sábado, 27 de outubro de 2018

Pretos 18, Brancos 7 – Mas que grande tareia, o jogo assim não foi grande coisa. 14 jogadores à rasquinha. Faltou o Sardão, Hélio, Ziel(Josiel), Luís, o Artur e outros. Eduardo foi o REI dos golos com sete(7). Luís Jesus marcou cinco, João Campos fez quatro e Slimani três. Forte ventania a incomodar os jogadores. Atenção ao jantar do próximo sábado.



Pretos – Lucas(baliza), Slimani(3), Pedro Jesus(2), Pedro Ramalheira(1), Luís Jesus(5), Adriano,  Eduardo (7).

Brancos – Zé Carlos (baliza), Ricardo, Jorge Rebocho, Nuno, Rafa, Furão(3), João Campos(4).

Jogo triste;  pelo resultado!
Forte ventania a empurrar o frio polar anunciado. Mas sem chuva.
Começo pelo jantar da bola a realizar no próximo sábado. O Zé Carlos anda desejoso de ir jantar ao BOI, na Vagueira (Ílhavo). O cofre suportará parte da despesa individual, embora o problema do vidro partido continue por resolver. O Adriano falou com um padre que veio queixar-se do vidro que nós partimos e disse que ia mandar a a conta. Aguardamos.
Voltando ao jantar: Zé Carlos+ Ricardo+ Furão+ Luís Jesus, são, para já os inscritos. Os outros que queiram participar deverão inscrever-se aqui no nosso blog. O Jorge não pode ir por causa dos anos da sobrinha. João Campos também não pode pois tem trabalho. Portanto o pessoal deve inscrever-se, senão o Zé Carlos lixa-os.
João Campos saiu hoje do trabalho às 15 horas para apanhar boleia do Pedro Jesus. Ambos vieram do Porto a correr para aproveitar este bocadinho. O Pedro Jesus teve sorte, Mas o João perdeu por muitos. Mas valeu, porque sem os dois não teria havido jogo. Boa.
Surpresa com as faltas do Hélio, do Sardão (a trabalhar), do Josiel Ziel, do Luís e Pedrito. Zero. Se calhar foram votar no Brasil. E o Artur também faltou porque teve ensaio de canto…
O Zé Carlos quis fazer as equipas. Mas atenção. Mesmo antes do início, alguém trocou o Jorge Rebocho e o  Slimani. E isto intensificou a diferença, no meu ponto de vista. Penso que alterou muito e não sei quem fez a troca nem +porquê.
O Lucas voltou a adiar a operação. Eu desconfio que lhe andam a marcar para sexta-feira e ele não aceita para não faltar ao jogo. Será? Que vício…

1ª parte
Ainda foi boa, com algum equilíbrio. Vejamos.
0-1- Furão inaugura o marcador a concluir uma bonita jogada com o Rafa. Os dois muito bem.
1-1-Luís Jesus manda um tiraço de fora da área. Golo! Bom.
1-2- João Campos marca este grande golo. Zé Carlos manda-lhe a bola comprida e João Campos consegue rematar quase da linha de canto. Muito bem.
2-2- Luís Jesus conclui um passe do mano pedro Jesus.
Seguiu-se uma grande defesa do Lucas. Gaita. Esta foi uma das oportunidades que os brancos desperdiçaram. Hou várias outras defesas do Lucas e também outras oportunidades brancas esbanjadas.
3-2- Slimani faz golo de cabeça em disputa alta no miolo da área. Muito bem. É à Slimani. Foi um bonito golo, sem dúvida.
3-3- Furão marca muito bem, isolado por magnífico passe de João Campos que rasgou a defesa contrária.
4-3- Slimani, na sequência de um canto, desvia com um toque e a bola passa por baixo das pernas do guardião Zé Carlos. Sorte para um, azar para o outro.
José Carlos faz também aqui uma magnífica defesa. Boa. Parabéns, Zé.
Atenção ao Slimani. Além dos bons golos marcados, também faz duas faltas nada bonitas. Uma sobre o Rafa em que o deixa à rasca e outra sobre João Campos que merecia grande penalidade. Mas estas aqui não se marcam….  
E aqui o interesse do jogo começa a resvalar.
5-3- Luís Jesus marca sobre a linha um passe bom de Adriano. Parabéns.
6-3- Eduardo aproveita da melhor forma um mau passe da defesa branca. Oportuno. Bem.
Aqui já notava bem o destino do jogo. Mas vamos descansar…


2ª parte
Apesar do resultado, os brancos continuam empenhados e forçam o Lucas a uma enorme defesa.
Mas os pretos embalados logo respondem, exigindo outra enorme defesa do Zé Carlos.
E continua o silêncio do jogo, embora se tornasse progressivamente mais claro que os brancos jogavam apenas com quatro jogadores.
Porém, num esforço sobre-humano, os brancos ainda conseguem esta brilhante façanha:
6-4- João Campos corresponde da melhor forma um passe longo do Nuno. Foi um magnífico golo, não só por causa do golo muito bem conseguido, Mas também pela qualidade  e elegância do passe. Muito bom.
E…
6-5- Furão marca sobre a linha a concluir uma maravilhosa investida individual de João Campos que consegue ultrapassar toda a defesa contrária e entregar nas melhores condições. Parabéns.
E pronto. Acabou o jogo.
Os brancos só podiam contar com o Nuno, o Rafa, o João Campos e Furão. Aliás, tudo o que foi feto antes, foi destes mesmos. E os milagres não existem. Por isso os pretos impuseram a sua pujança. Claro. Puseram fim ao sonho branco.
7-5- Pedro Jesus rasga a defesa branca com todo o seu vigor e termina com este grande golaço. Parabéns.
8-5- Luís Jesus resolve arrancar com a bola nos pés e ninguém consegue pará-lo. Termina a jogada com mais este golo muito bom.
9-5- Eduardo isolado frente ao Zé Carlos. Impiedoso, marca mais este castigador.
Já o jogo perdeu o brilho, embora os 4 brancos continuassem a lutar com todas as forças. Mas não era justo.
10-5- Slimani, dentro da área dispara à meia volta. Bonito. Castigador.
Mas a luta ainda continua.
11-5- Eduardo rouba a bola ao Jorge Rebocho e consegue mais este.
12-5- Pedro Jesus remata de fora da área. Certeiro.
13-5- Eduardo marca a passe de Luís Jesus. Tudo simples, quase sem oposição. Fácil. O jogo morreu. Resta esperar pelo fim.
E os brancos esperaram, embora o Zé Carlos peddisse para acabar a partida.
14-5 – Pedro Ramalheira marca a concluir um passe do Luís Jesus. Golpe fatal, este golo.
14-6- Furão consegue este golo de recarga a um belo tiro de João Campos e que o Furão não foi capaz de segurar.
Eu (Ricardo) fui apontar mais este golo e já os pretos estavam a marcar mais um. Portanto eu nem vi, tive de perguntar quem fora o autor.
15-6 – Foi o Eduardo.
Considero pouco bonito. É bem verdade que eu não devia apontar os golos que são muitos. Mas, quando me ofereço para não apontar, mandam-me apontar porque senão já ninguém sabe quantos há. Enfim, a confusão habitual que baralha a paciência dos meus colegas de equipa, claro. Lógico.
15-7- João Campos ainda consegue este quase milagre. Prémio excelente para a sua dedicação e vontade de participar. Sem dúvida que bem o mereceu.
16-7- Eduardo manda um estoiro certeiro de fora da área. Muito bom, muito seco.
17-7- Luís Jesus marca com remate dentro da área. Forte.
18-7- Eduardo põe fim ao romance com este estoiro do meio campo.

Em resumo:
O Ricardo estar em campo ou não, é a mesma coisa.
O Jorge também, apesar de alguns bons cortes, não esteve em tarde feliz.
O conjunto restante não tinha a mínima hipótese de segurar os manos JESUS, o Slimani, Eduardo e Adriano. Seria fruta demais.
Claro que a vitória está bem entregue, usta, justíssima, nem poderia ser de outra forma.
Os pretos estiveram fortíssimos. Todos. E formaram um conjunto coeso. E ainda tiveram o Lucas baliza.
 Mas também importa dizer que os brancos desperdiçaram muitas oportunidades. Por ser verdade.

Julgo que, se não tivessem trocado o Slimani e o Jorge, a história poderia ter sido outra. Mas quem sabe? E talvez não. Fica para discutir no jantar do Zé Carlos.
ATENÇÃO: Quem pretender inscrever-se neste jantar, pode fazê-lo aqui no blog, em comentários.
Ricardo







domingo, 21 de outubro de 2018

Pretos 12, Brancos 15. Grande jogo de futebol apenas com 14 jogadores. João Campos foi o REI dos golos com 8. Luís Jesus marcou 5. Luís Pedro e Ru-Ru 3. O repórter enganou-se na contagem dos golos e baralhou isto tudo. O Eduardo partiu um vidro do Seminário. Ziel voltou cheio de vício. A operação do Lucas foi adiada. Atenção à jantarada proposta pelo Zé Carlos e pelo Luís (veio visitar-nos). Brilhante saiu lesionado (distensão muscular) e diz que vai parar 3 semanas…


Pretos-  Lucas(baliza), Hércules(3), Hélio, Ziel(1), João Sardão, Brilhante, Luís Jesus(5) e Eduardo(1).

Brancos- Zé Carlos(baliza), Ricardo, Nuno(2), Jorge Rebocho, Luís Pedro(3), Adriano(2), e João Campos(8).
Tempo quente, a fazer lembrar o verão.
Começo por reconhecer que ao intervalo dei conta de um engano nos golos. Mas como toda a gente dizia que os pretos venciam por um golo (7/6), na 2ª parte continuei essa contagem.
Porém, já em casa, vistas as coisas com mais cuidado, verifico que os números afinal são outros. E como estão escritos, que se lixe o engano. Como também não está em causa a vitória (essa foi bem definida, dos brancos), vou tomar a liberdade de escrever aquilo que vem no papel. Mas acho que devo realmente ter trocado qualquer coisa.
Mas também o jogo nem sequer chegou ao fim porque o Nuno –que estava a ganhar por 3 golos – mandou um estoiro enorme e sumiu a bola para a universidade. Então o Hércules, muito sentido com o peso da derrota pesada, resolve abandonar o campo. E foi seguido pelos outros…coisas da bola. Não muito elegante…
Diga-se que o jogo foi muito renhido, equilibrado e só descarrilou mesmo nestes últimos minutos. Pena.
E continuando, antes que me esqueça, vou informar todos os desportistas que o Zé Carlos e o Luís propuseram fazer uma jantarada deste futebol daqui a 15 dias. Dizem eles: quem está, está. Quem não está não está. Ora toma.
Claro que o dinheiro da caixa suportará uma parte da despesa, conforme o número de comensais. Há quase cem euros de fundos. A não ser que as despesas do vidro partido pelo Eduardo venham interferir na conta que temos.
Nota: a decisão de pagar este vidro não foi minha. Foi da mesa, porque este dinheiro não é meu, mas sim NOSSO. E as decisões são NOSSAS.
Quem estiver interessado em participar neste jantar, deve informar aqui no blog , ou telefonar para mim, Ricardo, a informar – 967 966 410. Tal como diz o grande guardião Zé.

V amos ao jogo.
Não me vou estender muito pois já escrevi demais.
Mas suponho que foi o Nuno a fazer as equipas. E muito bem, porque reinou o equilíbrio.
O conjunto preto tinha na baliza o famigerado Lucas que voltou a fazer uma joga de alto gabarito. Mergulhos arrojados e valentes. Mais uma vez de parabéns. Algumas das suas defesas serão referidas mais à frente.
Mas a parte mais sólida dos pretos esteve no conjunto Luís Jesus+ Hércules+Eduardo, muito bem protegidos pelo Hélio. Está quase tudo dito.
O Luís é aquela máquina impressionante, quando arranca com a bola nuca se sabe o que vai acontecer. Mas normalmente é golo. No entanto, hoje, teve uma perdida absolutamente incrível. Sozinho frente ao guardião Zé Carlos, o Luís consegue rematar para fora da baliza. O Zé Carlos berrava que ninguém o ajudava. E eu não podia, com falta de velocidade e forças. Mas o Luís perdoou. Acontece.
O Hércules e o Eduardo foram grandes lutadores durante quase toda a partida. E o Rui Sarmento ainda marcou 3 golaços de categoria, como veremos mais `frente.
Atrás deste grupo forte estava o gigante Hélio, o excelente central que joga igualmente na frente. E para isso contou com a presença do amigo Ziel, a jogar no extremo do campo. E apesar de pesado, deu umas corridas artísticas. E até marcou…
O Sardão jogou a ajudar o Hélio. E sempre que possível participava no ataque, como aliás é seu costume. Mas hoje não me pareceu tão bem, tão completo.
O Brilhante cumpriu todos os seus deveres, jogando simples, em cumplicidade com o mestre Hélio. Embora se sentisse em boa forma física, a verdade  é que numa esticada mais forte acabou por sofrer uma distensão muscular muito desagradável e que, no seu dizer, o vai afastar durante duas ou três semanas. Oxalá que não precise de tanto tempo. Após surgir este problema, o Brilhante foi colocar-se à mama junto do adversário Zé Carlos, com o qual manteve animada conversa até final…

Nos Brancos a história é assim:
Na minha leitura, claro, o João Campos foi o maior, o mais lutador, o que melhor jogou e o que mais marcou, foi a base de tão brilhante vitória. Só uma entrega destas permitiu construir este resultado. Fez marcação sobre a retaguarda preta, conseguiu roubar algumas bolas e ainda conseguiu transformar algumas, num total de oito. Não é fácil, não senhor. Parabéns e obrigado.
Claro que não esteve sozinho. Nem tinha piada. Atrás de si esteve um outro jogador de nome Nuno que tudo fez da mesma maneira. Até uma ou outra entrada um pouco mais ríspida. Lutador gigante, participou energicamente na defesa e no meio campo e em ambas as partes esteve muito bem. Magnífica exibição. Parabéns e obrigado, Nuno.
A seguir ou em paralelo vem o Rafa. Gaita, que este Rafa entregou-se de alma e coração. Sempre a correr, disponível a receber um passe e levara bola para a frente, onde estava o João Campos ou o Luís Pedro. Este Luís Pedro também participou muito, esforçou-se muito, colaborou muito e marcou 3 golos que são bem o símbolo da sua entrega. Parabéns.
O Adriano esteve igualmente bem e participativo, quer a defender quer a atacar. Jogou tudo o que tinha. Apenas na parte final se deu conta do seu desgaste físico, o que afinal, é absolutamente natural. Boa Adriano. Obrigado por este saborosa vitória.
O Adriano sugeriu-me dizer qualquer coisa no relato a chamar a atenção para sua exibição. Não sei se esqueço algum pormenor importante. Mas já ficou bem claro que fez uma enorme exibição. À Bolsonaro…           …desculpa a brincadeira. A bola é outra coisa.
Conclusão:
O João C. foi o mais importante na vitória, com capacidade de luta e entrega superior aos profissionais. O Nuno, o Rafa, Luís Pedro e Eduardo formaram o conjunto FORTE.
Claro que o Jorge Rebocho agora está sempre bem, ´rouba muitas bolas e procura entregar de maneira útil. Fazer mais não é fácil, oh Jorge. Parabéns.
E o Zé Carlos?
Bem, este senhor, além de pensar muito no jantar, também acho que o merece. Hoje fez três defesas do outro mundo e na baliza oferece sempre uma segurança própria dos grandes senhores da bola. Só quando é preciso a gente atirar-se é que a coisa fica feia. Foi o comandante da baliza. Só estou a recordar aquele lance em que fica só perante o isolado Luís Jesus, pede-me ajuda aos berros e consegue desorientar o Luís. Fartei-me de rir. Mas não foi golo. É assim mesmo.
Pretos   - Brancos
0-1-João Campos conclui um passe de Luís Pedro. Mbem.
1-1   – Hércules conclui magnífico passe de Ziel. Foi um grande golo pela qualidade do passe e do remate firme. Boa.
2-1- Hércules de novo. Manda um bico certeiro da linha da área. Boa relâmpago.
Lucas faz uma brutal defesa. Magnífico.
2-2- Nuno sobe no terreno e acaba por fazer este golaço. Muito bem.
Lucas tem nova intervenção do outro mundo. E atira-se ao chão. Gaita…
2-3- Adriando conclui um bom passe de João Campos. Já está.
2-4- Adriano de novo. De esquerda, arranca este magnífico remate. Boa.
3-4- Luís Jesus. Recebe um passe de Hélio e já ninguém o segura. Golo. Boa.
4-4- Luís Jesus rouba a bola a um adversário e marca mais um. Claro. Fácil. Parece. Muita força.
4-5- Luís Pedro com um remate da linha da área. Boa.
5-5- Ziel. Há um passe que o isola e o Ziel desvia do Zé Carlos com um toque subtil. Mbem. Parabéns.
6-5- Hércules. Grande golo. Muito bonito. Recebe um passe de Ziel e o Ru-Ru estoira do meio campo, fora do alcance do Zé Carlos. Cum caraças. Lindo golo. Parabéns, Rui.
6-6- João Campos volta a empatar. Boa.
6-7- João Campos. Dos melhores  golos. Nuno centra de forma magnífica e o João corresponde com uma cabeçada magnífica. Isto é lindo. Parabéns para os dois. Perfeito.

INTERVALO- Com dúvidas na evolução do marcador…   desculpem se errei.



2ª parte
6-8- João Campos caça a bola, foge com ela e consegue fazer golo. Momento alto pela simplicidade.
6-9- Nuno. Ca ganda golo. Há um canto, o Nuno recebe a bola e remata certeiro. Fácil??????????
7-9- Luís Jesus manda um estouro que até dobra as mãos do Zé Carlos. Gaita….
7-10- João Campos consegue roubar a bola a um defesa e seguir até ao golo. Mbem.
8-10- Eduardo. Manda outro estiro de fora da área. Sem hipóteses para o Zé. Foi magnífico remate. Parabéns.
8-11- Grande golo de João Campos. Corta a bola ao Ziel e vai fazer outro golo. Mais um exemplo da sua marcação cerrada em cima.
8-12- Rafa manda um estoiro de fora da área e trai Lucas. Mbem.
8-13- João Campos marca , agora de esquerda e de novo ganha um mau passe do adversário…
9-13- Luís Jesus estoira dentro da área. Forte demais. Imparáel.
10-13- Luís Jesus manda novo tiro da linha da área. Outra vez depressa demais. Grande golaço.
Aqui os brancos tremeram, porque na altura pensava-se que o resultado estava nos 11-12.
11-13- Autogolo de Rafa. Acontece aos melhores. Lance infeliz.
11-14- Luís Pedro de novo a terminar um passe de João campos.
11-15- João Campos marca este enorme golo a passe do Luís Pedro. Muito bem. Grande e bonito golo. Parabéns.
11-16- Luís Pedro marca de longe. Tipo chapéu  sobre o Lucas. Inesperado. Lindo.
Pouco depois o Nuno manda estoiro tão poderoso que o esférico sai para rua ou universidade, nem sei.
Estávamos e 3 minutos do fim e esta paragem faz o Rui Sarmento desanimar. Considerar que já não vale a pena e abandona o campo. O pessoal fica um pouco de boca aberta e acaba tudo por ir embora para as minis.
O Luís apareceu para pagar umas quantas, refrescando o ambiente quente do dia. Obrigado Luís.
Falámos com a Dª Dulce sobre o caso do vidro partido, Ficou combinado: para já deixar andar. Caso os padres se queixassem, ela dava-nos conhecimento e teríamos de pagar.

Ricardo  




domingo, 14 de outubro de 2018

Brancos 13, Pretos 14 – Grande jogo de futebol. Belíssimo jogo. Seminário . O resultado mais justo teria sido o empate (digo eu). João Campos foi o REI dos golos com oito(8) e grande exibição, Furão marcou cinco(5), Marco Pimentel e Adriano marcaram três(3) e há mais goleadores, dos quais saliento o Brilhante. Lucas vai ser operado e vai faltar.


Brancos – Ricardo(baliza), Hélio, João Campos(8), Pedro Jesus, Marco Pimentel(3), Artur Calado, João Sardã e Pedro Casal(2).

Pretos – Lucas (baliza), Nuno(2), Furão(5), Ru-Ru (1), Adriano(3), Luís Jesus(2), Brilhante(1) e Jorge Rebocho.

Pedro Ramalheira foi trabalhar (Galo do caraças) e Zé Carlos tinha coisas para fazer e faltou também.
João Campos fez as equipas de forma perfeita. Parabéns. Não é fácil. E tirou fotos.
Apareceram 16 jogadores para saborear este grande jogo em que a emoção durou do princípio ao fim. Excelente.
1ª parte
Maravilhosa. Empolgante, com ambas as equipas a praticar um futebol rente ao solo, bem desenhado e objetivo. Lindo de ver. Sem grandes preocupações, o futebol como arte foi surgindo, fruto da habilidade destes artistas. Assim, sim.
A 1º parte terminou com superioridade dos pretos, mas bem podia ter sido ao contrário.
Os brancos estiveram muito bem, especialmente comandados pela arte do Hélio e do João Campos. Dentro do que já é habitual, o Hélio explorou o enviar comprido para as conclusões dos avançados. Por aí, a coisa até nem correu muito bem porque se desperdiçaram muitos golos. De qualquer forma o trabalho destes dois artistas foi excelentemente acompanhado pela simplicidade do defesa Artur Calado a fazer passes rápidos e de primeira ( o mais simples possível, um Sardão correndo até à baliza adversária apoiando o ataque, um Pedro Jesus cheio e voluntarioso, um poderosíssimo Marco Pimentel e um Pedro Casal autor de uma 1ª parte excelente, quer a passar, como a cortar, como a marcar. Só que, diga-se em abono da verdade, depararam-se com um excelente guardião de nome Lucas, muito difícil de bater. Desde já, parabéns para o Lucas.
Por outro lado, O Nuno, coadjuvado pelo Brilhante seguro, empurrava um conjunto de mestres para a frente. Era: Furão (excelente), Hércules (hoje muito lutador e cheio de vontade), Adriano (muito bem) e o Homem das pilhas de lítio, Luís Jesus, o grande motor embalado até ao fim. Tudo isto acompanhado pelo Jorge Rebocho que sempre procurou fazer o melhor. E fez. Parabéns para este artista.
Vejamos os golos:
Logo no início o Lucas fez uma magnífica defesa e vitando o golo. Depois fez muitas.
0-1-Adriano inaugura o marcador, aproveitando bem uma “entrega” azarada do João Sardão.
1-1-Marco Pimentel aproveita uma confusão sobre a linha de golo do Lucas.
2-1-Pedro Casal. Na sequência de um canto, alguém remata, Lucas defende, mas na recarga o Casal não falha. Boa.
2-2- Nuno manda um estoiro dos dele, na sequência de uma “mão” de Artur. Bom golo.
Emoção a transbordar.
Seguem-se mais 3 defesas excelentes do Lucas, o “culpado” da sua vitória.
3-2-João Campos marca com pontapé de meia bicicleta a terminar belo passe de Marco Pimentel. Lindo. Tal como vem explicado nos livros teóricos. Excelente. Parabéns.
4-2-Marco Pimentel envia um estoiro de fora da área e que foi recarga a um remate de João Sardão que foi defendido de forma  incompleta pelo Lucas.
Aqui a tendência era a favor dos brancos, pois estes jogavam de forma exemplar e simples, sempre a apontar para a baliza. Muitas bateram no ferro ou foram ao lado. E as outras o Lucas tratou delas.  Coisas da bola.
Mas:
4-3-Furão remata fraco dentro da área e Ricardo(eu) dou um PITO inadmissível, não sei explicar. Uma vergonha. Este golo acabaria por dar a vitória aos pretos. Agradeçam-me. Isto não se faz, nem sei como foi. Desculpem, colegas. Mas foi golo.
5-3-Pedro Casal marca , de calcanha, um belíssimo golo a concluir belo passe de João Campos. Este foi também daqueles que vêm nos livros. Lindo. Parabéns, Pedro Casal.
5-4- Furão manda um ESTOIRO dos del, de dentro da área. Era demais para mim. E acho que isto não se faz…gaita…
5-5-Furão outra vez. Estou farto. Desta vez foi o Ru-Ru que remata, eu defendo sem segurar e o Furão castiga-me desta forma. Irra…
5-6- Luís Jesus, quase sem ângulo possível, consegue explorar a minha ignorância. Foi um bocadito pito, mas também foi um bom prémio para o Luís Jesus. Boa.
5-7-Ru-Ru manda um bico de esquerda sobre a linha. Eu não tive tempo de me atirar. Boa.
6-7- João Campos marca extraordinário golo de oportunidade a concluir um não menos belo passe de Marco Pimentel do outro lado do campo. Pena a televisão não estar, mas andam à procura das armas de Tancos.
João Sardão começa a queixar-se da antiga lesão. Mau, mau.
2ª parte
Na 2ª parte as coisas alteraram-se um bocado.
João Sardão não voltou a ser o mesmo. Além da perna, começou a hesitar muito antes de passar a bola, estava encravado, perdeu muitas bolas a pensar muito.
Pedro Casal sofreu uma clara quebra física e até isso se notou no Artur Calado.
Por outro lado, o conjunto preto continuava bastante robusto, com Luís Jesus inesgotável e o grupo Nuno+Hércules+Adriano não parava de ameaçar a baliza branca . Daí que se justificasse a vantagem no marcador.
Hércules hoje, além do golo que marcou, movimentou-se muito, baralhando a defesa branca. Parabéns, Ru-Ru.
O Furão é o craque dos Tiraços incríveis, um perigo constante. E Adriano fazia questão de lhes fazer sempre companhia.
Os pretos foram superiores nesta fase do jogo.
Golos:
O início do segundo tempo foi marcado co meia dúzia de defesas do Lucas. Brilhou.
6-8-Adriano marca de cabeça na sequência de um canto bem marcado pelo Hércules Sarmento. Parabéns para ambos, pois a coisa saiu perfeita.
6-9-Luís Jesus envia um míssil de fora da área. Proibido. Mas envia. Eu nem a vi. Boa.
E o jogo teria acabado aqui se não fosse dar-se o caso de João Campos ter resolvido aplicar-se de forma magnífica. A lutar, a oferecer, a receber, a dominar os passe do Hélio. E a Marcar. Acabou por ser o REI DOS GOLOS e isso não foi por acaso. Deve-se à sua entrega e capacidade de luta. Lindo de ver.
Nem João Campos, nem o Hélio mereciam perder. Não deviam perder. Não há justiça nestas coisas. E perderam. Coisas da bola, dos meus pitos, do Lucas, etc.
7-9-João Campos explora muito bem a defesa contrária junto à linha de cabeceira. E consegue marcar. Excelente.
7-10-Adriano consegue marcar de recarga.
8-10- Marco Pimentel conclui um passe de João Campos.
O Marco Pimentel esteve muito bem e poderoso ao longo de todo o desafio. No entanto, complicou algumas vez por falta de não passar a bola no momento certo. A alegria da bola impede-o de ser mais claro e objetivo. O resultado teria sido outro. Mas ele gosta de brincar com a bola…!!!!!!!!!!............e ri-se………..
9-11-Nuno, impiedoso, manda-me um ESTOIRO absolutamente incrível da linha de meio campo. Eu tive muito tempo para ver o esférico viajar, simplesmente não tive coragem para enfrentar tanta energia. Podia magoar-me. Gaita…parabéns, Nuno.
9-12- Brilhante. Momento alto. Brilhante brilha MESMO. Vem com abola e arrisca um remate certeiro. E acerta mesmo. Ele põe o corpo muito bem e bate a bola com força direção, surpreendendo toda a assistência. Parabéns, Brilhante.
E seguiu-se o “PERÍODO” João Campos,:
10-12- João Campos termina uma jogada de luxo feita em parceria com Marco Pimentel. Caso sério.
11-12- João Campos na marcação de uma falta sobre Marco Pimentel(?). Quem consegue?
12-12- João Campos com uma cabeçada perfeita, respondendo a um centro perfeitíssimo de Pedro Jesus do outro lado do campo. Magnífico.
13-12- João Campos. Magnifico!! João recebe um exceletíssimo passe de Pedro Jesus, dribla um ou dois adversários e …GOLO! Olá, perfeito, para bens, muito bom.
E o jogo estava quase a acabar, parecia que os brancos iam vencer. Mas faltavam uns minutos. E aparece o Furão a virar a coisa toda atirando sobre o frangueiro-mor .
13-13-Furão envia um tiro impiedoso dentro da área. Fugi, claro.
13-14-Furão manda outro tiro impiedoso, desta vez de fora da área e a bola ainda desviou no Artur. Voltei a fugir.  

Está bem, que remédio. Mas o empate teria sido mais adequado.

No lanche apareceram,  o Luís e o Ziel. Vieram visitar-nos apenas com saudades. O Luís disse que jogaria no próximo jogo, mas eu desconfio.
Quanto ao Ziel, apresentou-se queixoso de um joelho, o que é muito mau sinal. V amos ver.

Votos de boa cirurgia para o Lucas. Rápida recuperação.
Ricardo

P.S. - Peço desculpa pela demora da publicação, mas o temporal  (ventos de 200 Km/h e a vida particular impediram-me ser mais breve.

sábado, 6 de outubro de 2018

Brancos 5, Pretos 19- 1ª parte excelente. 2ª parte caótica. Meia tarde para esquecer. Marco Pimentel telefonou tarde e não teve lugar.(pena). Quanto a REIS, há 2, Luís Jesus e Slimani que marcaram seis(6). Furão marcou 5 (Príncipe).

 Ora aqui estão os artistas da tarde:Slimani, Pedro Jesus, Jorge Rebocho,  Furão, João Campos, Luís Pedro, Luís Jesus. De cócoras:   Lucas, João Sardão, Brilhante, Hélio, Cerqueira, Rafa e Artur Calado. O André Pinto chegou mais tarde...
                                  Esta foto tem mais o Hércules que tinha ido fazer chichi
                                        Panorâmica
                                        Jorge Rebocho em acção. Estilo perfeito.
                                        Brilhante em acção. Até brilha.

                          Luís Pedro, João Campos são brancos. Furão e Rafa são pretos.

Brancos- Pedro Jesus(1), João Campos(1), Luís Pedro(2), Cerqueira, João Sardão, André Pinto(1), Artur Calado e Jorge Rebocho.

Pretos – Lucas(baliza), Luís Jesus(6), Furão (5), Slimani(6), Rafa(2), Hércules, Hélio, Brilhante.

Zé Carlos telefonou a avisar que não vinha jogar. Muito bem, obrigado.
Nuno também avisou que não jogava porque o pé ainda não está bom. Pena. E votos de rápida recuperação. Sinto-me culpado.
Pedro Ramalheira teve trabalho. Gaita para este trabalho.

Eu, Ricardo, não joguei porque não fui tão velho como hoje. Apenas apontei golos e tirei fotos.
Como ninguém quer fazer as equipas (granda Pedro Ramalheira), eu  tomei a iniciativa, deixando apenas 4 nomes para o João Campos terminar. Mas os nomes eram difíceis de colocar, já que alguém tem de ficar sem guarda-redes pois só havia o Lucas. E faz a diferença.
E fez.
O André Pinto chegou tardíssimo (já com 17 minutos de jogo, obrigando o repórter a entrar mesmo de calças durante 10 minutos. Foi pena, porque o André fez muita falta e fez lembrar o nega que demos ao Marco Pimentel.  Bom, pelo menos o resultado era um empate a um quando o André entrou…

1ª parte.
Muito boa.
Foram os brancos a marcar primeiro, apesar do João Campos estar na baliza.
Note-se que os brancos tiveram de rodar na baliza, o que desorganiza bastante. Mesmo muito e talvez este seja um dos motivos do resultado final. E o João ainda fez uma bela defesa a remate do Furão. E outras…
1-0-Pedro Jesus marcou o 1º, ainda eu estava a jogar.
1-1-Furão remata dentro da área, ainda eu jogava. Golo. Empate,
Bela jogada branca, João desmarca Luís Pedro que não chega à bola por um milímetro. Pena.
1-2-Slimani remata dentro da área, de primeira, muito colocado. Belíssimo golo.
Segue-se Artur Calado na baliza. Mas já depois de o André Pinto lá ter estado. É a tal coisa…
2-2- Luís Pedro conclui sobre a linha uma boa jogada de conjunto.
João Campos foge a todos, entrega de bandeja ao André Pinto, mas este, em tarde pouco feliz, atira demasiado alto. Pena.
2-3- Slimani marca isolado por magnífico passe do Furão. Slimani dá apenas um toque na bola. Olá!
3-3-Luís Pedro, já perto da linha de golo, aproveita  e transforma um belo passe de André Pinto.
3-4-Furão, o homem dos estoiros de esquerda. Dispara uma bomba fora da área. Artur tem poucas hipóteses de defesa. Golo.
E foi a vez do Cerqueira ir à baliza e fazer falta na frente. Coisas da bola. Mas ainda fez uma enorme defesa a remate de Luís Jesus.
Quase a terminar a 1º parte, mantinha-se o equilíbrio e bom jogo.
Porém, nesta altura aconteceu algo desagradável. Luís Jesus declarou falta de mão na bola da parte de André Pinto. Mas o André disse que não foi nada mão. As palavras foram saindo das bocas e o ambiente escaldou. Felizmente ficámos por aqui e foi marcada falta. Mas todos devemos reconhecer que, nestas circunstâncias (sem Vídeo- árbitro) nós devemos (temos de acreditar sempre em quem TOCA (ou não) na bola. Já definimos isso muitas vezes pois a vista é mais falível que o toque. Certo?
Mas também é verdade que TODOS estamos aqui para desanuviar o stress da semana…
…e portem-se bem…
Seguem-se duas magníficas defesas de Cerqueira. Olá?!?... Parabéns.
3-5 –Golo de Furão, acho que na sequência de um canto, mas não estou certo.
O veio o intervalo: Brancos 3, Pretos 5. Boa partida.

2ª parte
Chegou o caos.
Tudo se desfez, especialmente o equilíbrio.
Lucas começa com magnífica defesa a remate de João Campos. O Lucas fez esta e muitas outras defesas, enchendo a tarde de estrelas. Muito bem. Pouco depois fez mais duas…
Foi  então que acontece ou cena desagradável.
João Campos arrancava com a bola dominada  nos pés e dirigia-se para baliza, preparado para fazer o golo que já lhe fugia teimosamente. E Slimani diz que ele fizera mão. O João estaca de imediato e chuta a bola para longe. Mais uma vez e em momento importante se decide assim uma jogada. Claro que não será intencional, mas a verdade é que se há pessoa que devolva logo a bola ao adversário nestes casos, é o João. Todos somos testemunhas já habituadas a este seu gesto. Bem desportivo e raro.
Combinado: Quem SENTE é que manda, não é quem vê. E pronto. Todos falhamos.

A partir daqui a partida entrou em queda vertiginosa. Não só como consequência do referido, como também porque se notavam muitas dificuldades no entendimento dos brancos. E os pretos encontravam melhores soluções para as dificuldades.
Os brancos jogavam com o João desanimado, um André Pinto em tarde negativa, um Sardão também com falta de força e confiança. E agora um Cerqueira algo cansado.
E sem guarda-redes. E sem sorte.
A verdade é que o jogo entrou em fase desagradável, com crescimento imparável da vantagem preta.
Mas também é verdade é que os pretos jogavam com mais confiança.
Todos diziam que as equipas estavam muito mal feitas.
E fui eu a fazê-las. Desculpem.
Mas é importante salientar a crescente confiança dos pretos. Jogando com um Hércules defensivo mas a criar ataque, jogando muito com Slimani e Rafa e Furão. Muito bem.. Este Rafa esteve muito forte a meio campo, ganhou muitas bolas e ainda marcou dois golos. Muito bem. Toda esta disposição combinada com o motor chamado Luís Jesus imparável e o pé de Furão, não podia resultar noutra coisa.
O jogo perdeu a piada. O interesse.
Tudo estava resolvido.
E se não estivesse resolvido, lá estava o Hélio, um pilar muito difícil e sereno que, sem querer dar nas vistas, vai resolvendo e aceitando.
O Brilhante nem precisou brilhar. Jogou, passou a bola (às vezes curta) e cumpriu a sua missão. Até executou centros de mestria. Boa.
Com naturalidade, aconteceu:
A 2ª parte começou com duas defesas monstras do Lucas. Gaita.
E quanto aos golos:
3-6-Luís Jesus marca sobre a linha após passe e boa jogada de Rafa. Parabéns para ambos.
Jorge Rebocho também foi à baliza. Onde por acaso também surpreendeu com duas boas defesas. E este Jorge jogou bem, mais sólido, confiante e autor de muitos cortes importantes. E a passar bem a bola. Boa Jorge.
Era já bem clara a capacidade superior dos pretos.
3-7-Rafa dribla um adversário a mieo campo, avança e remata certeiro. Lindo golo.
Mas os brancos ainda reagiam. Na marcação de um canto por Pedro Jesus, o João Campos tentou uma bicicleta lindíssima que rasou o poste. Mas merecia, sim senhor.
3-8-Slimani remata fortíssimo, do meio do campo, a bola ainda desvia em alguém e é golaço. Boa.
E agora veio o escândalo.
A superioridade preta dava para tudo e…
Slimani, escandalosamente, consegue, em cima da linha de golo, rematar para cima da barrra. Tarefa nada fácil, pois parecia impossível. Mas…coisas da bola, não é Slimani?
3-9-Slimani mais uma vez. Vem de um canto marcado por Luís Jesus, abola vem alta, mas Slimani salta e de 1ª, remata certeiro. Lindo golo. Parabéns artista.
Mais uma boa defesa do Lucas a impedir as tentativas brancas. Desta vez a remate de Luís Pedro.
3-10-Luís Jesus liga os motores todos, arranca pelo campo todo e termina com este mahnífico golão. Boa. Irresistível.
Aqui o jogo só existia por amor ao futebol. Os brancos estavam irreconhecíveis.
3-11-Luís Jesus foge outra vez campo fora. Alguém o agarra? Não.
E o Luís só não faz outro logo de seguida porque o Artur Calado consegue desviar-lhe uma bola. Boa, Artur.
3-12ç Luís Jesus outra vez, mais um arranque, uma corrida comprida e só com o Artur, consegue fazer mais um. Não digo mais. Que tareia.
E quando se pensava que os brancos baixaram os braços.
4-12- André Pinto, por acaso a a concluir uma das mais bonitas jogadas de equipa com Luís Pedro e João Campos.
4-13-Furão. Hércules centra perfeito de fora da área e Furão marca de cabeça. Ora bem. Boa.
A partir daqui foi mesmo cumprir calendário, à espera do final. Jogo psicologicamente acabado.
JOGO PSICILOGICAMENTE ACABADO!!!!!!!!!!!!!!
4-14-Luís Jesus estoira quase do meio campo e marca.
5-14- João Campos. Finalmente consegue aquilo por que tanto lutou. E um belo golo. Do canto esquerdo da área, arranca um tiro forte e rente ao poste. Muito bom.
5-15-Rafa aproveita um mau passe do Cerqueira que por acaso recuara à defesa. Rafa não perdoa.
5-16. Luís Jesus vai a correr a 120 Kms/h e estoira sem ângulo- Mais outro. Grande.
5-17-Slimani estava lá na frente só com o Artur Calado. E recebe um passe comprido (deve ter sido o Hélio) . Slimani domina e marca. Fácil. Já está.
5-18-Slimani marca sobre a linha um passe do Luís Jesus.
5-19-Furão manda um estoiro da linha da área. Caraças…
E ainda bem que chegou o fim.
O jogo estava desinteressante.
Fomos lanchar e comentar.
O João Campos abandonou-nos e foi a pé para casa.
Parabéns especiais para os reis: Luís Jesus, Slimani e Furão
També voltei a gostar do desenho deixado pelo Cerqueira. Joga em conjunto, joga com os outros. Só que tem de treinar  preparação fica para aguentar mais tempo.
O João Campos lutou muito e não foi feliz na conclusão. Mas lutar, lutou.
O André não gostou de si próprio. Não esteve bem, não senhor, Esperávamos mais.
Sardão também não ajudou o habitual. Há dias Não…
Pedro Jesus foi igual ao Pedro Jesus que conhecemos. Imparável. Lutador. Mas também só marcou um golo. Pouco.
Luís Pedro esteve bem e conseguiu marcar dois.
Artur Calado esteve bem e nunca desmoralizou.
Jorge esteve muito bem.
Os pretos brilharam todos, como já disse. Revelaram muita força e organização a meio do campo, orientados pelo Hélio.

Por falar em Hélio.
No B.a.r. o Hélio ofereceu-me o lanche e disse-me que eu tenho de jogar no próximo jogo.
Também acho.
Obrigado Hélio.
Ricardo