
Espetáculo.
Não estava lá nem o Pedro Ladeira nem a Dª Dulce.
No campo mais longe estavam seis jovens seminaristas a dar uns toques.
DE resto tudo era relva apelativa ao desporto, a um jogo bonito, com qualidade e amizade.
Tudo verde, verdinho, até lá ao fundo, difícil de encontrar.
Um campo todo aberto a dizer "VENHAM JOGAR", por favor venham jogar.
Ricardo